Geodiversidade na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499472139

Palavras-chave:

Bibliometria, Geoeducação, Geociências

Resumo

Os elementos abióticos da paisagem destacam-se por valores intrínseco, cultural, estético, econômico, funcional, científico e didático. Porém, estudos que abordam o ensino da geodiversidade na educação básica merecem maior aprofundamento. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão bibliométrica visando identificar a produção científica global sobre o ensino da geodiversidade na educação para compreender de que forma o valor didático é explorado pela comunidade científica, além de contribuir para o avanço e disseminação dos estudos nessa temática. A pesquisa foi realizada na base de dados scopus, utilizando os termos “Geodiversity” e “Education” com a operação booleana “AND”. Em seguida, realizou-se um filtro para selecionar apenas os documentos de interesse dessa pesquisa. Os resultados indicam que de um total de 1424 trabalhos sobre geodiversidade, 138 documentos abordavam geodiversidade e educação e, destes, 110 são artigos científicos, todos publicados a partir do ano de 2000. Após aplicação do filtro para artigos científicos de acesso liberado, foram constatados 24 artigos que abordam diretamente o conceito de geodiversidade na educação básica. Os resultados expõem a necessidade de mais estudos aprofundados sobre o conceito de geodiversidade na educação básica e indicam os principais métodos e abordagens utilizadas em sala de aula. Espera-se que esta pesquisa contribua para informar sobre a produção científica atual sobre a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales Vargas Furtado, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, doutorando do programa de pós-graduação em geografia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Jairo Valdati, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Geologia dell'Ambiente e del Territorio - Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia. Atualmente é professor na Universidade do Estado de Santa Catarina

Referências

ABRAMOWICZ, D.; DÓNIZ-PÁEZ, J.; TRITT, R.; BĄK, M. Methodological Framework for Geodiversity Application in Geographic Education from a Case Study of Canary Islands, Spain. Quaestiones Geographicae, v. 41, n.1, p. 79-91, 2022. Disponível em: https://sciendo.com/article/10.2478/quageo-2022-0006. Acesso em: 18 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.2478/quageo-2022-0006

ALBANI, R. A.; MANSUR, K. L.; CARVALHO, I. S.; SANTOS, W. F. S. Quantitative evaluation of the geosites and geodiversity sites of João Dourado municipality (Bahia—Brazil). Geoheritage, v. 12, n. 2, 2020a. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12371-020-00468-1. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s12371-020-00468-1

ALBANI, R. A.; MANSUR, K. L.; SANTOS, W. F. S. dos; PINTO, A. L. R. Beyond sun and beach tourism: A proposal for a geotouristic route for the municipality of São João da Barra, RJ. [Além do turismo de sol e praia: Uma proposta de roteiro geoturístico para o município de São João da Barra, RJ] Anuário do Instituto de Geociências, v. 43, n. 3, p. 402-414, 2020b. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/344483915_Alem_do_Turismo_de_Sol_e_Praia_Uma_Proposta_de_Roteiro_Geoturistico_para_o_Municipio_de_Sao_Joao_da_Barra_RJ. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.11137/2020_3_402_414

ALMEIDA, S.; PORTO JUNIOR, R. Projeto Ciclo das Rochas: um Exemplo Bem-Sucedido do Uso do Patrimônio Geológico como Estímulo ao Aprendizado de Ciências Naturais. Anuário do Instituto de Geociências, Rio de Janeiro, v. 35, n. 1, p. 28-33, 2012. Disponível em: https://www.ppegeo.igc.usp.br/index.php/anigeo/article/view/5922. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.11137/2012_1_28_33

ARRUDA, K. E. C.; GARCIA, M. G. M.; LAMA, E. A.; MUCIVUNA, V. C.; REVERTE, F. C. Selection Method and Proposals to the Use of Geodiversity Sites: the case of the north coast of São Paulo state, Brazil. Anuário do Instituto de Geociências, Rio de Janeiro, v. 40, n. 3, p. 24-47, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321407610_Selection_Method_and_Proposals_to_the_Use_of_Geodiversity_Sites_the_Case_of_the_North_Coast_of_Sao_Paulo_State_Brazil. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.11137/2017_3_24_47

