CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA MITIGAÇÃO DOS EFEITOS DE EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO IGARAPÉ ALTAMIRA EM ALTAMIRA-PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499425822

Resumo

O objetivo neste artigo é verificar como a Educação Ambiental pode contribuir para a mitigação de impactos de eventos extremos na Bacia Hidrográfica do Igarapé Altamira na cidade de Altamira/PA. Os procedimentos metodológicos incluíram: revisão de literatura acerca da temática, delimitação da área de estudo, aquisição de dados e informações climáticas junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), análise e correlação dos dados obtidos. A análise da correlação dos elementos discutidos permite concluir que mesmo que o evento extremo em questão seja engendrado em escala global, a existência do perigo é função do ajuste humano aos eventos naturais sazonais. Portanto, o evento de 12 de abril de 2009 não representaria perigo se as planícies inundáveis não fossem habitadas.

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Biografia do Autor

Aldani Braz Carvalho, Universidade Federal do Pará - UFPA Faculdade de Geografia - UFPA / Altamira

Aldani Braz Carvalho é Mestre do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) na UFPA, possui Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade (UNINTER), é licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É membro do Grupos de Estudos, Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia - GEDTAM. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, Educação Ambiental e Ensino de Geografia.

José Antonio Herrera, Universidade Federal do Pará - UFPA Programa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia - PPGEO / UFPA - Belém Faculdade de Geografia / UFPA - Altamira

Possui graduação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Pará (2001), mestrado em Agriculturas Amazônicas pela Universidade Federal do Pará (2003) e Doutorado (2012) em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pelo Instituto de Economia da UNICAMP. Compõe o quadro de docentes da Graduação em Geografia no Campus Universitário de Altamira e está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO / IFCH do Campus Universitário da UFPA em Belém. Atualmente é líder do grupo de estudos Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia - GEDTAM e tem atuado nas temáticas: Políticas de Desenvolvimento e Transformações Socioeconômicas na Amazônia e Produção do Espaço Agrário. Atualmente os projetos de pesquisas objetivam compreender a relação campo - cidade na Amazônia; produção agropecuária familiar na Amazônia; e as consequências socioeconômicas e ambientais geradas pelo Empreendimento Hidrelétrico de Belo Monte no Território da Transamazônica e Xingu no Sudoeste Paraense. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

Carvalho, A. B., & Herrera, J. A. (2017). CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA MITIGAÇÃO DOS EFEITOS DE EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO IGARAPÉ ALTAMIRA EM ALTAMIRA-PA. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(3), 196–203. https://doi.org/10.5902/2236499425822

Edição

Seção

Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental