Entre leituras e literatura: Zé Brasil, o desconhecido camponês de Monteiro Lobato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219463711

Palavras-chave:

Zé Brasil, Literatura, Leituras

Resumo

Este artigo apresenta a relação entre literatura e sociedade através de um personagem de origem rural: Zé Brasil, de Monteiro Lobato. A escolha por este se deve pelo fato de que, ao contrário de Jeca Tatu, não é muito conhecido pelos leitores. Tal personagem e o ambiente em que foi escrito possibilitam compreender o contexto rural do Brasil, dentro de um recorte histórico, por meio da ficção. O artigo usa a pesquisa qualitativa e bibliográfica, que permite, a partir de elementos da ficção e de estudos da história, sociologia e linguagem, fazer uma análise comparativa sobre literatura e sociedade, destacando suas contribuições como leitura que apresenta intertextualidade e contextualização. Entre os referenciais teóricos, temos Antonio Candido e Marisa Lajolo. Como resultados, entendemos que é possível compreender a importância da literatura para conhecimento da sociedade, destacando um personagem que representa a desigualdade social que ainda assola o país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele de Souza GONCALVES, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda no Programa Interdisciplinar em “Sociedade, Cultura e Fronteiras” da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste; Mestra em “Sociedade, Cultura e Fronteiras” (2015) pelo mesmo programa. Possui especialização em “Linguagem, Cultura e Ensino” (2008) e é graduada em Letras Português e Espanhol (2005). Professora com experiência da Educação Infantil ao Ensino Médio, também ministrou oficinas para docentes. 

Fernando José MARTINS, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE.

Possui graduação em Pedagogia - Orientação Educacional pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão(2000), especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão(2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná(2004) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2009). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Membro de corpo editorial do Ideação (Cascavel), Comissão Pedagógica Nacional do PRONERA do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Membro de corpo editorial do Encuentro de Saberes: luchas populares, reistencias y educación, Visitante da Universidade Pedagógica - Moçambique, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Educação do Campo, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Membro de corpo editorial da Debates Insubmissos, Membro de corpo editorial do Conselho Editorial da EDUNILA e Coordenador de GT do Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Ocupação da Escola, MST, Participação Popular. 

Referências

ANDRUETTO, María Teresa. Por uma literatura sem adjetivos/ María Teresa Andruetto; tradução Carmem Cacciacarro. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. 39ª edição. São Paulo: Cultrix, 1994.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 5ª ed. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1975.

CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade/ Antônio Cândido. 9ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.

CANDIDO, Antonio. Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida/ Antonio Candido. 8ª ed. Editora 34: São Paulo, 1997.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5ª ed. Ouro sobre azul: Rio de Janeiro, 2011.

CARONE, Edgar. A Quarta República (1945-1964). São Paulo: Difel, 1980.

CHIMAMANDA, Ngozi Adichie. O perigo de uma única história. Papo de homem (2015). Disponível em https://papodehomem.com.br/o-perigo-de-uma-unica-historia. Acesso em 19/12/20, às 14h51.

COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil brasileira/ Nelly Novaes Coelho. 2ª edição. São Paulo: Quíron, 1984.

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil. 4ª edição. São Paulo: Ática, 1991.

DEL PRIORE, Mary; VENÂNCIO, Renato. Uma História da Vida Rural no Brasil / Mary Del Priore e Renato Venâncio. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

DEL PRORE, Mary; VENANCIO, Renato. Uma breve história do Brasil. / Mary Del Priore e Renato Venâncio. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010.

JOHNSON, Allan G. Dicionário de sociologia: guia prático da linguagem sociológica/. Allan G. Johnson; tradução: Ruy Jungmann; consultoria: Renato Lessa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

LAJOLO, Marisa. Monteiro Lobato: um brasileiro sob medida/ Marisa Lajolo. São Paulo: Moderna, 2000.

LAJOLO, Marisa. Monteiro Lobato: literatura comentada. Seleção de textos, contextualizações, notas cronológicas, características e exercícios. São Paulo: Abril Educação, 1981.

LARANJEIRA, Raymundo. Colonização e Reforma Agrária no Brasil/ Raymundo Laranjeira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.

LOBATO, Monteiro. Contos escolhidos/ Monteiro Lobato; organização de Marisa Lajolo. 4ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.

LOBATO, Monteiro. Ideias de Jeca Tatu. 14ª edição. São Paulo: Brasiliense, 1972.

LOBATO, Monteiro. Urupês. 31ª edição. São Paulo: Brasiliense, 1985.

LOBATO, Monteiro. Urupês. 37ª edição. São Paulo: Brasiliense, 1994.

MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil. 5ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

Monteiro Lobato: escritor, empreendedor, artista, sonhador. Disponível em: http://www.monteirolobato.com/linha-do-tempo/1945-1948-os-ultimos-anos-de-lobato. Acesso em 27/0//20, às 18h.

MÜLLER, Victor Hugo Neitzke. Jeca Tatu, Tatuzinho e Zé Brasil: uma representação da realidade brasileira nas décadas de 1910 a 1950. 2014. [83 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ]. Disponível em https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3354. Acesso em 28/12/20, às 16h44.

PEREIRA, João Baptista Borges e QUEIROZ, Renato da Silva. Por onde anda o Jeca Tatu?: Arcaísmo e modernidade no contexto agrário. Revista USP/ Coordenadoria de Comunicação Social, Universidade de São Paulo, SP: USP, nº 64, p.6-13, dezembro/fevereiro 2004-2005.

Downloads

Publicado

2021-06-09 — Atualizado em 2022-03-22

Versões

Como Citar

GONCALVES, G. de S., & MARTINS, F. J. (2022). Entre leituras e literatura: Zé Brasil, o desconhecido camponês de Monteiro Lobato. Fragmentum, (57). https://doi.org/10.5902/2179219463711 (Original work published 9º de junho de 2021)