Estágio supervisionado como espaço de revisão de conceitos na formação inicial de futuros professores de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499417902Abstract
A formação inicial de professores é desafiada a desenvolver um trabalho que rompa com a histórica dissociação entre teoria e prática. Nessa perspectiva o presente trabalho buscou compreender as concepções de estágio de estudantes de uma Licenciatura em Geografia ao longo de dois anos de envolvimento no componente curricular Estágio Supervisionado. O foco foi desenvolver uma práxis no sentido de atingir uma mudança não apenas conceitual, mas prática. A pesquisa-ação foi o caminho que usamos para acompanhar as possíveis reconstruções das referidas concepções. A análise dos dados nos mostrou que as mudanças superaram a mera concepção de estágio, que deixou de ser momento de colocar em prática os conteúdos, “habilidades” e “práticas” aprendidos na licenciatura, para ser um campo de conhecimento. A compreensão da articulação entre as problemáticas vividas na sala de aula e na escola com a realidade social mais ampla; a origem das “teorias” e práticas pessoais e coletivas; são alguns dos aprendizados destacados pelos alunos ao final do componente curricular.Downloads
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