Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
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Todos os metadados da submissão foram preenchidos na plataforma, incluindo o ORCID dos autores, link para a plataforma Lattes e biografia. Ao realizar a submissão, o primeiro autor deve editar seu perfil, na opção de inserção de coautores.
Artigos com preenchimento incompleto serão automaticamente rejeitados. - O texto está formatado segundo as normas do template disponibilizado nas Diretrizes para Autores. Artigos fora das normas serão automaticamente rejeitados.
- O texto não apresenta nenhuma referência que permita identificar seus autores, garantindo as condições para uma avaliação cega por pares. No caso de haver mapas, os autores devem retirar a identificação como logos de Universidades ou laboratórios.
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Deverá ser observado um número de submissões máximo de 2 artigos por autor e/ou co-autor a cada edição. Submissões superiores a esse número serão arquivadas.
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Os artigos de graduados e pós-graduandos sem a coautoria de pelo menos um doutor, serão arquivados sem passar pelo processo de avaliação por pares (regra instituída em dezembro de 2022);
- O artigo deve apresentar o resumo nas três línguas abrangentes pela revista: português, inglês e espanhol. Regra instituída em Junho de 2022.
- O artigo deve ter entre 15 e 30 páginas. Artigos com um número superior ou inferior de páginas serão automaticamente rejeitados.
Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia
Esta seção tem foco na publicação de pesquisas originais relacionadas ao sensoriamento remoto e geoinformação. Assim, são encorajados estudos que promovem o desenvolvimento de ferramentas, estudos aplicados nas diversas áreas de conhecimento e integração de dados. Assim, sistemas de informação geográficas (SIG), sensoriamento remoto, veículos aéreos não tripulados (VANTs - drones), espectroradiometria, webSIG, são exemplos de fontes de dados usuais dos estudos voltados a área de Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia.
Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental
Esta seção busca apresentar trabalhos que proporcionem discussões e análises geográficas relacionadas à temas que envolvem o Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental, com novas proposições metodológicas de análise, conservação e gerenciamento do meio de forma a propor novas políticas de gestão; trabalhos com contribuições a respeito de avaliações de impactos, formas de análises, e estudos de casos que apresentem avanços na discussão da ciência geográfica relacionada aos temas referidos e que possam gerar impactos à comunidade de forma geral.
Produção do Espaço e Dinâmica Regional
O estudo do espaço geográfico é atravessado por múltiplas forças e atores sociais, econômicos, culturais, ambientais, entre outros, que convergem ou divergem para a formação das relações que moldam o entendimento da nossa ciência. Desta forma, a seção "Produção do Espaço e Dinâmica Regional" aceita contribuições atreladas às diferentes categorias de análise desta ciência, buscando leituras articuladas e críticas sobre como as diferentes forças e os distintos atores que interferem e são influenciados na e para a produção do espaço e a dinâmica regional. São aceitos artigos voltados a análise, a interpretação, a compreensão e a discussão das múltiplas facetas da realidade em sua inter-relação teórico-prática, bem como abordagens epistemológicas e aplicadas.
Ensino e Geografia
A seção Ensino de Geografia, da REGEP, aceita contribuições que enfoquem práticas inovadoras e que visem articular conhecimentos geográficos teóricos e práticos, temas voltados às (geo)tecnologias educacionais e discussões teóricas, epistemológicas e voltadas às políticas públicas na/para a educação geográfica. Também, tem-se como foco de interesse abordagens que envolvam a formação inicial e continuada de docentes da área e que promovam reflexões sobre a atuação dos profissionais do ensino de Geografia, assim como proposições que passem pelas temáticas de (auto)formação docente. Busca-se valorizar a diversidade de temáticas inerentes ao ensino de Geografia e formação docente, prezando pela presença de assuntos que tragam (novas e) aprofundadas discussões para a seção, promovendo um avanço nos debates e reflexões da área.
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A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
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