APLICATIVOS DE CLUBES DE LEITURA COMO MEDIADORES – ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219463436

Palavras-chave:

Clube de leituras, Aplicativos de leitura, Mediação de leitura, Recepção do texto literário

Resumo

Pretende-se analisar comentários de leitoras da obra As alegrias da Maternidade, de Buchi Emecheta, a partir das linhas teóricas da Estética da Recepção e do Efeito Estético, a fim de perceber as relações estabelecidas entre narrativa e leitoras. A análise torna-se pertinente na medida em que verifica as impressões registradas no aplicativo disponibilizado aos assinantes de um clube de leitura. Esse espaço virtual oferece grande intercâmbio entre leitores, além de permitir o registro da opinião e das relações que os assinantes estabelecem tendo como ponto em comum os livros enviados mensalmente pelo clube de leitura em questão.

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Biografia do Autor

Samira DALL AGNOL, Universidade de Caxias do Sul

Doutoranda no Programa de Doutorado em Letras e Cultura pela Universidade de Caxias do Sul. Os temas de interesse perpassam questões atinentes à leitura enquanto prática social, seus desdobramentos sociológicos e antropológicos, além da formação dos professores de língua inglesa a partir de seus percursos de leitura. Atualmente é professora do curso de Letras - Inglês na Universidade de Caxias do Sul e é proprietária e professora da FUTURA - Idiomas em Nova Bassano.

Douglas CECCAGNO, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com estágio sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Possui graduação em Letras de Língua Portuguesa e Inglesa e mestrado em Letras e Cultura Regional pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, é professor do curso de Letras-Inglês e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase nos cruzamentos entre Literatura, História, Mito e Imaginário.

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Publicado

2021-06-09

Como Citar

DALL AGNOL, S., & CECCAGNO, D. (2021). APLICATIVOS DE CLUBES DE LEITURA COMO MEDIADORES – ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA. Fragmentum, (57). https://doi.org/10.5902/2179219463436