AYALA-GRANDA, A.; CARRIÓN-MERO, P.; PAZ-SALAS, N.; HERRERA-FRANCO, G.; MORANTE-CARBALLO, F.; GURUMENDI-NORIEGA, M. Registration and valuation of geomorphosites in the southern area of the hidden oute, as an alternative to promote landscape geoconservation in the caran ui-ecuador region. Paper presented at the Proceedings of the LACCEI International Multi-Conference for Engineering, Education and Technology, 2020.

BENTO, L. C. M.; ARAUJO, M. S.; RODRIGUES, G. S. S. C.; SILVA, V. P.; RODRIGUES, S. C. Potencial Geoturístico das Quedas D’água de Indianópolis-MG para o Público Escolar: Unindo Ciência e Contemplação. Anuário do Instituto de Geociências, Rio de Janeiro, v. 35, n. 1, p.152-164, 2012. Disponível em: https://www.ppegeo.igc.usp.br/index.php/anigeo/article/view/5935. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.11137/2012_1_152_164

BOLLATI, I.; FOSSATI, M.; ZANOLETTI, E.; ZUCALI, M.; MAGAGNA, A.; PELFINI, M. A methodological proposal for the assessment of cliffs equipped for climbing as a component of geoheritage and tools for earth science education: The case of the verbano-cusio-ossola (western italian alps). Journal of the Virtual Explorer, Australia, v. 49, n. 1, p. 1-23, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/310597935_A_methodological_proposal_for_the_assessment_of_cliffs_equipped_for_climbing_as_a_component_of_geoheritage_and_tools_for_Earth_Science_education_the_case_of_the_Verbano-Cusio-_Ossola_Western_Italian_A. Acesso em: 18 jun. 2022.

BOLLATI, I. M.; GATTI, C.; PELFINI, M. P.; SPECIALE, L.; MAFFEO, L.; PELFINI, M. Climbing walls in earth sciences education: An interdisciplinary approach for the secondary school (1st level). Rendiconti Online Societa Geologica Italiana, Roma, v. 44, p. 134-142, 2018b. Disponível em: https://air.unimi.it/handle/2434/567349. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.3301/ROL.2018.19

BRILHA, J. Patrimônio Geológico e Geoconservação: a conservação da natureza em sua vertente Geológica. Braga: Palimage, 2005. Disponível em: http://www.dct.uminho.pt/docentes/pdfs/jb_livro.pdf. Acesso em: 18 jun. 2022.

BROCX, M.; SEMENIUK, V. Geoheritage and geoconservation: history, definition, scope and scale. Journal of the Royal Society of Western Australia, Western Australia, v. 90, n. 2, p. 53-87, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/285012358_Geoheritage_and_geoconservation_-_History_definition_scope_and_scale. Acesso em: 18 jun. 2022.

CAMARGO, T. C. R; SANTOS LOBO, H. A. Avaliação do valor turístico-educacional e relevância dos geossítios cársticos do parque estadual intervales (SP). Revista Geociências UNESP, São Paulo, v. 39, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/geociencias/article/view/13372. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.5016/geociencias.v39i1.13372

CARCAVILLA, L.; DURÁN, J. J.; LÓPEZ-MARTINEZ, J. Geodiversity: concept and relation to geological heritage. Geo-Temas, 10. In: VII Geological Congress of Spain. Las Palmas de Gran Canaria, p. 1299–1303, 2008.

