SOBRE AS GEOGRAFIAS QUE APRENDO E ENSINO: A QUESTÃO DO CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO EM IRATI, PARANÁ

Autores

  • Daniel Luiz Stefenon Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499415939

Resumo

O estudo de caso que deu origem a este texto procurou identificar as representações dos estudantes de licenciatura em Geografia da UNICENTRO, Campus de Irati/PR, acerca dos distanciamentos e aproximações entre a academia e a escola. A partir dos resultados da pesquisa e sua relação com os referentes teóricos acerca da temática em questão, aponta-se para uma necessária revisão dos princípios que fundamentam o processo formativo inicial do docente, em especial do curso em questão, os quais estejam mais fortemente identificados com a escola, compreendida como um locus tanto de partilha de identidades, como também, promotor de equidade de acesso ao chamado “conhecimento poderoso”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Luiz Stefenon, Unicentro

Professor de prática de ensino do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus de Irati/PR; e doutorando pela faculdade de educação da USP.

Referências

ALVES-MAZZOTI. Alda Judith. Representações da identidade docente: uma contribuição para a formulação de Políticas. Revista Ensaio, v. 15, n. 57. Rio de Janeiro: Fundação Cesgranrio, 2007.

BERNSTEIN, Basil. La estructura del discurso pedagógico. Madrid: Ediciones Morata, 1993.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998.

FARR, Robert. Representações sociais: a teoria e sua história. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra. Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1995.

GATTI, Bernadette Angelina. A. Formação dos professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, v. 31, n. 113. Campinas: Unicamp, 2010.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003.

NÓVOA, António (Org.) Os Professores e a sua formação. Lisboa. Publicações Dom Quixote. 1995.

SACRAMENTO, Ana Cláudia Ramos. O currículo na construção do conhecimento geográfico: Um estudo da ação docente de duas escolas estaduais em São Paulo. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, USP. São Paulo: 2007.

SACRISTÁN, Jesus Gimeno. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? In: SACRISTÁN, Jesus Gimeno e GÓMEZ, Angel Perez. Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre, Artmed, 2000.

SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2010.

YOUNG. Michael. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade. Vol. 28, no. 101, p. 1287-1302. Campinas, Unicamp, 2007.

____________ O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação. Vol. 16, no. 48. S/d, 2011.

Downloads

Publicado

2017-04-20

Como Citar

Stefenon, D. L. (2017). SOBRE AS GEOGRAFIAS QUE APRENDO E ENSINO: A QUESTÃO DO CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO EM IRATI, PARANÁ. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(1), 87–93. https://doi.org/10.5902/2236499415939