GEOTECNOLOGIAS COMO SUBSÍDIO A PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA PARA ALUNOS DE BAIXA VISÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (IBC)

Autores

  • Robson Lopes de Freitas Junior Instituto Benjamin Constant - IBC
  • Vivian Castilho da Costa Instituto de Geografia - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499425952

Resumo

O presente artigo busca demonstrar como as ferramentas de Geotecnologias podem contribuir no ensino de Geografia para alunos que apresentam baixa visão. Para tal, foram realizados procedimentos metodológicos importantes tais como: práticas com os alunos na utilização de ferramentas acessíveis na internet, elaboração de mapas texturizados e em relevo que foram testados pelos alunos e, por fim, a realização de correções das atividades em que se buscou aperfeiçoar o ensino de Geografia para este público. Como resultados, o material aplicado com tal metodologia será implantado, definitivamente, nas atividades acadêmicas dos alunos na disciplina de Geografia do Instituto Benjamin Constant (RJ). 

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Biografia do Autor

Vivian Castilho da Costa, Instituto de Geografia - UERJ

Doutora em Geografia, Pesquisadora do Grupo de Estudos Ambientais (GEA) Departamento de Geografia, Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Freitas Junior, R. L. de, & Costa, V. C. da. (2017). GEOTECNOLOGIAS COMO SUBSÍDIO A PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA PARA ALUNOS DE BAIXA VISÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT (IBC). Geografia Ensino & Pesquisa, 21(2), 135–145. https://doi.org/10.5902/2236499425952

Edição

Seção

Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia

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