As representações sociais da água de crianças e adolescentes de Joinville
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499433918Palavras-chave:
Desenho-infantil, Patrimônio-comum-da-humanidade, Visão-utilitaristaResumo
O desenho é uma linguagem que expressa sentimentos e opiniões, revelando o que o seu autor pensa sobre determinada temática. A água e sua importância na vida do homem e da biodiversidade, a maneira como ela é utilizada são questões que vêm sendo discutidas no contexto escolar devido a sua grande influência na vida em sociedade. Este artigo pretende identificar as representações sociais da água pelas crianças e adolescentes de diferentes faixas etárias em Joinville/SC. Foram analisados 192 desenhos elaborados a partir do enunciado “desenhe tudo o que lhe vem em mente quando falamos a palavra ‘água’”. Neste sentido, primeiramente as imagens foram classificadas quanto aos elementos representados, somando um total de 1865 itens. Posteriormente, a abordagem foi dividida em seis temas, conforme o grau de incidência nas representações. A água como importante elemento para a vida do homem e da biodiversidade local; a chuva como elemento importante para o abastecimento de rios e cachoeiras; a água como recurso finito; a água como atividade lúdica e de momentos de lazer; poluição das águas. Os resultados denotaram uma visão utilitarista da água. As crianças e os adolescentes percebem a água mais como um bem de consumo, o que indica necessidade de abordagens que enfoquem a água como Patrimônio Comum da Humanidade.
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