Violência contra o docente em escola estadual de ensino médio em Leópolis, norte do Paraná

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499436314

Resumo

Este artigo aborda a violência no contexto escolar, especialmente contra o docente, e os movimentos de enfrentamento da violência contra os docentes em uma escola estadual de ensino médio em Leópolis, no Norte do Estado do Paraná. O objetivo principal consistiu em compreender a violência no ambiente escolar de uma escola estadual de ensino médio, a partir da percepção dos docentes, na pequena cidade de Leópolis, localizada no Norte Pioneiro do Estado do Paraná. A metodologia utilizada foi baseada em pesquisas bibliográficas, levantamento de dados secundários acerca do município e da escola e aplicação de questionário nos docentes da referida escola. Os resultados sinalizaram que os docentes sofrem, diariamente, com a violência no ambiente escolar. Além disso, como consequência, a violência tem causado síndromes e influenciando na saúde desses docentes, causando desânimo, pânico, depressão e até a desistência da profissão. Portanto, observou-se que as escolas de pequenas cidades como espaços seguros têm se tornado uma realidade cada vez mais nostálgica.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Carnevalli Fernandes, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Docente do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Editor da Revista Geoingá.

Patrícia Aparecida Albini Prado, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

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Publicado

2019-10-09

Como Citar

Fernandes, P. H. C., & Prado, P. A. A. (2019). Violência contra o docente em escola estadual de ensino médio em Leópolis, norte do Paraná. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e6. https://doi.org/10.5902/2236499436314