Narrativas do acolhimento? efeitos de sentido, silenciamento e o sujeito migrante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219474336

Palavras-chave:

Migração, Acolhimento, Ensino de línguas, Venezuelanos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos de sentido possíveis da palavra acolhimento no contexto do ensino de línguas em situação de migração e refúgio venezuelano no Brasil. Considerando os discursos sobre a acolhida escolar, selecionei profissionais da educação e alunos migrantes/venezuelanos para analisar como cada grupo fala sobre este processo. Entre esses discursos ocorrem as ressonâncias interdiscursivas (SERRANI, 1997) que são entendidas como funcionamentos parafrásticos de significação que acontecem nos discursos. Através do discurso sobre temos o atravessamento da subjetividade do sujeito migrante/refugiado através da materialidade significante do outro, o nacional, que entende a acolhida como caridade.

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Biografia do Autor

Camila Lucena, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora e mestra em Letras, área de concentração: Linguística, pelo programa de Pós-graduação em Letras da UFPE e graduada em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desenvolve pesquisas no âmbito teórico da Análise do Discurso Materialista, com ênfase em questões latino-americanas, migração, ensino de língua e educação.Integrante do MIGRA/UFPE (Núcleo de Estudos sobre Migrações, Mobilidades e Gestão Contemporânea de Populações) e do NEPLEV/UFPE (Núcleo de Estudos em Práticas de Linguagem e Espaço Virtual).Experiência na educação a distância, como tutora e professora, no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) /UFPE; na educação superior modalidade presencial, como professora substituta, no curso de Letras-espanhol da UFPE; e na pós-graduação (FAFIRE), como professora de recursos didáticos para o ensino de línguas. Área de atuação docência: Língua Portuguesa, Redação, Linguística, Língua Espanhola e Metodologia do Ensino.

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Publicado

2024-04-04

Como Citar

Lucena, C. (2024). Narrativas do acolhimento? efeitos de sentido, silenciamento e o sujeito migrante. Fragmentum, (61), 126–140. https://doi.org/10.5902/2179219474336