O estado da questão da produção acadêmica recente sobre o urbano nas cidades pequenas: análise de teses e dissertação (2009-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499439124

Palavras-chave:

Cidades pequenas, Dissertações, Estado da questão, Teses, Urbano

Resumo

As cidades pequenas compõem a maior parte da rede urbana nacional. Dos 5570 municípios, 4904 apresentam sedes municipais com população inferior a 50 mil habitantes, totalizando mais de 65 milhões brasileiros (IBGE, 2018). Ainda que categorizar uma cidade considerando apenas seu contingente populacional não evidencie o papel e a influência em sua rede urbana, o presente artigo adota esse parâmetro como forma de trazer à discussão a produção acadêmica recente sobre o urbano nos pequenos núcleos populacionais, que por vezes são preteridas como tema de análise em favor das cidades médias, grandes ou regiões metropolitanas. Propõe-se o exercício de se estabelecer o “estado da questão” dessa perspectiva, por meio da catalogação, tabulação e análise de dados obtidos nos títulos, resumos, sumários e conclusões de dissertações e teses. Foi considerado como marco temporal a produção estabelecida entre os anos de 2009 e 2018, disponibilizada no “Catálogo de Teses & Dissertações da CAPES”. É possível identificar o quantitativo de 62 produções acadêmicas elegíveis, organizadas por: i) ano de publicação, gênero, tipo de IES e tipo de produção; ii) região, UF e IES de origem; iii) programa e área de avaliação da CAPES; iv) recorte espacial do objeto de pesquisa, região e UF; v) delimitação espacial do objeto de pesquisa considerando a UF de origem; vi) categorias de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Moreira Neves, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Teresa de Jesus Peixoto Faria, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro

Vice-Reitora da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e do Curso de Graduação em Ciências Sociais. 

Referências

ANHAIA, T. R. S. Arborização urbana em Ponta Grossa (PR): uma análise a partir dos eixos de crescimento urbano. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, 2012.

ARAÚJO, F. A. V. (Re)Configuração espaciais na cidade média: a análise de Araguari no Triângulo Mineiro (MG). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2010.

BALDONI, K. K. As franquias em cidades pequenas: estratégias locacionais do comércio e produção do espaço urbano. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente/SP, 2017.

BRANDÃO, D. M. Promoção da cidade por meio de sua imagem: uma análise da representação social do município de Bananal (SP). Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2017.

CARMO, M. B. S. A singularidade do urbano de Barcarena, como cidade ribeirinha da região Amazônica. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2015.

CORRÊA, R. L. Globalização e reestruturação da rede urbana – uma nota sobre as pequenas cidades. Revista Território. Rio de Janeiro v.4, nº.6, p.43-53, jan./jun., 1999.

______. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Ed. BestBolso, 2011.

COSTA, A. S. V. Tecnologia e desenvolvimento local na cidade de Piraí: política pública, inovação e vida cotidiana. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

EURICH, Z. R. Índice de qualidade de praças: uma proposta metodológica. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, 2018.

GONÇALVES, L. F. O. Vale lutar pelas áreas especiais de interesse social? O caso de Cabo Frio (RJ). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, 2017.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População Residente Estimada. Disponível em: < https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6579>. Acesso em 25 de maio de 2019.

LIMA, B. L. P. (Re)pensando a periferia e o urbano: as novas periferias urbanas em cidades do Agreste Potiguar. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.

LOPES, R. E.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; ALMEIDA, M. I. Estado da questão como método de pesquisa para evidência do objeto em estudos da enfermagem. Enfermagem em Foco. v.9, nº1, p.66-70, 2018. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2018.v9.n1.

LUZ, J. S. A (re)produção do espaço de Anápolis (GO): a trajetória de uma cidade média entre duas metrópoles, 1970-2009. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2009.

MELO, N. A. Pequenas cidades da microrregião geográfica de Catalão (GO):

análises de seus conteúdos e considerações teórico-metodológicas. Tese (Doutorado em

Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFU, Uberlândia, 2008.

MONTOIA, G. R. M. Planejamento participativo em pequenas cidades da Amazônia: um estudo de caso no município de Ponta de Pedras (PA). Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2010.

______. As escalas decisórias das políticas públicas e dos programas de investimento e a repercussão no local: um estudo das pequenas cidades do delta do rio Amazonas. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2018.

MOREIRA JÚNIOR, O. Processos excludentes e produção do espaço urbano em cidades pequenas paulistas: os casos de Capão Bonito, Buri e Ribeirão Grande. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2009.

______. As cidades pequenas na Região Metropolitana de Campinas (SP): dinâmica demográfica, papéis urbanos e (re)produção do espaço. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente/SP, 2014.

MOREIRA, B. H. C. Ocupações irregulares em pequenas cidades da Amazônia - um estudo em Vila dos Cabanos, Barcarena, Pará, no período de 2005 a 2015. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2016.

