IDENTIFICAÇÃO DAS ÁREAS VULNERÁVEIS À EROSÃO A PARTIR DO EMPREGO DA EUPS – EQUAÇÃO UNIVERSAL DE PERDAS DE SOLOS NO MUNICÍPIO DE RIACHÃO DAS NEVES – BA.

Rosana Sumiya Gurgel, Osmar Abílio de Carvalho Júnior, Roberto Arnaldo Trancoso Gomes, Renato Fontes Guimarães, José Feliciano Alves Câmara, Daniel Araújo Sobrinho, Éder de Souza Martins, Adriana Reatto dos Santos Braga

Resumo


Devido à expansão agrícola das últimas décadas, houve uma redução considerável dos Biomas brasileiro. O Bioma Cerrado, especificamente, já perdeu 90% de sua vegetação original para as atividades agrícolas, tendo como consequencia perdas ambientais irreparáveis dependendo do grau de degradação do ambiente. Portanto o presente estudo faz-se a aplicação da EUPS - Equação Universal de Perdas de Solos (Wischmeier & Smith, 1978) para identificar qualitativamente áreas susceptíveis à erosão laminar no município de Riachão das Neves-BA. O município faz parte do polo agrícola do oeste baiano que nas últimas décadas presenciou o avanço da agricultura na região e ao mesmo tempo a redução da vegetação em locais que deveriam estar preservado, principalmente ao longo dos cursos d’água, acelerando assim os processos erosivos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/223649947348

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Indexações e Bases Bibliográficas