As representações sociais da água de crianças e adolescentes de Joinville

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499433918

Palavras-chave:

Desenho-infantil, Patrimônio-comum-da-humanidade, Visão-utilitarista

Resumo

O desenho é uma linguagem que expressa sentimentos e opiniões, revelando o que o seu autor pensa sobre determinada temática. A água e sua importância na vida do homem e da biodiversidade, a maneira como ela é utilizada são questões que vêm sendo discutidas no contexto escolar devido a sua grande influência na vida em sociedade. Este artigo pretende identificar as representações sociais da água pelas crianças e adolescentes de diferentes faixas etárias em Joinville/SC. Foram analisados 192 desenhos elaborados a partir do enunciado  “desenhe tudo o que lhe vem em mente quando falamos a palavra ‘água’”. Neste sentido, primeiramente as imagens foram classificadas quanto aos elementos representados, somando um total de 1865 itens. Posteriormente, a abordagem foi dividida em seis temas, conforme o grau de incidência nas representações. A água como importante elemento para a vida do homem e da biodiversidade local; a chuva como elemento importante para o abastecimento de rios e cachoeiras; a água como recurso finito; a água como atividade lúdica e de momentos de lazer; poluição das águas. Os resultados denotaram uma visão utilitarista da água. As crianças e os adolescentes percebem a água mais como um bem de consumo, o que indica necessidade de abordagens que enfoquem a água como Patrimônio Comum da Humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Schwarz, Université de Montréal, Quebec

Licenciada em Geografia pela Universidade da Região de Joinville, possui doutorado em Geografia Humana e Ambiental pela Université de Montréal, Pós-doutorado em Geografia Humana pela mesma universidade. Foi professora adjunta da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras (CFP) de julho de 2010 até fevereiro 2014. Atuando principalmente com as disciplinas de Prática de Ensino da Geografia Humana, Geografia Econômica e Educação Ambiental. Possui experiência na área de Geografia Humana e seus interesses de pesquisa estão relacionados com as Representações em Geografia; Representações da biodiversidade; Preferências e valores para com as paisagens; Representações da Água em Regiões Semiáridas, Representações e impactos psicossociais ligados a implantação de obras públicas, Meio Ambiente, Valores, Conhecimento Popular, Representações e Gênero. Representaçoes sobre o Patrimônio Urbano. Atualmente é professora colaboradora do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade da UNIVILLE, bolsista PNPD-CAPES. Sua pesquisa atual remete ao conhecimento popular e tradicional sobre as hortas e jardins na região de Joinville e sobre os valores para com a biodiversidade na região. Colabora em projetos sobre Indicação Geográfica e Desenvolvimento Territorial. Participa do Grupo de Pesquisa GESTAR: Território, Trabalho e Cidadania (Universidade Federal da Paraíba). Atualmente é mestranda do programa de Arquitetura de Paisagem da Université de Montréal

Joceline Bonatti, Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Região de Joinville(2004). Atualmente é Professor do Colégio Machado de Assis. Tem experiência na área de Educação.

Roberta Barros Meira, Universidade da Região de Joinville, Joinville, SC

Bacharel e licenciada em Historia pela Universidade Federal Fluminense (2005), mestrado e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Docente do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade e do Departamento de História da Universidade da Região de Joinville - Univille. Tem experiência na área de História do Brasil, com estudos no campo do patrimônio ambiental e políticas agrícolas

Referências

ANTONELLI, M. Gilmont, M.; ROSON, R. Water's Green Economy: Alternative Pathways for Water Resource Development in Agriculture, L'Europe en Formation., França n. 365 p. 23-47, 2012/2013.

BACCI, D. C.; PATACA, E. M. Educação para a água. Estudos Avançados, São Paulo, v.63, n. 22, p.211 - 226, 2008.

BAECHLER, L. La bonne gestion de l'eau: un enjeu majeur du développement durable, L'Europe en Formation., França, n. 365n), p. 3-21, 2012/2013.

BARBALHO, H. Governadores e ministro da Integração Nacional discutem crise hídrica no Brasil. Painel Fórum Mundial da Água., Brasília, Brasil.8, março de 2018. Disponível em: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2018/03/20/governadores-e-ministro-da-integracao-nacional-discutem-crise-hidrica-no-brasil/. Acesso em: 21 mar. 2018.