CARRIÓN-MERO, P.; MORANTE-CARBALLO, F.; APOLO-MASACHE, B. Evaluation of geosites as an alternative for geotouristic development in guayaquil, ecuador. WIT Transactions on Ecology and the Environment, v. 241, p. 45-56, 2020. Disponível em: https://www.witpress.com/elibrary/wit-transactions-on-ecology-and-the-environment/241/37819. Acesso em 12 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.2495/SDP200041

COMĂNESCU L.; NEDELEA, A. Geoheritage and Geodiversity Education in Romania: Formal and Non-Formal Analysis Based on Questionnaires. Sustainability, Basel, Switzerland, n. 12(21), 9180. 2020. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/12/21/9180. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/su12219180

ELLEGAARD, O.; WALLIN, J.A. The bibliometric analysis of scholarly production: How great is the impact? Scientometrics, n. 105, p. 1809–1831, 2015. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-015-1645-z. Acesso em: 26 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-015-1645-z

ERFURT-COOPER, P. Geotourism in Volcanic and Geothermal Environments: Playing with Fire?. Geoheritage, n. 3, p. 187–193. 2011. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12371-010-0025-6. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s12371-010-0025-6

ESCORIHUELA, J. Ineffectiveness in natural resource management in modern society: Geoparks proposed as possible tools for increasing awareness in the short to medium term. Episodes, n. 40, p. 57-62, 2017. Disponivel em: https://www.episodes.org/journal/view.html?volume=40&number=1&spage=57&vmd=Full. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.18814/epiiugs/2017/v40i1/017008

FASSOULAS, C.; MOURIKI, D.; DIMITRIOU-NIKOLAKIS, P.; ILIOPOULOS, G. Quantitative assessment of geotopes as an effective tool for geoheritage management. Geoheritage, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 177-193, 2012. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12371-011-0046-9. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s12371-011-0046-9

GARCIA, M. D. G.; NASCIMENTO, M. A. L. D.; MANSUR, K. L.; PEREIRA, R. G. F. D. A. Geoconservation strategies framework in brazil: Current status from the analysis of representative case studies. Environmental Science and Policy, v. 128, p. 194-207, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1462901121003282. Acesso em: 22 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.envsci.2021.11.006

GIRALDO, S. R.; ZULUAGA, G. A. O.; ESPINOSA, C. L. Networking en pequeña empresa: una revisión bibliográfca utilizando la teoria de grafos. Revista Vinculos, Ciencia, Tecnologia y Sociedad: un enlace hacia el futuro, v. 11, n. 2, p. 6–16, 2014. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/vinculos/article/view/9664. Acesso em: 14 set. 2021.

GORDON, J. E.; CROFTS, R.; DÍAZ-MARTÍNEZ, E. Geoheritage conservation and environmental policies: Retrospect and prospect. Geoheritage: Assessment, protection, and management, p. 213-235, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/B9780128095317000125. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-12-809531-7.00012-5

GORDON, J. E.; CROFTS, R.; GRAY, M.; TORMEY, D. Including geoconservation in the management of protected and conserved areas matters for all of nature and people. International Journal of Geoheritage and Parks, v. 9, n. 3, p. 323-334, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S257744412100023X#:~:text=Geoconservation%20is%20an%20integral%20part,people%2C%20landscapes%20and%20their%20cultures. Acesso em: 20 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijgeop.2021.05.003

GRAY, M. Geodiversity: valuing and conserving abiotic nature. Wiley: Chichester, 2004.

GRAY, M. Geodiversity: a new paradigm for valuing and conserving geoheritage. Series Geocience Canada, v.35, n.2, p.51-59. 2008.

GEORGOUSIS, E.; SAVELIDI, M.; SAVELIDES, S.; HOLOKOLOS, M. V.; DRINIA, H. Teaching Geoheritage Values: Implementation and Thematic Analysis Evaluation of a Synchronous Online Educational Approach. Heritage, v. 4, n. 4, p. 3523-3542. 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2571-9408/4/4/195. Acesso em: 22 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/heritage4040195

GEORGOUSIS, E.; SAVELIDI, M.; SAVELIDES, S.; MOSIOS, S.; HOLOKOLOS, M. V.; DRINIA, H. How Greek Students Perceive Concepts Related to Geoenvironment: A Semiotics Content Analysis. Geosciences, Switzerland, v. 12, n. 4, 2022. Disponível em: https://www.mdpi.com/2076-3263/12/4/172. Acesso em: 22 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/geosciences12040172

