A universidade do capital e o capital na universidade: uma análise crítica da mercantilização do ensino superior na agenda neoliberal

Autores

  • Camila Dutra dos Santos UECE

Resumo

Este artigo propõe uma discussão a cerca do processo de privatização e  mercantilização do ensino, sobretudo do ensino superior e os seus rebatimentos sobre a universidade brasileira. O objetivo central é expor alguns elementos
que evidenciem a destruição gradual da universidade e a transformação da educação superior em um negócio rentável ao capital especulativo. O debate passa primeiro pela crise do capital e seu significado no modelo atual de produção globalizada. Logo em seguida são expostas algumas exigências que este sistema impõe à educação. Posteriormente apresentamos um quadro atual da privatização do ensino superior e o sucateamento da universidade pública e, a guisa de uma conclusão, tentamos identificar as possibilidades de transformação da educação e da escola na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Camila Dutra dos Santos, UECE

Doutora, Mestre e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora adjunta dos Cursos de Geografia da UECE, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Pesquisadora e coordenadora do NATERRA - Grupo de Pesquisa e Articulação Campo, Terra e Território (UECE/CNPq). Coordena o Laboratório de Estudos do Campo, Natureza e Território (LECANTE/UECE) e o Grupo de Estudos Agrários (GEAR/UECE). Tem experiência em pesquisa na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária, Econômica, Urbana e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: questão agrária, conflitos territoriais, agricultura camponesa, expansão e impactos do agronegócio, resistências à territorialização do capital no campo, relação campo-cidade e restruturação urbano-regional. 

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Publicado

2017-10-27

Como Citar

Santos, C. D. dos. (2017). A universidade do capital e o capital na universidade: uma análise crítica da mercantilização do ensino superior na agenda neoliberal. Geografia Ensino & Pesquisa, 01–07. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/29711