BARRAZA, L. Children’s drawing about the environment in: BARBARA, L. Environmental Education Research, 1999. p. 49-67.

BONIN, Graziela. Atlas brasileiro de desastres naturais: 1991 a 2012. Centro Universitário de Estudos e Pesquisas Sobre Desastres. 2 ed. vol. Santa Catarina. Florianópolis: CEPED

-BOURDIEU, P. A ilusão biográfica: usos e abusos da história social, 1988.

BOWKER R. Children’s Perceptions and Learning About Tropical Rainforests: An Analysis of Their Drawings, Environmental Education Research, p. 13: 75-96, 2007.

BRASIL, Cuidando das águas: soluções para melhorar a qualidade dos recursos hídricos. Agência Nacional de Águas; Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Brasília: ANA, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Diretrizes Curriculares Nacionais: Brasília: MEC/SEF, 2017.

CASTELLAR, S. M. V. A alfabetização em geografia: Espaços da Escola Ijuí, p. 29-46, 2000.

DA SILVA CARDOSO, J. A água como patrimônio comum da humanidade. In: DA SILVA CARDOSO, J. Âmbito Jurídico, Rio Grande, IX, n. 30, jun 2006. Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1184. Acesso em mar 2018.

DAI, A. (2017) Learning from Children’s Drawings of Nature. In: Katz P. (eds) Drawing for Science Education. SensePublishers, Rotterdam

DERDIK, E. Formas de pensar o desenho: desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 1989.

DURIF-BRUCKERT, C. Les représentations de l’eau chez les enfants, 2014.

EMPINOTTI, V. JACOBI, P. R. FRACALANZA, A. P. Transparência e a governança das águas., vol.30, n.88, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142016000300063&lng=en&nrm=iso. ISSN 0103-4014. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142016.30880006. Acesso em: mar. 2018.

FELICIDADE, N.; MARTINS, R. C.LEME, A. A. A água como valor social: considerações acerca de uma prática acadêmica em torno do tema. In: Felicidade, N.; Martins, R. C, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FRÖHLICH, C.J. Water: Reason for Conflict or Catalyst for Peace? The Case of the Middle East, L'Europe en Formation., França, n. 365, p.139-161, 2012/2013.i3.

GARRÉ, B. H. HENNING, P. C. Discurso da crise ambiental dna mídaA. Educ. rev., Belo Horizonte , 2017 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982017000100104&lng=en&nrm=iso. Acesso em: mar. 2018.

GIRARDI, A. Estiagem prolongada baixa nível do rio Pirai: Circulando na Vila. Setembro de 2017. Disponível em : http://adilsongirardi.blogspot.com/2017/09/estiagem-baixa-nivel-do-rio-pirai.html. Acesso em: mar. 2018.

HASSAN, A. R. Les Nations Unies et le problème de l’eau dans le monde: essai sur ONU-EAU. 2008. 113p. Dissertaçao Maitrise Université du Québec à Montréal, Département des Sciences Politiques, UQAM.

JACOBI, P.R. EMPINOTTI, V. L. SCHMIDT, L. Escassez Hídrica e Direitos Humanos. Revista Ambiente & Sociedade., vol. 19. n. 1 São Paulo, jan/mar 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422ASOCeditorialV191201. Acesso em: mar. 2018.

JUNQUEIRA, J. R. Análise da evolução das áreas verdes urbanas – Vila Nova – Joinville/SC. In: COBRAC 2014, Tt UFSC, Florianópolis, 2014.

KING, D. Doing Their Share to Save the Planet: Children and Environmental Crisis. Rutgers University Press, 1995.

LASSERRE, F. Le partage de l’eau dans le monde : un enjeu majeur du xxie siècle. Mélanges de la Casa de Velázquez, 2006. p. 171-183.

LEFF, E. Pensar a complexidade ambiental: A complexidade ambiental. São Paulo: Cortez, 2003.

LUQUET, G.H. O desenho infantil. Porto : Livraria Civilizaçao – Editora, 1969.

MACHADO, C. J. S . Recursos hídricos e cidadania no Brasil: limites, alternativas e desafios, 2003. Disponível em:: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-53X2003000300008. Acesso em: mar. 2018.

MACHADO, P. A. L. Direito Ambiental Brasileiro. 12. ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec, 1993.

