GEOTECNOLOGIAS COMO SUBSÍDIO A PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA PARA ALUNOS DE BAIXA VISÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (IBC)

Autores

  • Robson Lopes de Freitas Junior Instituto Benjamin Constant - IBC
  • Vivian Castilho da Costa Instituto de Geografia - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499425952

Resumo

O presente artigo busca demonstrar como as ferramentas de Geotecnologias podem contribuir no ensino de Geografia para alunos que apresentam baixa visão. Para tal, foram realizados procedimentos metodológicos importantes tais como: práticas com os alunos na utilização de ferramentas acessíveis na internet, elaboração de mapas texturizados e em relevo que foram testados pelos alunos e, por fim, a realização de correções das atividades em que se buscou aperfeiçoar o ensino de Geografia para este público. Como resultados, o material aplicado com tal metodologia será implantado, definitivamente, nas atividades acadêmicas dos alunos na disciplina de Geografia do Instituto Benjamin Constant (RJ). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Castilho da Costa, Instituto de Geografia - UERJ

Doutora em Geografia, Pesquisadora do Grupo de Estudos Ambientais (GEA) Departamento de Geografia, Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil

Referências

ALMEIDA, Rosangela Doin de. “Do Desenho ao Mapa: iniciação cartográfica na escola”. São Paulo: Contexto, 2001.

DI MAIO, Angélica Carvalho. “Geotecnologias Digitais no Ensino Médio: avaliação prática de seu potencial”. 2004. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, UNESP, Rio Claro - SP.

FIGUEIREDO, João Ricardo Mello. “O presente pelo passado: variação verbal em narrativas de deficientes visuais”. 2012. Tese (Doutorado em linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, UFRJ, Rio de Janeiro – RJ.

KENSKI, Vani Moreira. “A profissão do professor em um mundo em rede: exigências de hoje, tendências e construção do amanhã: professores, o futuro é hoje”. 1998, Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT), v. 26, n. 143, out./dez.

SENA, Carla Cristina Reinaldo Gimenes; CARMO, Waldirene Ribeiro do. “Uso de Maquetes no Ensino de Conceitos de Geografia Física para Deficientes Visuais”. In: XI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. 2005, Anais de resumo, São Paulo, v.1.

VASCONCELLOS, Regina. “A cartografia tátil e o deficiente visual: uma avaliação das etapas de produção e uso do mapa”. 1993. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, USP, São Paulo - SP.

VENTORINI, Silvia Elena. “A Experiência como fator determinante na representação espacial do deficiente visual”. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia). Programa de Pós-Graduação em Geografia, UNESP, Rio Claro – SP.

ZUCHERATO, Bruno; FREITAS, Maria Isabel Castreghini de. “A construção de gráficos táteis para alunos deficientes visuais”. Ciência em Extensão, v.7, n.1, p. 24-41. Disponível em: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/343/403. Acesso em: dezembro de 2016.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Freitas Junior, R. L. de, & Costa, V. C. da. (2017). GEOTECNOLOGIAS COMO SUBSÍDIO A PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA PARA ALUNOS DE BAIXA VISÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (IBC). Geografia Ensino & Pesquisa, 21(2), 135–145. https://doi.org/10.5902/2236499425952

Edição

Seção

Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia