Estágio supervisionado como espaço de revisão de conceitos na formação inicial de futuros professores de Geografia

Autores

  • Maria Cleonice Barbosa Braga Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
  • Francisco de Assis dos Santos Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499417902

Resumo

A formação inicial de professores é desafiada a desenvolver um trabalho que rompa com a histórica dissociação entre teoria e prática. Nessa perspectiva o presente trabalho buscou compreender as concepções de estágio de estudantes de uma Licenciatura em Geografia ao longo de dois anos de envolvimento no componente curricular Estágio Supervisionado.  O foco foi desenvolver uma práxis no sentido de atingir uma mudança não apenas conceitual, mas prática. A pesquisa-ação foi o caminho que usamos para acompanhar as possíveis reconstruções das referidas concepções. A análise dos dados nos mostrou que as mudanças superaram a mera concepção de estágio, que deixou de ser momento de colocar em prática os conteúdos, “habilidades” e “práticas” aprendidos na licenciatura, para ser um campo de conhecimento. A compreensão da articulação entre as problemáticas vividas na sala de aula e na escola com a realidade social mais ampla; a origem das “teorias” e práticas pessoais e coletivas; são alguns dos aprendizados destacados pelos alunos ao final do componente curricular.

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Biografia do Autor

Maria Cleonice Barbosa Braga, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Professora Titular do Departamento de Educação/ UEFS, Mestre em Geografia (UFS), Doutora em Educação (UFSCAR), com atuação na licenciatura de Geografia na Área de Metodologia e Prática de Ensino/ Estágio supervisionado.

Francisco de Assis dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Professor Assistente do Departamento de Educação/ UEFS, Mestre em Geografia (UFS), com atuação nas licenciaturas de Geografia e Pedagogia na Área de Metodologia e Prática de Ensino/ Estágio supervisionado.

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Publicado

2016-09-14

Como Citar

Braga, M. C. B., & Santos, F. de A. dos. (2016). Estágio supervisionado como espaço de revisão de conceitos na formação inicial de futuros professores de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, 20(2), 95–102. https://doi.org/10.5902/2236499417902