O estado da questão da produção acadêmica recente sobre o urbano nas cidades pequenas: análise de teses e dissertação (2009-2018)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499439124Palavras-chave:
Cidades pequenas, Dissertações, Estado da questão, Teses, UrbanoResumo
As cidades pequenas compõem a maior parte da rede urbana nacional. Dos 5570 municípios, 4904 apresentam sedes municipais com população inferior a 50 mil habitantes, totalizando mais de 65 milhões brasileiros (IBGE, 2018). Ainda que categorizar uma cidade considerando apenas seu contingente populacional não evidencie o papel e a influência em sua rede urbana, o presente artigo adota esse parâmetro como forma de trazer à discussão a produção acadêmica recente sobre o urbano nos pequenos núcleos populacionais, que por vezes são preteridas como tema de análise em favor das cidades médias, grandes ou regiões metropolitanas. Propõe-se o exercício de se estabelecer o “estado da questão” dessa perspectiva, por meio da catalogação, tabulação e análise de dados obtidos nos títulos, resumos, sumários e conclusões de dissertações e teses. Foi considerado como marco temporal a produção estabelecida entre os anos de 2009 e 2018, disponibilizada no “Catálogo de Teses & Dissertações da CAPES”. É possível identificar o quantitativo de 62 produções acadêmicas elegíveis, organizadas por: i) ano de publicação, gênero, tipo de IES e tipo de produção; ii) região, UF e IES de origem; iii) programa e área de avaliação da CAPES; iv) recorte espacial do objeto de pesquisa, região e UF; v) delimitação espacial do objeto de pesquisa considerando a UF de origem; vi) categorias de análise.
Downloads
Referências
ANHAIA, T. R. S. Arborização urbana em Ponta Grossa (PR): uma análise a partir dos eixos de crescimento urbano. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, 2012.
ARAÚJO, F. A. V. (Re)Configuração espaciais na cidade média: a análise de Araguari no Triângulo Mineiro (MG). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2010.
BALDONI, K. K. As franquias em cidades pequenas: estratégias locacionais do comércio e produção do espaço urbano. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente/SP, 2017.
BRANDÃO, D. M. Promoção da cidade por meio de sua imagem: uma análise da representação social do município de Bananal (SP). Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2017.
CARMO, M. B. S. A singularidade do urbano de Barcarena, como cidade ribeirinha da região Amazônica. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2015.
CORRÊA, R. L. Globalização e reestruturação da rede urbana – uma nota sobre as pequenas cidades. Revista Território. Rio de Janeiro v.4, nº.6, p.43-53, jan./jun., 1999.
______. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Ed. BestBolso, 2011.
COSTA, A. S. V. Tecnologia e desenvolvimento local na cidade de Piraí: política pública, inovação e vida cotidiana. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
EURICH, Z. R. Índice de qualidade de praças: uma proposta metodológica. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, 2018.
GONÇALVES, L. F. O. Vale lutar pelas áreas especiais de interesse social? O caso de Cabo Frio (RJ). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, 2017.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População Residente Estimada. Disponível em: < https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6579>. Acesso em 25 de maio de 2019.
LIMA, B. L. P. (Re)pensando a periferia e o urbano: as novas periferias urbanas em cidades do Agreste Potiguar. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
LOPES, R. E.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; ALMEIDA, M. I. Estado da questão como método de pesquisa para evidência do objeto em estudos da enfermagem. Enfermagem em Foco. v.9, nº1, p.66-70, 2018. DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2018.v9.n1.
LUZ, J. S. A (re)produção do espaço de Anápolis (GO): a trajetória de uma cidade média entre duas metrópoles, 1970-2009. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2009.
MELO, N. A. Pequenas cidades da microrregião geográfica de Catalão (GO):
análises de seus conteúdos e considerações teórico-metodológicas. Tese (Doutorado em
Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFU, Uberlândia, 2008.
MONTOIA, G. R. M. Planejamento participativo em pequenas cidades da Amazônia: um estudo de caso no município de Ponta de Pedras (PA). Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2010.
______. As escalas decisórias das políticas públicas e dos programas de investimento e a repercussão no local: um estudo das pequenas cidades do delta do rio Amazonas. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2018.
MOREIRA JÚNIOR, O. Processos excludentes e produção do espaço urbano em cidades pequenas paulistas: os casos de Capão Bonito, Buri e Ribeirão Grande. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2009.
______. As cidades pequenas na Região Metropolitana de Campinas (SP): dinâmica demográfica, papéis urbanos e (re)produção do espaço. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente/SP, 2014.
MOREIRA, B. H. C. Ocupações irregulares em pequenas cidades da Amazônia - um estudo em Vila dos Cabanos, Barcarena, Pará, no período de 2005 a 2015. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2016.
