RACISMO E EXPERIÊNCIA DO LUGAR EM ESTUDANTES NEGRAS E NEGROS

Autores

  • Diogo Marçal Cirqueira Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR-UFF)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499424136

Resumo

 O objetivo desse artigo é analisar a trajetória sócio-espacial de estudantes negras e negros nos/pelos lugares de educação formal, de fato, suas narrativas sobre esses lugares. Tendo como influência o livro A geografia do aluno trabalhador, de Resende (1986), busca-se pensar uma “geografia da/o estudante negra/o”. Para isso, a noção de trajetória sócio-espacial é importante, pois, permite dimensionar a experiência desses estudantes em sua amplitude temporal-espacial pelos lugares. Por conta do racismo existente nos lugares de educação formal, a experiência de estudantes negras/os é marcada por desapontamentos e contrariedades, o que evoca por vezes uma relação topofóbica com essas espacialidades. Isso é expresso na narrativa de uma entrevistada, que, ao falar da escola, apresenta termos como “terror”, “medo”, “sofrimento” e “desânimo” para tratar de suas vivências. Esse tipo de experiência parece se reproduzir no ensino superior, cujas/os estudantes experimentam um certo isolamento e conflitos por serem “negras/os fora do lugar”. Essas experiências confirmam a assertiva de alguns geógrafos que afirmam que a identidade racial de sujeitos e grupos define padrões diferenciados de experiência do espaço. No que se refere a população negra, reminiscências de um passado escravista e a atuação do racismo conduzem a experiências marcadas pela violência, negação e a fixação em lugares simbólicos e físicos. Estudantes negras/os nos lugares de educação formal, assim, conformam trajetórias marcadas por experiências de humilhação; desqualificação e demérito; desmotivação e desestímulo; e inculcação de um senso de deslocamento e de se estar “fora-de-lugar”. Isso demonstra os limites dos discursos universalistas difundidos nesses lugares e nos impele a enfrentar e buscar mecanismos mais efetivos para desconstruir o racismo.  

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Biografia do Autor

Diogo Marçal Cirqueira, Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR-UFF)

Professor de Geografia no Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR-UFF)

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Cirqueira, D. M. (2017). RACISMO E EXPERIÊNCIA DO LUGAR EM ESTUDANTES NEGRAS E NEGROS. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(2), 72–87. https://doi.org/10.5902/2236499424136