O ENSINO DA GEOGRAFIA POLÍTICA LOCAL NA ESCOLA COMO PERSPECTIVA DE EFETIVAÇÃO DA CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499420517Resumo
A partir da geografia política é possível trabalhar conteúdos conceituais e atitudinais fundamentais para a efetivação da cidadania, objetivo primaz da educação básica. E a escala local, especificamente, apresenta importantes revelações que são muito bem representadas pelo papel do município no federalismo brasileiro. Com base nestas considerações, objetiva-se neste artigo analisar quais são as principais abordagens referentes à geografia política presentes na educação básica e discutir sobre a potencialidade da escala local como uma perspectiva de aprendizagem significativa e de efetivação da cidadania. Por fim, é apresentada uma proposta de sequência didática, flexível, que pode ser operacionalizada em sala de aula tomando o município como escala de referência para análise.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D; NOVAK, J; HANESIAN, H. Psicologia educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000.
_____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CALLAI, H. C; ZARTH, P. A. O estudo do município e o ensino de historia e geografia. Ijui: livraria UNIJUÍ Editora, 1988.
CAMACHO, R. S; ALMEIDA, R. A. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Fundamental em debate. Revista Formação, Presidente Prudente, v. 1, n.15, p. 36-60, 2008.
Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/issue/view/70. Acesso em: 23 de março de 2015
CASTRO, I. O problema da escala. In: CASTRO, Iná; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORREA, Roberto Lobato. (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 117–140.
_____. Geografia e Política: território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
COVRE, M. L. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 2013.
CHEVALLARD, Y. La Transposición didactica: del saber sábio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique editores, 1998.
FONSECA, A. A. M. Instituição e Desenvolvimento Territorial: o desempenho municipal após o processo de descentralização. Feira de Santana: Gráfica da Universidade Estadual de Feira de Santana, 2005.
_____. A geografia política e a valorização das dinâmicas locais. Humanas, Feira de Santana, n. 4, p. 13 -37, jul./dez, 2003.
_____. Federalismo, descentralização e a emergência de localismos no Brasil. In: _____; PERTILE, Noeli; CALDAS; Alcides dos Santos; BRITO; Cristovão (Orgs.). Estado, território e a dinâmica das fronteiras: reflexões e novos desafios. Salvador: JM Gráfica e Editora, 2013. p. 159-186.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
KAERCHER, N. A. O gato comeu a geografia crítica? Alguns obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de geografia. In: PONTUSCHKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino (Orgs.). Geografia em Perspectiva. São Paulo: Contexto, v. 1, 2002. p. 1-383.
MARSHALL T. H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
SANTOS, M. O espaço do cidadão. 4. ed. São Paulo: Nobel, 1998.
TAYLOR, P. Political Geography: World-Economy, Nation-State and Locality. London: Longman, 1985.
VAINER, C. B. As escalas do poder e o poder das escalas: o que pode o poder local? In: IX ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 2001, Rio de Janeiro. In: Anais do IX Encontro Nacional da ANPUR, 2001. Anais... Recife, 2001. v. 1. p. 140-151.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.