“O horizontal silêncio” em Pistoia: ritual de morte em Cecília Meireles
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179219490494Palavras-chave:
Cecília Meireles; Poesia; Pistoia; Guerra; MorteResumo
Este trabalho pretende investigar o tema da morte em guerra em Pistoia: Cemitério militar brasileiro, publicado em 1955 por Cecília Meireles. Os soldados da Força Expedicionária Brasileira entraram em 1942 no conflito da Segunda Guerra Mundial, e o local onde os soldados mortos foram enterrados em solo europeu chama-se Pistoia. Conjugações como instante e eternidade, contemplação e totalidade, desaparecimento-dor e devoção-reflexão revelam os caminhos a serem percorridos com esse estudo, afinal, o tempo para renascer tem, inicialmente, de morrer. Assim, utilizamos como autores: Jacques Derrida (2008), Sigmund Freud (2009), Murilo Marcondes de Moura (2016), e outros.
Downloads
Referências
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos. Trad. Vera da Costa e Silva. 16. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2001.
DERRIDA, Jacques. “As mortes de Roland Barthes”. RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 7, n. 20, pp. 264 a 336. Agosto de 2008. (Tradução de Mauro Guilherme Pinheiro Koury).
FREUD, Sigmund. Escritos sobre a guerra e a morte. Trad. Artur Morão. LusoSofia: Covilhã, 2009.
MEIRELES, Cecília. Pistoia: Cemitério Militar Brasileiro. São Paulo: Global, 2016.
MOURA, Murilo Marcondes Moura. O mundo sitiado: a poesia brasileira e a segunda guerra mundial. São Paulo: Editora 34, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ficam concedidos a Fragmentum todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.