MOTTA, D. M.; MUELLER, C. C.; TORRES, M. O. A dimensão urbana do desenvolvimento econômico-espacial brasileiro. Texto para discussão nº. 530. Brasília: IPEA, 1997.

MOURA, S. Diagnóstico ambiental urbano da cidade de Novo Airão (AM). Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2009.

NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; THERRIEN, J. Os trabalhos científicos e o

estado da questão: Reflexões teórico-metodológicas. Estudos em avaliação educacional. V.15, n°.30, p.5-16, 2004. DOI http://dx.doi.org/10.18222/eae153020042148.

NOGUEIRA, C. C. S. A reprodução do espaço urbano de Itaporã: uma análise a partir das relações/articulações com Dourados (MS). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS, 2011.

OLIVEIRA, L. P. Centralidade urbana no pontal do Triângulo Mineiro: um estudo sobre Frutal (MG) e Ituiutaba (MG). Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2015.

OLIVEIRA, T. S. Cidade(s) pequena(s) e redes urbanas: uma análise dos papéis e significados de Jandaia do Sul na rede urbana do Norte Central Paranaense. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava/PR, 2017.

ONU – Organização das Nações Unidas. População Mundial. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/acao/populacao-mundial/>. Acesso em 02 junho de 2019.

PAIVA, K. F. Urbanização e planejamento: a produção do espaço urbano em pequenas cidades do eixo rodoferroviário da Alta Mogiana - Triângulo Mineiro. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

PAULA, J. V. A configuração do lote urbano diante dos limites e perspectivas da construção do cadastro multifinalitário em Ponta de Pedras (PA). Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2017.

PEREIRA, J. M. P. D. Política de transferência de renda e migração na Bahia: alguma conexão? Dissertação (Mestrado em Demografia) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2011.

PINHEIRO, D. C. Simplarcom simulador para planejamento de redes de comunicação sem fio utilizando realidade virtual e modelos de propagação. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

PINTASSILGO, J.; BEATO, C. Balanço da produção portuguesa recente: o exemplo das teses de doutoramento (2005-2014). In: ALVES, L. A. M.; PINTASSILGO, J. História da Educação – Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Pesquisa: Balanço da Investigação Portuguesa (2005-2014). Porto: CITCEM, 2015.

PIRES, C. M. Catação (GO): uma contribuição ao estudo de cidades médias. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2009.

QUEIROZ, D. A. H. O. Avaliação da qualidade das áreas verdes urbanas: uma abordagem com base nas suas funções. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, 2018.

RANGEL, J. A. O programa "Mina Casa Minha Vida" e seus desdobramentos no local: um estudo da pequena cidade de Ponta de Pedras (PA). Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2011.

RECHE, D. A produção do espaço urbano de pequenas cidades no contexto regional de inserção da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

RODRIGUES, R. R. J.; MARTÍNEZ, S. A. A recente produção brasileira sobre a educação primária na Era Vargas: uma análise das dissertações e teses (2008-2017). Cadernos de História da Educação. v.18, nº.1, p.278-302, jan./abr. 2019. DOI: 10.14393/che-v18n1-2019-16.

ROSSATO, P. S. O sistema termodinâmico do clima urbano de Nova Palma (RS): contribuição ao clima urbano de cidades pequenas. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2010.

SANTOS, F. A. A recente interiorização da universidade pública e o desenvolvimento: o caso da implantação do campus da UFCG em Sumé (PB). Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande/PB, 2012.

SANTOS, J. Transformações socioespaciais nas cidades da rede urbana Ilhéus/Itabuna (BA): reflexões a partir das características populacionais. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista/BA, 2018a.

SCHNEIDER, C. S. As cidades de tempos lentos: o patrimônio cultural entre sinais de letargia e lucidez. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

SILVA, H. A. Transformações do planejamento urbano em cidades de porte médio e em cidades médias brasileiras. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente/SP, 2013.

SILVA, L. P. O clima urbano em Pirapozinho (SP): eventos de ilha de calor urbanas em episódios de verão. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente/SP, 2017.

SOARES, B. R.; MELO, N. A. Revisando o tema da pequena cidade. In: SILVA, A. B.; GOMES, R. C. C.; SILVA, V. P. (orgs.). Pequenas cidades: uma abordagem geográfica. Natal: EDUFRN, 2009.

SOARES, J. W. L. Meruoca: cidade de lazer, turismo e possibilidades no Sertão Cearense. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2012.

SOUZA, A. L. O direito à saúde ambiental em tempos de (in)sustentabilidade urbana: um estudo de percepção dos moradores do bairro Grande Vitória em Codajás (AM). Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.

SPOSITO, E. S.; JURADO DA SILVA, P. Cidades pequenas: perspectivas teóricas e transformações socioespaciais. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2013.

VALOTA, E. C. S. Sociedade e natureza - análise da paisagem e da ocupação urbana em ambiente de várzea no bairro de uma pequena cidade do estuário amazônico: Ponta de Pedras (PA). Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2015.

