A MORTE (E VIDA?) DISCURSIVIZADA EM NÚMEROS: A DISPUTA DE SENTIDOS SOBRE A PANDEMIA EM/NAS REDES DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219491131

Palavras-chave:

Pandemia Covid-19

Resumo

A Covid-19 foi considerada pela OMS como o maior problema de saúde pública do mundo atual, tendo causado mais de cinco milhões de mortes até 2022. A mídia corria incessantemente para divulgar as notícias e atualizar os dados numéricos. Assim, este estudo objetiva analisar discursivamente os registros dos 100 mil mortos pela Covid-19, no Brasil. Para o corpus, coletamos seis recortes de notícias dos sites G1, Uol, EBC e Ministério da Saúde. A análise mostra uma disputa e divisão de sentidos entre o discurso jornalístico – que destaca especialmente as mortes, e o discurso governista, que destaca o número de recuperados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucineia Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Comunicação e Marketing Empresarial, pela Faculdade Juvêncio Terra. Graduada em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atualmente é jornalista da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Assessoria de Comunicação.

Gerenice Ribeiro de Oliveira Cortes , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2015); mestre em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2009);graduada em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1991). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) e do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLin). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Análise do Discurso - GEPADIS - UESB/CNPq; atua nas áreas de Texto e Análise do Discurso. Interessa-se pelos estudos do Discurso, com especial interesse pelas discursividades digitais da internet.

Referências

BRASIL. Empresa Brasileira de Comunicação. Missão, Visão e Valores. Disponível em: https://www.ebc.com.br/sobre-a-ebc/o-que-e-a-ebc/2012/09/missao-visao-valores

CORTES, G.R.O. Da interação à interlocução discursiva: a subjetivação do leitor em comentários de blogs de divulgação científica. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 40, e33717, 2018. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/acta

DIAS, Cristiane. Análise do Discurso Digital: Sujeito, Espaço, Memória e Arquivo. Campinas: Pontes. 1a ed., 2018.

DIAS, Cristiane. A vida em números: sentidos do discurso digital na Pandemia de Coronavírus. O não-sentido como espaço de (r)existências: processos de subjetivação na pandemia/ Fernanda Correa Silveira Galli; Jacob dos Santos Biziak; Mónica Graciela ZoppiFontana [Orgs]. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020

FEIJÓ, C. A; VALENTE, E. As estatísticas oficiais e o interesse público. Bahia Análise & Dados, Salvador, v. 15, n. 1, p. 43-54, jun. 2005.

LE GOFF, J. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão [et. al.]. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 1996.

OLIVEIRA, Thayane Lopes. Especial Covid-19 | Quando as doenças viram números: as estatísticas da Covid-19. Disponível em: coc.fiocruz.br/index.php/pt/todas-as-noticias/1809-especial-covid-19-quando-as-doencas-viram-numeros-as-estatisticas-da-covid-19.html?tmpl=c…

ORLANDI, E. Discurso e Argumentação: um observatório do político. Fórum Lingüístico, Fpolis, n. 1 (73-81), jul.-dez. 1998.

ORLANDI, E. Volatilidade da interpretação: política, imaginário e fantasia. Conferência apresentada por Eni Puccinelli Orlandi [s.l., s.n], 2020. 1 vídeo (1h 55min 08s). Publicado pelo canal da Associação Brasileira de Linguística.

PECHÊUX, M. Análise automática do discurso: (AAD-69). In: GADET, F; HAK, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas-SP: Ed. Unicamp, 2014.

PECHÊUX, M. O Discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, [1983]2015.

WHO. World Health Organization. Disease outbreak news – China. Disponível em: https://www.who.int/es/emergencies/disease-outbreak-news/item/2020-DON229. Acesso em 12 set. 2021

Downloads

Publicado

2025-11-06

Como Citar

Oliveira, L., & Ribeiro de Oliveira Cortes , G. (2025). A MORTE (E VIDA?) DISCURSIVIZADA EM NÚMEROS: A DISPUTA DE SENTIDOS SOBRE A PANDEMIA EM/NAS REDES DIGITAIS. Fragmentum, (65). https://doi.org/10.5902/2179219491131

Edição

Seção

Resenha