O acontecimento discursivo do Protocolo de Consultas dos Quilombolas do Paraná: Demandas de escutas e boa fé

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219487932

Keywords:

Educação Quilombola, Memória, Demanda

Abstract

This article proposes to analyze the Protocol of Consultations of the Quilombolas of Paraná, specifically, the problem of the Quilombola Schools in the State, present in the document, from the theoretical-methodological framework of the Peuchetian Discourse Analysis. Thus, I will make a braid between discursive memory, diasporic memory, memory of the future and the present of quilombola communities, and the demands they present. From different materialities I will observe the relationship that is established between memories and the present, trying to approach the observation of the discursive event of the Quilombola Education of Paraná.

Downloads

Author Biography

Ana Ferrari, UFPR

Pós Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas com a pesquisa Memória de mulheres quilombolas: análise das falas de mulheres quilombolas da comunidade de Batuva - Guaraqueçaba - Paraná;. (2013- 2014), com bolsa CNPq processo número:503701/2012-2. Participa do Grupo de pesquisa; Mulheres em Discurso; cadastrado no CNPq e do NEABI da UFPR na linha de pesquisa Comunidades Tradicionais: Quilombos, Comunidades de Terreiro, Povos do Campo. Trabalha com Comunidades Quilombolas do Litoral do Paraná desde o ano 2010 e no município de Guaraqueçaba e em Matinhos com diferentes atividades de Ensino, Extensão e Pesquisa. Na área de Análise do Discurso desenvolve sua pesquisa estabelecendo um diálogo com a semântica do acontecimento, a história, a antropologia, a sociologia, os estudos de gênero e o Buen Vivir trabalhando, fundamentalmente, na análise de corpus relacionados com comunidades quilombolas do Litoral Paranaense e narrativas afro-brasileiras de mulheres. É membro do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres em Matinhos e da Comissão Setorial de Combate à violência contra
a mulher na UFPR Setor Litoral.

References

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

ARRUTI, José Maurício. Mocambo: antropologia e história do processo de formação quilombola. Bauru – SP. Edusc 2006.

BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 8, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2012. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN82012.pdfquery=ensino%20m%C3%A9dio. Acesso 13 de junho de 2024.

BRASIL. Decreto presidencial no 4887/03 Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/D4887.htm. Acesso 13 de junho de 2024.

CAMPOS, Margarida Cassia; GALLINARI, Tainara Sussai. A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA E AS ESCOLAS QUILOMBOLAS NO BRASIL/Quilombola school education and quilombola schools in Brazil. REVISTA NERA, [S. l.], n. 35, p. 199–217, 2017. DOI: 10.47946/rnera.v0i35.4894. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/4894. Acesso em: 11 jun. 2024.

CESTARI, Marina Jafet. Vozes-mulheres negras ou feministas e antirracistas graças às Yabás: Voices of Black women or feminists and anti-racist thanks to Yabás. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da linguagem, UNICAMP, 2015. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000963234. Acesso em 11 jun. 2024.

CRUZ, Mariléia dos Santos. Uma abordagem sobre a história da educação dos negros. In: ROMÃO, Jeruse (Org.). História da educação dos negros e outras histórias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.p. 21-34.

DALTOÉ, Andréia da Silva: BORBA, Carla Aparecida Marinho. Língua de acolhimento: escuta do outro e de si. Revista Crítica Cultural, Palhoça, SC, v. 16, n. 2, p. 151-159, jul./dez. 2021

DICIONÁRIO DE DIREITO on-line. Disponível em: https://dicionariodireito.com.br/principio-da-boa-fe. Acesso em 13 de junho de 2024

FERRARI, Ana Josefina. O silêncio da Dona Amélia. In: ZOPPI-FONTANA, Mónica Graciela; Ana Josefina Ferrari. (Org.). Mulheres em Discurso: Identificações de Gênero e Práticas de resistência. 1. ed. Campinas: Pontes, 2017, v. 1, p. 231-251.

FERRARI, Ana Josefina. Educação do Campo: minha triste alegre história de vida. Matinhos: Editora UFPR Litoral, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 148. p. 63.

GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do Acontecimento. Campinas: Pontes, 2002.

LACLAU, Ernesto. La razón populista. 1. a. Edição Buenos Aires: Fondo de Cultura, 2009

MOURA, Clóvis. Os quilombos e a rebelião negra. São Paulo: Brasiliense, 1981. Coleção Tudo é História.

NASCIMENTO, B. Orí, Brasil, 1989, cor, 91’. Direção: Raquel Gerber, fotografia: Hermano Penna, Jorge Bodanzky, Pedro Farkas, Adrian Cooper, Chico Botelho, Cláudio Kahns, Jorge Bodanzky, Raquel Gerber, Waldemar Tomas; som: Francisco Carneiro, Lia Camargo, Walter Rogério; montagem: Renato Neiva Moreira; produção: Angra Filmes Ltda., Fundação do Cinema Brasileiro. Ficha técnica completa em: http://bases.cinemateca.gov.br/cgibin/wxis.exe/iah/IsisScript=iah/iah.xis&base=FILMOGRAFIA&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=ID=025653&format=detailed.pft#1.

PROTOCOLO DE CONSULTA ÀS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO PARANÁ Disponível em: observatorio.direitosocioambiental.org/wpcontent/uploads/2021/06/Protocolo-quilombola-parana.pdf. Acesso em 13/06/2024.

SILVA, José Bezerra; MENEZES, Anderson de Alencar. Educação escolar quilombola: do silenciamento à emancipação. Filosofia e Educação, Campinas, SP, v. 14, n. 1, p. 240–258, 2022. DOI: 10.20396/rfe.v14i1.8664170. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8664170. Acesso em: 11 jun. 2024.

ORLANDI, Eni Puccineli. Formas de individuação do sujeito feminino e sociedade contemporânea: O caso da delinqüência”. In: ORLANDI, Eni. Discurso e Políticas Públicas Urbanas: A fabricação do consenso. Editora RG, Campinas 2010.

ZOPPI-FONTANA, Mónica Graciela. Acontecimento, arquivo, memória: às margens da lei. Revista Leitura, 2002.

Published

2025-02-28

How to Cite

Ferrari, A. (2025). O acontecimento discursivo do Protocolo de Consultas dos Quilombolas do Paraná: Demandas de escutas e boa fé. Fragmentum, (64), 171–185. https://doi.org/10.5902/2179219487932