Dialogando com o livro didático de geografia: análise do discurso sobre questão agrária em obras do Ensino Médio

Autores

  • Maria Aline Silva Universidade Federal do Ceará
  • Alexandra Maria Oliveira Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499412494

Resumo

A pesquisa analisa os discursos, sobre a questão agrária, veiculados em livros didáticos de Geografia do Ensino Médio. A metodologia utilizada baseia-se em levantamentos bibliográficos sobre o tema e no estudo das obras selecionadas pelo viés da análise do discurso, de acordo com Foucault (1997). As obras foram escolhidas entre as mais vendidas no ano de 2010, segundo a ABRELIVROS (Associação Brasileira de Livros), e são as mais adotadas em escolas públicas de Fortaleza-CE.  Com a pesquisa constatou-se que o discurso sobre Questão Agrária no livro didático de Geografia aproxima-se do discurso capitalista, que defende o agronegócio como forma de desenvolvimento no campo, negando, na maioria dos casos, a importância da agricultura familiar e do campesinato.

Palavras-chave: Livro didático; Questão Agrária; Ideologias.

 

DOI: 10.5902/2236499412494

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Biografia do Autor

Maria Aline Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Ceará

Alexandra Maria Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Professora do departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2014-01-03

Como Citar

Silva, M. A., & Oliveira, A. M. (2014). Dialogando com o livro didático de geografia: análise do discurso sobre questão agrária em obras do Ensino Médio. Geografia Ensino & Pesquisa, 17(3), 91–106. https://doi.org/10.5902/2236499412494