GIARDINO, M.; JUSTICE, S.; OLSBO, R.; BALZARINI, P.; MAGAGNA, A.; VIANI, C.; SELVAGGIO, I.; KIUTTU, M.; KAUHANEN, J.; LAUKKANEN, M.; PEROTTI, L. ERASMUS+ Strategic Partnerships between UNESCO Global Geoparks, Schools, and Research Institutions: A Window of Opportunity for Geoheritage Enhancement and Geoscience Education. Heritage, v. 5, n. 2, p. 677-701. 2022. Disponível em: https://www.mdpi.com/2571-9408/5/2/38. Acesso em: 22 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/heritage5020038

HENRIQUES, M. H; TOMAZ, C.; SÁ, A. A. The Arouca Geopark (Portugal) as an educational resource: A case study. Episodes, v. 35, n. 4, p. 481-488. 2012. Disponível em: https://www.episodes.org/journal/view.html?doi=10.18814/epiiugs/2012/v35i4/004. Acesso em: 23 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.18814/epiiugs/2012/v35i4/004

HENRIQUES, M. H.; BRILHA, J. UNESCO Global Geoparks: a strategy towards global understanding and sustainability. Episodes, v. 40, n. 4, p. 349-355. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321443752_UNESCO_Global_Geoparks_A_strategy_towards_global_understanding_and_sustainability. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.18814/epiiugs/2017/v40i4/017036

HENRIQUES, M. H.; PENA DOS REIS, R. R.; GARCIA, G. G.; JOÃO, P.; MARQUES, R. M.; CUSTÓDIO, S. Developing paleogeographic heritage concepts and ideas through the Upper Jurassic record of the Salgado and Consolação geosites (Lusitanian Basin, Portugal), Resources Policy, vol. 76. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resourpol.2022.102594

HERRERA-FRANCO, G.; CARRIÓN-MERO, P.; ALVARADO, N.; MORANTE-CARBALLO, F.; MALDONADO, A.; CALDEVILLA, P.; BERREZUETA, E. Geosites and georesources to foster geotourism in communities: Case study of the santa elena peninsula geopark project in ecuador. Sustainability (Switzerland), v. 12, n. 11, 2020a. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/12/11/4484. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/su12114484

HERRERA-FRANCO, G.; MONTALVÁN-BURBANO, N.; CARRIÓN-MERO, P.; JAYA-MONTALVO, M.; GURUMENDI-NORIEGA, M. “Worldwide research on geoparks through bibliometric analysis”, Sustainability, v. 13, n. 3, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/13/3/1175. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/su13031175

IBAÑEZ, J. J.; BREVIK, E. C.; CERDÁ, A. Geodiversity and geoheritage: Detecting scientific and geographic biases and gaps through a bibliometric study. Science of The Total Environment, v. 659, p. 1032-1044, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0048969718353397. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2018.12.443

JOHANSSON, P.; JA KIMMO VIRTANEN, L. S. The most significant raised beaches, aeolian and morainic landforms in Finland, Tutkimusraportti - Geologian Tutkimuskeskus, n. 151, p. 7-76. 2000.

KHALAF, E. E. D. A. H. Karst Heritage as a Tourist Attraction: a Case Study in the White Desert National Park, Western Desert, Egypt. Geoheritage, v. 14, n. 94. 2022. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12371-022-00727-3. Acesso em: 20 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s12371-022-00727-3

KNAPIK, R.; MIGOŃ, P.; SZUSZKIEWICZ, A.; ALEKSANDROWSKI, P. Geopark Karkonosze - Georóżnorodność i geoturystyka, Przeglad Geologiczny, v. 59, n. 4, p. 311-322, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/287597545_Karkonosze_geopark_-_Geodiversity_and_geotourism. Acesso em 18 jun. 2022.