MUBARAC SOBRINHO, R. S. Vozes Infantis Indígenas: as culturas escolares como elementos de (des) encontros com as culturas das crianças Sateré-Mawé. Manaus: Valer, 2011

NASCIMENTO-SCHULZE, C. M. Representaçoes sociais da natureza e do meio ambiente. Revista ciências humanas UFSC., Florianópolis, n. 3, p. 87-61, 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/24124/21519. Acesso em: mar. 2018.

ONU, Organisation des Nations Unies pour l’éducation, la science et la culture. Rapport des Nations Unies sur la mise em valeur des ressources en eau 2018, UNESCO, 2018. Disponivel em : http://unesdoc.unesco.org/images/0026/002614/261466f.pdf. Acesso em: mar. 2018

PENA-GARCIA, A. Una perspectiva social de la problemática del agua. Invest. Geog, México, p. 125-137 , 2007 Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0188-46112007000100008&lng=es&nrm=iso. Acesso em: mar. 2018.

PÉREZ, V. R. CRISPIN, A. F. El agua para los ninos de tercero de preescolar del municipio de Puebla, Pue. México. Forum de Sostenibilidad, Leioa, p. 57-66, 2008.

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança, 4. ed. Guanabara, Rio de Janeiro, 1987

PRADO, C. J. B. CARNEIRO, S. M. Livro didático de geografia: estuda da linguagem cartográfica. Educação & Realidade., Porto Alegre, vol. 42. n. 3, jul/set 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-62362017005003101&script=sci_arttext. Acesso em: mar. 2018

SANTOS, M. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2005.

SCHMITZ, A. P.; BITTENCOURT, M. V. L. Crescimento econômico e pressão sobre recursos hídricos. Estudos Econômicos, São Paulo, vol. 47. n. 2. ,p. 329-363, abr/jun 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-41612017000200329&lng=en&nrm=iso. Accesso em: mar. 2018.

SCHWARZ, M. L. SEVEGNANI, L. ANDRÉ, P. Representações da Mata Atlântica e de sua biodiversidade por meio dos desenhos infantis. Ciênc. educ., Bauru, p. 369-388, 2007.

SILVA A. F. AGUIAR, JR. O. BELMIRO, .C. A. Imagens e desenhos infantis nos processos de construção de sentidos em uma sequência de ensino sobre ciclo da água. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.17. n. 3, p. 607-632, set-dez, 2015.

SILVA, S. S. Da Falta de chuvas prejudica abastecimento da água em 13 bairros de Joinville. ND. Disponível em: https://ndonline.com.br/joinville/noticias/falta-de-chuvas-reduziu-em-19-o-nivel-do-rio-pirai-em-joinville. Acesso em: mar. 2018.

SOUZA, S. A. Água juridicamente sustentável: Um estudo sobre a educação ambiental como instrumento de efetividade do programa de conservação e uso racional da água nas edificações de Curitiba/PR. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, vol. 1. n. 1, p. 93-114, jan/jun 2012.

STIMAMIGLIO, A. Hidrografia. In: KNIE, J. L. W. Atlas ambiental da região de Joinville: Complexo hídrico da Baía da Babitonga. Florianópolis: FATMA/GTZ.

TIBERGHIEN, F. Eau et agriculture: problématiques actuelles. GREP., França, n. 213, p. 37-43, 2012.

TYTLER, R. PETERSON, S. & PRAIN, V. Picturing evaporation: Learning science literacy through a particle representation. Teaching Science, the Journal of the Australian Science Teachers Association., Deakin, A.C.T. vol. 52, n.1, p. 12-17, 2006

TUAN, Y. Espaço, tempo, lugar: um arcabouço humanista. Geograficidade, v. 1. n. 1, Inverno 2011.

VYGOTSKY, I. La imaginación y el arte en la infancia. 3. ed. Madrid (Espanha): Ediciones Akal, 1966.

Downloads

Publicado

2020-01-29

Como Citar

Schwarz, M. L., Bonatti, J., & Meira, R. B. (2020). As representações sociais da água de crianças e adolescentes de Joinville. Geografia Ensino & Pesquisa, 23, e31. https://doi.org/10.5902/2236499433918

Edição

Seção

Produção do Espaço e Dinâmica Regional