MOTTA, D. M.; MUELLER, C. C.; TORRES, M. O. A dimensão urbana do desenvolvimento econômico-espacial brasileiro. Texto para discussão nº. 530. Brasília: IPEA, 1997.
MOURA, S. Diagnóstico ambiental urbano da cidade de Novo Airão (AM). Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2009.
NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; THERRIEN, J. Os trabalhos científicos e o
estado da questão: Reflexões teórico-metodológicas. Estudos em avaliação educacional. V.15, n°.30, p.5-16, 2004. DOI http://dx.doi.org/10.18222/eae153020042148.
NOGUEIRA, C. C. S. A reprodução do espaço urbano de Itaporã: uma análise a partir das relações/articulações com Dourados (MS). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados/MS, 2011.
OLIVEIRA, L. P. Centralidade urbana no pontal do Triângulo Mineiro: um estudo sobre Frutal (MG) e Ituiutaba (MG). Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2015.
OLIVEIRA, T. S. Cidade(s) pequena(s) e redes urbanas: uma análise dos papéis e significados de Jandaia do Sul na rede urbana do Norte Central Paranaense. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava/PR, 2017.
ONU – Organização das Nações Unidas. População Mundial. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/acao/populacao-mundial/>. Acesso em 02 junho de 2019.
PAIVA, K. F. Urbanização e planejamento: a produção do espaço urbano em pequenas cidades do eixo rodoferroviário da Alta Mogiana - Triângulo Mineiro. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
PAULA, J. V. A configuração do lote urbano diante dos limites e perspectivas da construção do cadastro multifinalitário em Ponta de Pedras (PA). Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2017.
PEREIRA, J. M. P. D. Política de transferência de renda e migração na Bahia: alguma conexão? Dissertação (Mestrado em Demografia) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2011.
PINHEIRO, D. C. Simplarcom simulador para planejamento de redes de comunicação sem fio utilizando realidade virtual e modelos de propagação. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.
PINTASSILGO, J.; BEATO, C. Balanço da produção portuguesa recente: o exemplo das teses de doutoramento (2005-2014). In: ALVES, L. A. M.; PINTASSILGO, J. História da Educação – Fundamentos Teóricos e Metodológicos de Pesquisa: Balanço da Investigação Portuguesa (2005-2014). Porto: CITCEM, 2015.
PIRES, C. M. Catação (GO): uma contribuição ao estudo de cidades médias. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2009.
QUEIROZ, D. A. H. O. Avaliação da qualidade das áreas verdes urbanas: uma abordagem com base nas suas funções. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, 2018.
RANGEL, J. A. O programa "Mina Casa Minha Vida" e seus desdobramentos no local: um estudo da pequena cidade de Ponta de Pedras (PA). Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2011.
RECHE, D. A produção do espaço urbano de pequenas cidades no contexto regional de inserção da Universidade Federal da Fronteira Sul. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
RODRIGUES, R. R. J.; MARTÍNEZ, S. A. A recente produção brasileira sobre a educação primária na Era Vargas: uma análise das dissertações e teses (2008-2017). Cadernos de História da Educação. v.18, nº.1, p.278-302, jan./abr. 2019. DOI: 10.14393/che-v18n1-2019-16.
ROSSATO, P. S. O sistema termodinâmico do clima urbano de Nova Palma (RS): contribuição ao clima urbano de cidades pequenas. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2010.
SANTOS, F. A. A recente interiorização da universidade pública e o desenvolvimento: o caso da implantação do campus da UFCG em Sumé (PB). Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande/PB, 2012.
SANTOS, J. Transformações socioespaciais nas cidades da rede urbana Ilhéus/Itabuna (BA): reflexões a partir das características populacionais. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista/BA, 2018a.
SCHNEIDER, C. S. As cidades de tempos lentos: o patrimônio cultural entre sinais de letargia e lucidez. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
SILVA, H. A. Transformações do planejamento urbano em cidades de porte médio e em cidades médias brasileiras. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente/SP, 2013.
SILVA, L. P. O clima urbano em Pirapozinho (SP): eventos de ilha de calor urbanas em episódios de verão. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente/SP, 2017.
SOARES, B. R.; MELO, N. A. Revisando o tema da pequena cidade. In: SILVA, A. B.; GOMES, R. C. C.; SILVA, V. P. (orgs.). Pequenas cidades: uma abordagem geográfica. Natal: EDUFRN, 2009.
SOARES, J. W. L. Meruoca: cidade de lazer, turismo e possibilidades no Sertão Cearense. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2012.
SOUZA, A. L. O direito à saúde ambiental em tempos de (in)sustentabilidade urbana: um estudo de percepção dos moradores do bairro Grande Vitória em Codajás (AM). Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
SPOSITO, E. S.; JURADO DA SILVA, P. Cidades pequenas: perspectivas teóricas e transformações socioespaciais. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2013.