KUBALÍKOVÁ, L.; BAJER, A.; BALKOVÁ, M.; KIRCHNER, K.; MACHAR, I. Geodiversity Action Plans as a Tool for Developing Sustainable Tourism and Environmental Education. Sustainability, v. 14, n. 10. 2022. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/14/10/6043. Acesso em: 22 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/su14106043

LICCARDO, A.; MANTESSO-NETO, V.; PIEKARZ, G. F. Geoturismo Urbano – Educação e Cultura. Anuário do Instituto de Geociências – UFRJ, Rio de Janeiro, v. 35, n. 1, p. 133-141. 2012. Disponível em: https://www.ppegeo.igc.usp.br/index.php/anigeo/article/view/5933. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.11137/2012_1_133_141

LIMA, P. N. Análise Bibliométrica: Conceitos, Métodos e Softwares. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2017.

LIMA, C. O.; BONETTI, J. Bibliometric analysis of the scientifc production on coastal communities’ social vulnerability to climate change and to the impact of extreme events. Natural Hazards, v. 102, p. 1589–1610. 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11069-020-03974-1. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11069-020-03974-1

LÓPEZ-MUÑOZ, F.; SANZ-FUENTENEBRO, J.; RUBIO, G.; GARCÍA-GARCÍA, P.; ÁLAMO, C. Quo Vadis Clozapine? A bibliometric study of 45 years of research in international context. International Journal of Molecular Sciences, n. 16, v. 9, p. 23012–23034, 2015. Disponível em: https://www.mdpi.com/1422-0067/16/9/23012. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/ijms160923012

LOUZ, E.; RAIS, J.; AIT BARKA, A.; NADEM S.; BARAKAT, A. Geological heritage of the Taguelft syncline (M'Goun Geopark): Inventory, assessment, and promotion for geotourism development (Central High Atlas, Morocco). International Journal of Geoheritage and Parks, v. 10, n. 2, p. 218–239, 2022. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2577444122000235. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijgeop.2022.04.002

MANOSSO, F. C. Potencialidades da paisagem na Região da Serra do Cadeado-PR: abordagem metodológica das relações entre a estrutura geoecológica, a geodiversidade e o geoturismo. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2012. Disponível em: http://www.pge.uem.br/documentos-para-publicacao/teses/teses-2012-pdfs/FernandoCesarManosso.pdf. Acesso em: 18 jun. 2022.

MASCARENHAS, C.; FERREIRA, J. J.; MARQUES, C. University-industry cooperation: A systematic literature review and research agenda. Sci. Public Policy, v. 45, p. 1–11, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322803260_University-industry_cooperation_A_systematic_literature_review_and_research_agenda. Acesso em: 22 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1093/scipol/scy003

MARTÍN-MARTÍN, A.; ORDUNA-MALEA, E.; THELWALL, M.; LÓPEZ-CÓZAR E. D. Google Scholar, Web of Science, and Scopus: a systematic comparison of citations in 252 subject categories. Journal of Informetrics, v. 12, n. 4, p.1160–1177, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/328294504_Google_Scholar_Web_of_Science_and_Scopus_A_systematic_comparison_of_citations_in_252_subject_categories. Acesso em: 20 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.joi.2018.09.002

MARTÍNEZ-GRAÑA, A. M.; GOY, J. L.; CIMARRA, C. A. A virtual tour of geological heritage: Valourising geodiversity using Google Earth and QR code, Computers & Geosciences, v. 61, p. 83-93, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0098300413002161. Acesso em: 22 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cageo.2013.07.020

MERIGÓ, J. M.; BLANCO-MESA, F.; GIL-LAFUENTE, A. M.; YAGER, R. R. Thirty years of the International Journal of Intelligent Systems: A bibliometric review. Int. J. Intell. Syst, v. 32, p. 1–34, 2016. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/int.21859. Acesso em: 18 de set. de 2020. DOI: https://doi.org/10.1002/int.21859

MIGOŃ, P. Geoparks and geoturism in taiwan. [Geoparki i geoturystyka na Tajwanie] Przeglad Geologiczny, v. 60, n. 6, p. 315-318. 2012.

