A GEOLOGIA/GEOMORFOLOGIA COSTEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: POR UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA CONTEXTUALIZADA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499414214Resumo
Os livros didáticos continuam a ser a principal referência na sala de aula para alunos e professores das escolas públicas e privadas do país, embora muitas vezes utilizado de forma variada: em alguns momentos estimula a reflexão sobre o espaço geográfico e em outros trabalha com a Geografia de modo tradicional e não reflexivo. O litoral brasileiro possui uma extensão de aproximadamente 8.500 km, ao longo da qual ocorrem unidades fisiográficas variadas, sendo que a maior parte da população urbana reside nas cidades concentradas ao longo do litoral. Neste contexto a geologia/geomorfologia da zona costeira é apresentada de forma diferenciada nos manuais didáticos de Geografias, onde a abordagem das definições das formas que compõem a fisionomia dessa paisagem varia de coleção para coleção, de autor para autor. O objetivo deste trabalho é analisar como a geologia/geomorfologia costeira é abordada nos livros didáticos de Geografia do Ensino Médio, bem como refletir a prática pedagógica docente no que concerne ao ensino de uma geografia contextualizada. A metodologia utilizada baseou-se em revisão bibliográfica e análise comparativa de livros didáticos, onde foi avaliado utilizando os seguintes critérios:a) análise do perfil do autor ou autores; b) adequação dos textos e da linguagem ao público ao qual se destina; c) qualidade das imagens, representações gráficas e cartográficas; d) coerência da proposta teórico-metológica; e) abordagem conceitual; f) as fontes bibliográficas. Os resultados preliminares demonstram que alguns manuais didáticos conservam uma visão restrita sobre essa temática, e quase sempre associada às questões ambientais, porém já dispomos de livros didáticos que apresentam uma análise geológico-geomorfológica das regiões costeiras abordando conceitos e definições de feições dessa paisagem, aproximando o docente e o aluno ao conhecimento desses ambientes. Faz se necessário ainda (re) pensarmos às práticas de ensino e a produção de material didático no tocante a produção de uma geografia contextualizada.
Palavras-chave: Zona Costeira, livros didáticos, prática pedagógica
DOI: 10.5902/2236499414214
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