A GEOLOGIA/GEOMORFOLOGIA COSTEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONTEXTUALIZADA

Autores

  • Marcos Paulo Souza Novais Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499414214

Resumo

Os livros didáticos continuam a ser a principal referência na sala de aula para alunos e professores das escolas públicas e privadas do país, embora muitas vezes utilizado de forma variada: em alguns momentos estimula a reflexão sobre o espaço geográfico e em outros trabalha com a Geografia de modo tradicional e não reflexivo. O litoral brasileiro possui uma extensão de aproximadamente 8.500 km, ao longo da qual ocorrem unidades fisiográficas variadas, sendo que a maior parte da população urbana reside nas cidades concentradas ao longo do litoral. Neste contexto a geologia/geomorfologia da zona costeira é apresentada de forma diferenciada nos manuais didáticos de Geografias, onde a abordagem das definições das formas que compõem a fisionomia dessa paisagem varia de coleção para coleção, de autor para autor. O objetivo deste trabalho é analisar como a geologia/geomorfologia costeira é abordada nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio, bem como refletir a prática pedagógica docente no que concerne ao ensino de uma geografia contextualizada. A metodologia utilizada baseou-se em revisão bibliográfica e análise comparativa de livros didáticos, onde foi avaliado utilizando os seguintes critérios:a) análise do perfil do autor ou autores; b) adequação dos textos e da linguagem ao público ao qual se destina; c) qualidade das imagens, representações gráficas e cartográficas; d) coerência da proposta teórico-metológica; e) abordagem conceitual; f) as fontes bibliográficas. Os resultados preliminares demonstram que alguns manuais didáticos conservam uma visão restrita sobre essa temática, e quase sempre associada às questões ambientais, porém já dispomos de livros didáticos que apresentam uma análise geológico-geomorfológica das regiões costeiras abordando conceitos e definições de feições dessa paisagem, aproximando o docente e o aluno ao conhecimento desses ambientes. Faz se necessário ainda (re) pensarmos às práticas de ensino e a produção de material didático no tocante a produção de uma geografia contextualizada.

 

Palavras-chave: Zona Costeira, livros didáticos, prática pedagógica


DOI: 10.5902/2236499414214

 

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Biografia do Autor

Marcos Paulo Souza Novais, Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (1999), especialista em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela UNEB (2002), especialista em Educação a Distância pela UNEB (2010) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2009). É professor Assistente da UNEB e docente da Secretaria de Educação da Bahia. Tem experiência nas áreas de Educação Geográfica, Prática de Ensino, Estagio, Meio Ambiente, Educação Ambiental, Educação do Campo, Novas Tecnologias Educacionais e Geografia SocioAmbienta

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Publicado

2016-05-24

Como Citar

Novais, M. P. S. (2016). A GEOLOGIA/GEOMORFOLOGIA COSTEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONTEXTUALIZADA. Geografia Ensino & Pesquisa, 20(1), 84–94. https://doi.org/10.5902/2236499414214