O ENSINO DA GEOGRAFIA POLÍTICA LOCAL NA ESCOLA COMO PERSPECTIVA DE EFETIVAÇÃO DA CIDADANIA

Autores

  • Lara Moraes Borowski Professora da Rede Municipal de Educação de Camaçari-BA.
  • Antonio Angelo Martins da Fonseca Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499420517

Resumo

A partir da geografia política é possível trabalhar conteúdos conceituais e atitudinais fundamentais para a efetivação da cidadania, objetivo primaz da educação básica. E a escala local, especificamente, apresenta importantes revelações que são muito bem representadas pelo papel do município no federalismo brasileiro. Com base nestas considerações, objetiva-se neste artigo analisar quais são as principais abordagens referentes à geografia política presentes na educação básica e discutir sobre a potencialidade da escala local como uma perspectiva de aprendizagem significativa e de efetivação da cidadania. Por fim, é apresentada uma proposta de sequência didática, flexível, que pode ser operacionalizada em sala de aula tomando o município como escala de referência para análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Moraes Borowski, Professora da Rede Municipal de Educação de Camaçari-BA.

Lara Moraes Borowski

Bacharel e licenciada em Geografia pela Universidade Federal da Bahia/UFBA e Professora da Rede Municipal de Educação de Camaçari-BA. E-mail: laramoraes.b@gmail.com

Antonio Angelo Martins da Fonseca, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Antonio Angelo Martins da Fonseca

Professor Adjunto do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia/UFBA.

 

 

Referências

AUSUBEL, D; NOVAK, J; HANESIAN, H. Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.

_____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CALLAI, H. C; ZARTH, P. A. O estudo do município e o ensino de historia e geografia. Ijui: livraria UNIJUÍ Editora, 1988.

CAMACHO, R. S; ALMEIDA, R. A. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Fundamental em debate. Revista Formação, Presidente Prudente, v. 1, n.15, p. 36-60, 2008.

Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/issue/view/70. Acesso em: 23 de março de 2015

CASTRO, I. O problema da escala. In: CASTRO, Iná; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORREA, Roberto Lobato. (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 117–140.

_____. Geografia e Política: território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

COVRE, M. L. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 2013.

CHEVALLARD, Y. La Transposición didactica: del saber sábio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique editores, 1998.

FONSECA, A. A. M. Instituição e Desenvolvimento Territorial: o desempenho municipal após o processo de descentralização. Feira de Santana: Gráfica da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2005.

_____. A geografia política e a valorização das dinâmicas locais. Humanas, Feira de Santana, n. 4, p. 13 -37, jul./dez, 2003.

_____. Federalismo, descentralização e a emergência de localismos no Brasil. In: _____; PERTILE, Noeli; CALDAS; Alcides dos Santos; BRITO; Cristovão (Orgs.). Estado, território e a dinâmica das fronteiras: reflexões e novos desafios. Salvador: JM Gráfica e Editora, 2013. p. 159-186.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

KAERCHER, N. A. O gato comeu a geografia crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de geografia. In: PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino (Orgs.). Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, v. 1, 2002. p. 1-383.

MARSHALL T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.

SANTOS, M. O espaço do cidadão. 4. ed. São Paulo: Nobel, 1998.

TAYLOR, P. Political Geography: World-Economy, Nation-State and Locality. London: Longman, 1985.

VAINER, C. B. As escalas do poder e o poder das escalas: o que pode o poder local? In: IX ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 2001, Rio de Janeiro. In: Anais do IX Encontro Nacional da ANPUR, 2001. Anais... Recife, 2001. v. 1. p. 140-151.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Borowski, L. M., & Fonseca, A. A. M. da. (2017). O ENSINO DA GEOGRAFIA POLÍTICA LOCAL NA ESCOLA COMO PERSPECTIVA DE EFETIVAÇÃO DA CIDADANIA. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(2), 88–98. https://doi.org/10.5902/2236499420517