ABORDAGEM METODOLÓGICA DO TRABALHO DE CAMPO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947371Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo uma abordagem metodológica sobre o trabalho de campo, tratando da prática pedagógica, dentro do planejamento do ensino e pelo contato com a realidade para a formação do profissional/professor de Geografia. Os procedimentos metodológicos seguiram uma seqüência de encaminhamentos assim constituída: coleta de dados; pesquisa bibliográfica e observações de campo. Os resultados mostraram que o trabalho de campo é importante instrumento na formação de professores/pesquisadores e acadêmicos, como um meio para o desenvolvimento da percepção sobre o território, num contexto menos formal que a sala de aula. Nas conclusões foi enfatizada a importância do trabalho de campo como recurso didático, pois oferece potencialidades formativas que devem ser levadas em consideração no processo ensino-aprendizagem e como prática pedagógica acessível e eficaz. Palavras-chave: Geografia, Educação, Metodologia, Pesquisa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.