Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Todos os metadados da submissão foram preenchidos na plataforma, incluindo o ORCID dos autores, link para a plataforma Lattes e biografia. Ao realizar a submissão, o primeiro autor deve editar seu perfil, na opção de inserção de coautores.
     Artigos com preenchimento incompleto serão automaticamente rejeitados.

  • O texto está formatado segundo as normas do template disponibilizado nas Diretrizes para AutoresArtigos fora das normas serão automaticamente rejeitados.
  • O texto não apresenta nenhuma referência que permita identificar seus autores, garantindo as condições para uma avaliação cega por pares. No caso de haver mapas, os autores devem retirar a identificação como logos de Universidades ou laboratórios.
  • Deverá ser observado um número de submissões máximo de 2 artigos por autor e/ou co-autor a cada edição. Submissões superiores a esse número serão arquivadas.

  • Os artigos de graduados e pós-graduandos sem a coautoria de pelo menos um doutor, serão arquivados sem passar pelo processo de avaliação por pares (regra instituída em dezembro de 2022);

  • O artigo deve apresentar o resumo nas três línguas abrangentes pela revista: português, inglês e espanhol. Regra instituída em Junho de 2022.
  • O artigo deve ter entre 15 e 30 páginas. Artigos com um número superior ou inferior de páginas serão automaticamente rejeitados.

Diretrizes para Autores

A revista Geografia Ensino & Pesquisa publica somente artigos científicos.

 

Entende-se por artigo científico, um trabalho acadêmico inédito entre 15 e 30 páginas, produzido a partir de um processo de pesquisa científica, que resulte em conhecimentos e/ou reflexões originais sobre determinado campo de conhecimento da Geografia. O artigo pode resultar de uma reflexão exclusivamente teórica, todavia, a originalidade na interpretação do objeto e a relevância da discussão dentro da área deve ser garantida, a fim de evitar que meras revisões teóricas sejam encaminhadas como artigos científicos.

Relatórios provenientes de disciplinas ou de trabalhos de campo não serão aceitos!

 

Passos para a Submissão

Para iniciar o procedimento de submissão de trabalhos é necessário o cadastramento. Se o autor já foi cadastrado anteriormente, basta entrar no sistema e iniciar o processo de submissão.

1 - Os textos deverão ser enviados pela internet, exclusivamente através da plataforma da revista.

2 - É obrigatória a utilização de processadores de texto compatíveis com Windows.

3 - Os artigos não poderão ter menos de 15 e mais de 30 páginas, devendo ser formatados segundo o modelo abaixo:

Obs.: A partir de 29/09/2022 a revista Geografia Ensino & Pesquisa passa a adotar um novo template para essa edição.

TEMPLATE DO ARTIGO

4 - As figuras, tabelas e gráficos devem estar contidas no corpo do artigo e respeitar as medidas máximas de 21 x 27,5 cm. Caso seu arquivo seja superior a 2 MB, procure enviar as figuras separadamente como "arquivo suplementar". Caso as figuras sejam enviadas separadas do corpo do texto é necessário indicar o local para inserção. 

5 - A partir do novo modelo adotado no dia 06/06/2022, é obrigatório o envio do resumo nos três idiomas abrangidos pela revista (português, inglês e espanhol).

6 - Outras instruções estão no item "Condições para a submissão".

Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia

Esta seção tem foco na publicação de pesquisas originais relacionadas ao sensoriamento remoto e geoinformação. Assim, são encorajados estudos que promovem o desenvolvimento de ferramentas, estudos aplicados nas diversas áreas de conhecimento e integração de dados. Assim, sistemas de informação geográficas (SIG), sensoriamento remoto, veículos aéreos não tripulados (VANTs - drones), espectroradiometria, webSIG, são exemplos de fontes de dados usuais dos estudos voltados a área de Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia.

Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental

Esta seção busca apresentar trabalhos que proporcionem discussões e análises geográficas relacionadas à temas que envolvem o Meio Ambiente, Paisagem e Qualidade Ambiental, com novas proposições metodológicas de análise, conservação e gerenciamento do meio de forma a propor novas políticas de gestão; trabalhos com contribuições a respeito de avaliações de impactos, formas de análises, e estudos de casos que apresentem avanços na discussão da ciência geográfica relacionada aos temas referidos e que possam gerar impactos à comunidade de forma geral.

Produção do Espaço e Dinâmica Regional

O estudo do espaço geográfico é atravessado por múltiplas forças e atores sociais, econômicos, culturais, ambientais, entre outros, que convergem ou divergem para a formação das relações que moldam o entendimento da nossa ciência. Desta forma, a seção "Produção do Espaço e Dinâmica Regional" aceita contribuições atreladas às diferentes categorias de análise desta ciência, buscando leituras articuladas e críticas sobre como as diferentes forças e os distintos atores que interferem e são influenciados na e para a produção do espaço e a dinâmica regional. São aceitos artigos voltados a análise, a interpretação, a compreensão e a discussão das múltiplas facetas da realidade em sua inter-relação teórico-prática, bem como abordagens epistemológicas e aplicadas.

Ensino e Geografia

A seção Ensino de Geografia, da REGEP, aceita contribuições que enfoquem práticas inovadoras e que visem articular conhecimentos geográficos teóricos e práticos, temas voltados às (geo)tecnologias educacionais e discussões teóricas, epistemológicas e voltadas às políticas públicas na/para a educação geográfica. Também, tem-se como foco de interesse abordagens que envolvam a formação inicial e continuada de docentes da área e que promovam reflexões sobre a atuação dos profissionais do ensino de Geografia, assim como proposições que passem pelas temáticas de (auto)formação docente. Busca-se valorizar a diversidade de temáticas inerentes ao ensino de Geografia e formação docente, prezando pela presença de assuntos que tragam (novas e) aprofundadas discussões para a seção, promovendo um avanço nos debates e reflexões da área.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.