Razões da ausência de associação entre sucesso escolar e capital social na Escola Judith Bezerra de Melo - Natal/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499437147

Palavras-chave:

Análise de redes sociais, Desejo, Habitus, Sociologia da educação, Singularidades socioespaciais

Resumo

A literatura registra uma associação positiva entre o sucesso escolar e o capital social de alunos da educação básica. Causa estranheza a inferência, lastreada em parte dos achados empíricos resultantes de pesquisa realizada na Escola Estadual Professora Judith Bezerra de Melo – Natal/RN, de que não haveria associação entre o bom desempenho em língua portuguesa dos alunos da 2ª série do ensino médio dessa escola e o capital social existente na rede pessoal deles. Para realizar uma espécie de crítica interna aos inusitados achados empíricos dessa pesquisa, o arcabouço teórico e metodológico da análise de redes sociais mostrou-se o mais apropriado. As repostas mais prováveis para essa ausência de associação entre sucesso escolar e capital social admitem a seguinte discriminação: i) o sucesso escolar depende da natureza da relação que o aluno mantém com o saber; ii) as métricas de capital social podem ser insuficientes para captar, em sua plenitude, a associação entre as duas variáveis; iii) a singularidade, a diversidade, a incerteza, as trajetórias inesperadas que afloram do campo das possibilidades individualizantes, tecido pelas conexões entre espaço e redes pessoais, sinalizam certos fatores de ordem socioespacial que condicionam e singularizam as distintas formas de sociabilidade; e iv) as pesquisas referentes à aplicação dos princípios educativos da nova pedagogia em alguns países europeus revelam como principais fatores do sucesso escolar a pedagogia do esforço e a qualidade do professor.

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Biografia do Autor

Weber Soares, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professor Associado do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais

Rejane Maria Soares, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Doutoranda em Geografia do Programa de Pós-graduação em Geografia do Instituto de Geociências (IGC), Universidade Federal de Minas Gerais

Sergio Donizete Faria, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professor Associado do Departamento de Cartografia da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2020-02-28

Como Citar

Soares, W., Soares, R. M., & Faria, S. D. (2020). Razões da ausência de associação entre sucesso escolar e capital social na Escola Judith Bezerra de Melo - Natal/RN. Geografia Ensino & Pesquisa, 24, e4. https://doi.org/10.5902/2236499437147

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional