Natureza, Território, Civilização e Modernidade e a construção da nação nos livros didáticos de geografia da Primeira República

Autores

  • Naiemer Ribeiro de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499417755

Resumo

Esse artigo analisa a presença de uma ideologia nacional e a compreensão de como se formou e se criou uma ideia e imagem de Brasil nos livros didáticos de geografia do ensino secundário na Primeira República (1889-1930), período decisivo à afirmação e definição da nacionalidade brasileira no qual a unicidade e a centralização do território eram valores imprescindíveis. O cabedal teórico-metodológico mobilizado para a compreensão do espaço e da realidade vivida à época e registrada nos livros didáticos de geografia se apoiou na análise histórica do período, da geografia escolar e do pensamento geográfico. Desta conjunção foram extraídas as categorias de análise: Natureza e Território; e Civilização e Modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiemer Ribeiro de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Geografia no Instituto de Geociências da UFMG (2012). Especialista em História e Culturas Políticas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (2007). Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Suas pesquisas se relacionam com a História da Geografia e da Geografia Escolar no Brasil. Foi professora de Geografia na rede pública de ensino, estadual e municipal, por 6 anos, atuando nos níveis médio e fundamental da Educação Básica. Desde 2011 é Técnica em Assuntos Educacionais e trabalha na Diretoria de Divulgação Científica da Pró Reitoria de Extensão da UFMG, atuando em projetos como a UFMG Jovem; a Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais; o Projeto Barômetro: ciência, café e debate; a exposição "Madame Curie em Minas Gerias"; entre outros.

Referências

ANDERSON, Benedict. Nação e Consciência nacional. São Paulo: Ática, 1989.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1990.

CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República do Brasil. são Paulo, Cia das Letras, 1990.

______________________. A construção da ordem: A elite política imperial; Teatro das sombras: a política imperial. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2000.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, v.30, n.3., p. 549-566, set/dez 2004.

DOLHNIKOFF, Miriam. Elites regionais e a construção do Estado nacional. In: JANCSÓ, István. Brasil: formação do Estado e da nação. São Paulo: Hucitec, Ed. Unijuí, Fapesp, 2003.

DUTRA, Eliana de Freitas. Rebeldes literários da República: história e identidade nacional no Alamanque Brasileiro Garnier (1903 – 1914). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

EAGLETON, Terry. Ideologia: uma introdução. São Paulo: Editora UNESP: Editora Boitempo, 1997.

FERRAZ, Cláudio Benito Oliveira. O Discurso Geográfico: a obra de Delgado de Carvalho no contexto da Geografia brasileira – 1913 a 1942. 1994. 164 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). FFLCH/USP, São Paulo, 1994.

GOMES, Ângela de Castro. A República, a história e o IHGB. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009.

GUIBERNAU, Montserrat. Nacionalismos: o estado nacional e o nacionalismo no século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

HAIDAR, Maria de Lourdes Mariotto. O Ensino Secundário no Brasil Império. São Paulo: EDUSP, 2008.

HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. A Invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

HOBSBAWN, Eric. Nações e Nacionalismos desde 1780: Programa, mito e realidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

JANCSÓ, István; PIMENTA, João Paulo G. Peças de um mosaico (ou apontamentos para o estudo da emergência da identidade nacional brasileira). In: MOTA, Carlos Guilherme. Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000): formação, histórias. São Paulo: Senac: 2000. 127-175p.

LOURENÇO, Claudinei. A natureza no ensino de Geografia de 1º e 2º graus: perguntas ao passado. 1996. Dissertação de mestrado - USP, São Paulo. MAGNOLI, Demétrio. O corpo da pátria: imaginação geográfica e política externa no Brasil (1808 – 1912). São Paulo: EdUnesp: Moderna, 1997.

MORAES, Antonio Carlos Robert. Ideologias geográficas: espaço, cultura e política no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1988.

________, Antônio Carlos R. Território e História no Brasil. São Paulo: Annablume: 2005.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2009.

PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. Da geografia que se ensina à gênese da geografia moderna. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1993.

ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da. A trajetória da disciplina geografia no currículo escolar brasileiro (1837 – 1942). 1994. Dissertação de mestrado. - Puc-SP, São Paulo.

______________________. Por uma Geografia moderna na sala de aula: Rui Barbosa e Delgado de Carvalho e a renovação do ensino de geografia no Brasil. Mercator/UFC, n. 15, p. 75- 94, 2009.

VEIGA, Cynthia Greive. História da Educação. São Paulo: Ática, 2007.

Downloads

Publicado

2016-09-14

Como Citar

Carvalho, N. R. de. (2016). Natureza, Território, Civilização e Modernidade e a construção da nação nos livros didáticos de geografia da Primeira República. Geografia Ensino & Pesquisa, 20(2), 78–94. https://doi.org/10.5902/2236499417755