Entre a Emoção e a Razão: O funcionamento dos dispositivos de segurança e do luto coletivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219490739

Palavras-chave:

Foucault, Enunciado, Tragédia

Resumo

Este estudo tem o objetivo de compreender como os dispositivos de segurança e de luto coletivo constituem relações de força na produção das práticas discursivas, funcionando como técnicas políticas que contribuem para a normalização da população de Brumadinho – MG, diante de uma das maiores tragédias da história recente do Brasil, que arrastou consigo uma cidade inteira. Para tanto, alicerçadas nos Estudos Discursivos Foucaultianos e em teorias imagéticas, este estudo tem como corpus de análise imagens iconográficas e suas respectivas legendas, bem como chamadas midiáticas retiradas do sítio oficial da prefeitura de Brumadinho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maraisa Daiana da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com Licenciatura em Letras Português-Francês pela mesma instituição. Especialista em Docência no Ensino Superior, Metodologias Ativas e Tecnologias Aplicadas ao Ensino a Distância. Atua como pesquisadora no Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM (Geduem), com foco nos Estudos Discursivos Foucaultianos e na Linguística. Como docente, ministra aulas no ensino superior, abrangendo os cursos de Letras e Direito.

Ismara Tasso, Universidade Estadual de Maringá

É doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (2003), com estágio pós-doutoral no IEL- Unicamp (2012-2013); mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1975). Desenvolve pesquisas na área de Estudos Linguísticos sobre o funcionamento discursivo em materialidades imagéticas e linguísticas, inscritas no social e no político, campos nos quais se estabelecem intersecções da ordem do corpo, da língua, da história, da memória e das tecnologias, sob os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, especialmente pelos fundamentos dos Estudos Discursivos Foucaultianos; da Semiótica peirceana e da Linguística. Sob tal envergadura e dispositivos, busca apreender, compreender e explicitar processos de subjetivação, de objetivação e de governabilidade das populações à margem da sociedade e minoritárias. O percurso empreendido tem por foco séries enunciativas cujas condições de existência tratem de: identidades; inclusão/exclusão; diversidade cultural, étnica, práticas discursivas e de leitura de diferentes materialidades; Português como língua adicional/estrangeira; imagem e(m)discurso. Lidera na UEM o Grupo de Pesquisa (CNPq) GEDUEM - Grupo de Estudos em Análise do Discurso da UEM e integra o Grupos de Pesquisa (CNPq) GEF ? Grupo de Estudos Foucaultianos da UEM.

Referências

AUMONT, J.; MARIE, M. Dicionário teórico e crítico de cinema. (Trad.). Eloisa Araújo Ribeiro. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

BRANCO, G. C. Filosofia e biopolítica. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

BUTLER, J. Corpos que importam: sobre os limites discursivos do “sexo”. Trad. Verônica Dominelli e Daniel Yago Françoli. São Paulo: N1/ Crocodilo, 1999.

BUTLER, J. Vida Precária: Os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

CASELLATO, G. Luto por perdas não legitimadas na atualidade. São Paulo: Summus, 2020.

DELEUZE, G. O que é um dispositivo? In.: DELEUZE, G. O mistério de Ariana. Passagens. Lisboa: Ed. Vega, 1996.

DELEUZE, G. Microfísica do Poder. 21 ed. Tradução Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

DELEUZE, G. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 20 ed. Trad. Raquel Ramalhete, Petrópoles: Vozes, 1999.

DELEUZE, G. O cuidado de si e a prática de liberdade. In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos V: Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro, Editora Forense Universitária, 2004, p. 258-280.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso dado no Collège de France (1975-1976). Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FOUCAULT, M. Segurança, território, população: curso dado no Collège de France (1977-1978). Trad. Eduardo Brendão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade 1:A Vontade de Saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. 4. ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2017.

RAGAZZI, L. ROCHA, M. Brumadinho: A Engenharia de um crime. Belo Horizonte: Letramento, 2019.

Downloads

Publicado

2025-11-06

Como Citar

da Silva, M. D., & Tasso, I. (2025). Entre a Emoção e a Razão: O funcionamento dos dispositivos de segurança e do luto coletivo . Fragmentum, (65), 67–92. https://doi.org/10.5902/2179219490739

Edição

Seção

Artigo