VALOTA, E. C. S. Sociedade e natureza - análise da paisagem e da ocupação urbana em ambiente de várzea no bairro de uma pequena cidade do estuário amazônico: Ponta de Pedras (PA). Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2015.
VEIGA, J. E. Cidades imaginárias: o Brasil é menos urbano do que se calcula.
Campinas: Ed. Autores Associados, 2002.
VINCO, J. O. A cidade histórica na pós-modernidade: a produção urbana para o consumo visual - olhares sobre Paraty e a Flip. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ, 2017.
VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v.14, nº. 41, p.165-189, jan./abr., 2014. DOI 10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08.
Referências bibliográficas utilizadas como fonte de dados, mas não citadas nominalmente no texto
ALVES, W. S. As interações espaciais e clima: o clima urbano de Iporá (GO). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
ARAGÃO, J. P. G. V. Uso e ocupação das margens do Rio Capibaribe: vulnerabilidades socioambientais em áreas urbanas. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
BARRETO, R. D. Uso e ocupação do solo às margens do rio São Francisco no município de Petrolina (PE): impactos ambientais no canal fluvial. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
CARNEIRO, D. C. Valoração ambiental das árvores no espaço público urbano de Ponta Grossa (PR) a partir da análise emergética. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, 2014.
CARNEIRO, W. P. Planejamento regional e urbano no Território dos Cocais: um estudo de caso da gestão urbana em Barras (PI). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2013.
COSTA, A. G. Gestão de resíduos sólidos e a integração de catadores em cidades pequenas: os casos de Assis Chateaubriand e Palotina (PR). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu/PR, 2017a.
COSTA, P. A. I. Nas trincheiras do urbano: o “abandono” e degradação na Rua das Trincheiras, João Pessoa (PB). Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal Paraíba, João Pessoa, 2017b.
DAMAZZINI, M. Configuração regional, segregação espacial e os processos de estagnação em pequenas cidades: o caso de Santa Tereza (RS). Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
DETONI, L. P. Cidades pequenas: território de um devir menor na contemporaneidade. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, 2018.
ENDLICH, A. M. Pensando os papéis e significados das pequenas cidades. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.
FARIAS, R. S. A centralidade de Mamanguape (PB) e sua relação com as cidades pequenas do litoral Norte Paraibano. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
FERNANDES, S. M. A. Vilas e estruturas urbanas na Amazônia: a vila e a microrregião de Caiambé, Médio Solimões, Amazonas. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade. Ano XXIII, nº. 79, agosto, 2002.
FREITAS, A. R. Identificação de áreas potencializadoras de inundações e enxurradas: uma proposta metodológica aplicada na Bacia Arroio dos Pereiras, Irati (PR). Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa/PR, 2018.
GOMES, M. C. S. Univer(cidade)s: o estudo da relação das instituições de ensino superior com a cidade de Presidente Prudente (SP). Dissertação (Mestrado Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente/SP, 2018.
GUMA, J. L. Planejamento e gestão urbanos em cidades pequenas: um estudo sobre Benedito Novo e de Rio dos Cedros (SC). Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
KEGLER, J. J. O clima de cidades pequenas: configuração urbano-rural com uso de transectos móveis em Agudo (RS). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria/RS, 2016.
LIMA, D. F. Dinâmica urbana e regularização fundiária: um estudo acerca da cidade de São Miguel (RN). Dissertação (Mestrado em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semirário) – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
MARTINS, P. P. Dinâmica socioespacial de Aragarças (GO): a cotidianidade na construção e estruturação do espaço urbano. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
MICHEL, P. D. L. Avaliação e planejamento em redes de infraestrutura urbana integradas em cidades pequenas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo/RS, 2012.
NEVES, R. M. Análise dos impactos da indústria do petróleo no espaço urbano de cidades pequenas: estudo de caso dos municípios de Carapebus e Quissamã (RJ). Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) – Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos
Goytacazes/RJ, 2016.
OLIVEIRA, E. M. A implantação de grandes indústrias de capitais nacionais e internacionais na cidade pequena de Extrema (MG): processos, fatores e agentes. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente/SP, 2018.
OLIVEIRA, I. G. Análise de percepção ambiental de moradores de área de várzea em pequenas cidades da Amazônia: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos/SP, 2015.
ROCHA, J. R. R. Microlina do cerrado: características higrotérmicas em Jataí e Caçu (GO). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
ROCHA, L. O. Transformações na cidade de Barra do Choça (BA) após a implantação da cafeicultura: uma análise da relação cidade-campo. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.
SANTOS, C. Q. Lugaridade dos espaços públicos das cidades em expansão: o caso de Maricá (RJ). Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, 2018b.
XAVIER, T. M. C. Transformações urbanas no polo de confecções do Agreste de Pernambuco: um olhar sobre Santa Cruz do Capibaribe. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Geografia Ensino & Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.