Entre a Emoção e a Razão: O funcionamento dos dispositivos de segurança e do luto coletivo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179219490739Palavras-chave:
Foucault, Enunciado, TragédiaResumo
Este estudo tem o objetivo de compreender como os dispositivos de segurança e de luto coletivo constituem relações de força na produção das práticas discursivas, funcionando como técnicas políticas que contribuem para a normalização da população de Brumadinho – MG, diante de uma das maiores tragédias da história recente do Brasil, que arrastou consigo uma cidade inteira. Para tanto, alicerçadas nos Estudos Discursivos Foucaultianos e em teorias imagéticas, este estudo tem como corpus de análise imagens iconográficas e suas respectivas legendas, bem como chamadas midiáticas retiradas do sítio oficial da prefeitura de Brumadinho.
Downloads
Referências
AUMONT, J.; MARIE, M. Dicionário teórico e crítico de cinema. (Trad.). Eloisa Araújo Ribeiro. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
BRANCO, G. C. Filosofia e biopolítica. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
BUTLER, J. Corpos que importam: sobre os limites discursivos do “sexo”. Trad. Verônica Dominelli e Daniel Yago Françoli. São Paulo: N1/ Crocodilo, 1999.
BUTLER, J. Vida Precária: Os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
CASELLATO, G. Luto por perdas não legitimadas na atualidade. São Paulo: Summus, 2020.
DELEUZE, G. O que é um dispositivo? In.: DELEUZE, G. O mistério de Ariana. Passagens. Lisboa: Ed. Vega, 1996.
DELEUZE, G. Microfísica do Poder. 21 ed. Tradução Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
DELEUZE, G. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 20 ed. Trad. Raquel Ramalhete, Petrópoles: Vozes, 1999.
DELEUZE, G. O cuidado de si e a prática de liberdade. In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos V: Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro, Editora Forense Universitária, 2004, p. 258-280.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso dado no Collège de France (1975-1976). Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FOUCAULT, M. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). Trad. Eduardo Brendão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade 1:A Vontade de Saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. 4. ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2017.
RAGAZZI, L. ROCHA, M. Brumadinho: A Engenharia de um crime. Belo Horizonte: Letramento, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ficam concedidos a Fragmentum todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.


