DA COLONIZAÇÃO AO SÉCULO XXI: FRAGMENTOS GEOGRÁFICOS DA PAISAGEM NA BACIA SERGIPANA DO RIO VAZA BARRIS
DOI:
https://doi.org/10.5902/223649947363Resumo
Considerando que as paisagens são compostas por elementos naturais e antrópicos, fruto da produção pretérita e presente do espaço pela sociedade, este artigo tem como objetivo analisar a dinâmica da paisagem no recorte territorial da bacia sergipana do rio Vaza Barris, desde a colonização até os dias atuais, bem como visa identificar as unidades de paisagem e as pressões antrópicas nelas existentes. Para tal, foram realizados levantamentos de dados em fontes primárias e secundárias, demonstrando que a pecuária, a cana-de-açúcar e a cultura do algodão, em tempos pretéritos, e, na atualidade, a urbanização e a diversificação das atividades produtivas nos três setores da economia tem contribuído para mudanças significativas da paisagem local. Palavras-chave: Paisagem – Bacia Hidrográfica – Atividades EconômicasDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.