VEIGA, J. E. Cidades imaginárias: o Brasil é menos urbano do que se calcula.

Campinas: Ed. Autores Associados, 2002.

VINCO, J. O. A cidade histórica na pós-modernidade: a produção urbana para o consumo visual - olhares sobre Paraty e a Flip. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ, 2017.

VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v.14, nº. 41, p.165-189, jan./abr., 2014. DOI 10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08.

Referências bibliográficas utilizadas como fonte de dados, mas não citadas nominalmente no texto

ALVES, W. S. As interações espaciais e clima: o clima urbano de Iporá (GO). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.

ARAGÃO, J. P. G. V. Uso e ocupação das margens do Rio Capibaribe: vulnerabilidades socioambientais em áreas urbanas. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

BARRETO, R. D. Uso e ocupação do solo às margens do rio São Francisco no município de Petrolina (PE): impactos ambientais no canal fluvial. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

CARNEIRO, D. C. Valoração ambiental das árvores no espaço público urbano de Ponta Grossa (PR) a partir da análise emergética. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, 2014.

CARNEIRO, W. P. Planejamento regional e urbano no Território dos Cocais: um estudo de caso da gestão urbana em Barras (PI). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2013.

COSTA, A. G. Gestão de resíduos sólidos e a integração de catadores em cidades pequenas: os casos de Assis Chateaubriand e Palotina (PR). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu/PR, 2017a.

COSTA, P. A. I. Nas trincheiras do urbano: o “abandono” e degradação na Rua das Trincheiras, João Pessoa (PB). Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal Paraíba, João Pessoa, 2017b.

DAMAZZINI, M. Configuração regional, segregação espacial e os processos de estagnação em pequenas cidades: o caso de Santa Tereza (RS). Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

DETONI, L. P. Cidades pequenas: território de um devir menor na contemporaneidade. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2018.

ENDLICH, A. M. Pensando os papéis e significados das pequenas cidades. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.

FARIAS, R. S. A centralidade de Mamanguape (PB) e sua relação com as cidades pequenas do litoral Norte Paraibano. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.

FERNANDES, S. M. A. Vilas e estruturas urbanas na Amazônia: a vila e a microrregião de Caiambé, Médio Solimões, Amazonas. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade. Ano XXIII, nº. 79, agosto, 2002.

FREITAS, A. R. Identificação de áreas potencializadoras de inundações e enxurradas: uma proposta metodológica aplicada na Bacia Arroio dos Pereiras, Irati (PR). Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, 2018.

GOMES, M. C. S. Univer(cidade)s: o estudo da relação das instituições de ensino superior com a cidade de Presidente Prudente (SP). Dissertação (Mestrado Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente/SP, 2018.

GUMA, J. L. Planejamento e gestão urbanos em cidades pequenas: um estudo sobre Benedito Novo e de Rio dos Cedros (SC). Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

KEGLER, J. J. O clima de cidades pequenas: configuração urbano-rural com uso de transectos móveis em Agudo (RS). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2016.

LIMA, D. F. Dinâmica urbana e regularização fundiária: um estudo acerca da cidade de São Miguel (RN). Dissertação (Mestrado em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semirário) – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

MARTINS, P. P. Dinâmica socioespacial de Aragarças (GO): a cotidianidade na construção e estruturação do espaço urbano. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

MICHEL, P. D. L. Avaliação e planejamento em redes de infraestrutura urbana integradas em cidades pequenas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo/RS, 2012.

NEVES, R. M. Análise dos impactos da indústria do petróleo no espaço urbano de cidades pequenas: estudo de caso dos municípios de Carapebus e Quissamã (RJ). Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) – Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos

Goytacazes/RJ, 2016.

OLIVEIRA, E. M. A implantação de grandes indústrias de capitais nacionais e internacionais na cidade pequena de Extrema (MG): processos, fatores e agentes. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente/SP, 2018.

OLIVEIRA, I. G. Análise de percepção ambiental de moradores de área de várzea em pequenas cidades da Amazônia: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2015.

ROCHA, J. R. R. Microlina do cerrado: características higrotérmicas em Jataí e Caçu (GO). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.

ROCHA, L. O. Transformações na cidade de Barra do Choça (BA) após a implantação da cafeicultura: uma análise da relação cidade-campo. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

SANTOS, C. Q. Lugaridade dos espaços públicos das cidades em expansão: o caso de Maricá (RJ). Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, 2018b.

XAVIER, T. M. C. Transformações urbanas no polo de confecções do Agreste de Pernambuco: um olhar sobre Santa Cruz do Capibaribe. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Como Citar

Neves, R. M., & Faria, T. de J. P. (2020). O estado da questão da produção acadêmica recente sobre o urbano nas cidades pequenas: análise de teses e dissertação (2009-2018). Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e11. https://doi.org/10.5902/2236499439124

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional