A música no ensino de Geografia: abordagem lúdica do semiárido nordestino – uma proposta didático-pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947576Resumo
O presente artigo consiste em um ensaio teórico que tem por objetivo analisar a utilização da música como ferramenta didático-pedagógica nas aulas de Geografia, neste caso, mais especificadamente, será realizada uma abordagem relacionando conteúdos referentes à Geografia presentes nas letras das músicas de Luiz Gonzaga, haja vista toda a regionalidade encontrada nestas canções, destacando elementos característicos do semiárido, como forma de aproximar os alunos do seu cotidiano; além de refletir sobre a importância da educação ambiental para a preservação do meio ambiente, haja vista os estigmas que envolvem a região em análise. Para tanto, recorreu-se a pesquisa bibliográfica e musiográfica. Com isso, busca-se despertar no professor sua importância como agente formador de opinião e não apenas como um mero reprodutor de conteúdos. Plavras-Chaves: Ensino de Geografia; Semiárido; Música; Luiz Gonzaga.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.