MIGOŃ, P.; KASPRZAK, M.; WOO, K. S. Granite Landform Diversity and Dynamics Underpin Geoheritage Values of Seoraksan Mountains, Republic of Korea. Geoheritage, v. 11, p. 751–764, 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12371-018-0332-x. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s12371-018-0332-x

MOCHIUTTI, N. F. B.; KURAZ, V. R. O valor didático das cachoeiras de Prudentópolis (PR). Raega - O Espaço Geográfico em Análise, [S.l.], v. 40, p. 79-93, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/45601. Acesso em: 14 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.5380/raega.v40i0.45601

MONGEON, P.; PAUL-HUS, A. The journal coverage of Web of Science and Scopus: a comparative analysis. Scientometrics, v. 106, p. 213–228, 2016, Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-015-1765-5. Acesso em: 15 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-015-1765-5

NOYONS, E. C. M; MOED, H. F; VAN RAAN, A. F. J. Integrating research performance analysis and science mapping. Scientometrics, v. 46, n. 3, p. 591–604, 1999. Disponivel em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF02459614. Acesso em: 12 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/BF02459614

OBRACZKA, M.; MANSUR, K. L.; SILVA JUNIOR, G. C. Towards sustainability and protection of threatened coastal ecosystems: Management strategies for a rare stone mangrove in gorda beach, armação dos búzios, brazil. In: MAKOWSKI, C.; FINKL, C. (eds.) Threats to Mangrove Forests. Coastal Research Library, v. 25, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-319-73016-5_17. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-73016-5_17

PARDO-IGUZQUIZA, E.; DURÁN-VALSERO, J.; DOWD, P.; LUQUE-ESPINAR, J. A; HEREDIA, J.; ROBLEDO-ARDILA, P. Geodiversity of closed depressions in a high relief karst: Geoeducation asset and geotourism resource in the "Sierra de las Nieves" National Park (Málaga Province, Southern Spain). International Journal of Geoheritage and Parks. v. 10, n. 2, p. 196-217. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijgeop.2022.04.001

PELFINI, M.; BOLLATI, I.; GIUDICI, M.; PEDRAZZINI, T.; STURANI, M.; ZUCALI, M. Urban geoheritage as a resource for earth sciences education: Examples from milan metropolitan area. Rendiconti Online Societa Geologica Italiana, v. 45, p. 83-88, 2018. DOI: https://doi.org/10.3301/ROL.2018.33

PIJET-MIGOŃ, E.; MIGOŃ, P. Linking wine culture and Geoheritage—Missing opportunities at european UNESCO world heritage sites and in UNESCO global geoparks? A survey of web-based resources. Geoheritage, v. 13, n. 3, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12371-021-00594-4. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s12371-021-00594-4

PROSSER, C. D.; BROWN, E. J.; LARWOOD, J. G.; BRIDGLAND, D. R. Geoconservation for science and society - an agenda for the future. Proceedings of the Geologists' Association, v. 124, n. 4, p. 561-567, 2013a. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0016787813000321. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pgeola.2013.04.003

PROSSER, C. D. Our rich and varied geoconservation portfolio: the foundation for the future, Proceedings of the Geologists' Association, v. 124, n. 4, p. 568-580, 2013b. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0016787812000594. Acesso em: 18 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pgeola.2012.06.001

PROSSER, C. D.; BRIDGLAND D. R.; BROWN, E. J.; LARWOOD, J. G. Geoconservation for science and society: challenges and opportunities. Proceedings of the Geologists’ Association, v. 122, p. 337-342, 2011. Disponivel em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0016787811000083. Acesso em: 19 jun. 2022 DOI: https://doi.org/10.1016/j.pgeola.2011.01.007

