A música no ensino de Geografia: abordagem lúdica do semiárido nordestino – uma proposta didático-pedagógica

Autores

  • Suellen Silva Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5902/223649947576

Resumo

O presente artigo consiste em um ensaio teórico que tem por objetivo analisar a utilização da música como ferramenta didático-pedagógica nas aulas de Geografia, neste caso, mais especificadamente, será realizada uma abordagem relacionando conteúdos referentes à Geografia presentes nas letras das músicas de Luiz Gonzaga, haja vista toda a regionalidade encontrada nestas canções, destacando elementos característicos do semiárido, como forma de aproximar os alunos do seu cotidiano; além de refletir sobre a importância da educação ambiental para a preservação do meio ambiente, haja vista os estigmas que envolvem a região em análise. Para tanto, recorreu-se a pesquisa bibliográfica e musiográfica. Com isso, busca-se despertar no professor sua importância como agente formador de opinião e não apenas como um mero reprodutor de conteúdos. Plavras-Chaves: Ensino de Geografia; Semiárido; Música; Luiz Gonzaga.

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Biografia do Autor

Suellen Silva Pereira

Licenciada em Geografia – UEPB Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA UFPB/UEPB Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFPE Doutoranda pelo Programa é Pós-Graduação em Recursos Naturais – UFCG Bolsista CNPq

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Publicado

2012-11-21

Como Citar

Pereira, S. S. (2012). A música no ensino de Geografia: abordagem lúdica do semiárido nordestino – uma proposta didático-pedagógica. Geografia Ensino & Pesquisa, 16(3), 137–148. https://doi.org/10.5902/223649947576