REYNARD, E.; FONTANA, G.; KOZLIK, L.; SCAPOZZA, C. A method for assessing scientific and additional values of geomorphosites. Geographica Helvetica. Lausanne, v. 62, n. 3, p. 148-158, 2007. Disponível em: https://gh.copernicus.org/articles/62/148/2007/. Acesso em: 20 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.5194/gh-62-148-2007

REYNARD, E.; CORATZA P. The importance of mountain geomorphosites for environmental education: examples from the Italian Dolomites and the Swiss Alps. Acta geographica Slovenica, v. 56, n. 2, p. 291–303, 2016. DOI: https://doi.org/10.3986/AGS.1684

ROCHA, J.; BRILHA, J.; HENRIQUES, M. H. Assessment of the geological heritage of Cape Mondego Natural Monument (Central Portugal). Proceedings of the Geologists’ Association, v. 125, p. 107–113, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0016787813000345. Acesso em: 18 de jun. de 2022 DOI: https://doi.org/10.1016/j.pgeola.2013.04.005

RUBAN, D. A. Geodiversity as a precious national resource: A note on the role of geoparks, Resources Policy, v. 53, p. 103-108. 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0301420717301502. Acesso em: 18 de jun. de 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.resourpol.2017.06.007

RUSS, B.R; NOLASCO, M.C. Revelando a Geodiversidade Através da Educação Ambiental: Percepção de Estudantes Sobre o Geossítio Manga do Céu. Anuário do Instituto de Geociências – UFRJ, v. 35, n. 1, p.271-280, 2012. Disponível em: https://www.ppegeo.igc.usp.br/index.php/anigeo/article/view/5946. Acesso em: 18 jun. de 2022. DOI: https://doi.org/10.11137/2012_1_271_280

SMALL, H. Visualizing science by citation mapping. Journal of the American Society for Information Science, v. 50, n. 9, p. 799–813, 1999. DOI: https://doi.org/10.1002/(SICI)1097-4571(1999)50:9<799::AID-ASI9>3.0.CO;2-G

SOARES, P. B; CARNEIRO, T. C. J.; CALMON, J. L.; CASTRO, L. O. C. O. Análise bibliométrica da produção científica brasileira sobre tecnologia de construção e edifcações na base de dados Web of Science. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 175–185, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ac/a/7CmZ3n8FT8R5g93DkW5kzMJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 09 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-86212016000100067

STEPIŠNIK, U.; KLUN, M. I.; REPE, B. Assessment of educational potential of geodiversity on example of Cerknica Polje, Slovenia. Dela, v. 47, n. 5, p. 5–39, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322947059_Assesment_of_educational_potential_of_geodiversity_on_example_of_Cerknica_Polje_Slovenia. Acesso em: 18 jun. 2022.

WANG, L.; TIAN, M.; WANG, L. Geodiversity, geoconservation and geotourism in Hong Kong Global Geopark of China, Proceedings of the Geologists' Association, v. 126, n. 3, p. 426-437, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0016787815000292. Acesso em: 18 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pgeola.2015.02.006

WOLNIEWICZ, P. Beyond Geodiversity Sites: Exploring the Educational Potential of Widespread Geological Features (Rocks, Minerals and Fossils). Geoheritage, v.13, n. 34, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s12371-021-00557-9. Acesso em: 05 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s12371-021-00557-9

ZAMALLOA, T.; SANZ, J.; MAGUREGI, G.; FERNÁNDEZ M. D.; ECHEVARRÍA, I. Acercar la geodiversidad a través de las salidas de campo en la ESO. Una investigación con el profesorado de ciencias de Bizkaia. Enseñanza de las Ciencias, v. 32, n. 3, p. 443-467, 2014. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/287542. Acesso em: 18 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.1282

Downloads

Publicado

2023-10-06

Como Citar

Furtado, T. V., & Valdati, J. (2023). Geodiversidade na educação básica. Geografia Ensino & Pesquisa, 27, e72139. https://doi.org/10.5902/2236499472139

Edição

Seção

Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)