A TEORIA DA LINGUAGEM DE ÉMILE BENVENISTE: UMA ABERTURA PARA OS ESTUDOS EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Carmem Luci da Costa SILVA, Giovane Fernandes OLIVEIRA, Marlete Sandra DIEDRICH

Resumo


Este artigo defende que a teoria da linguagem de Émile Benveniste abre possibilidades para os estudos em aquisição da linguagem. Para tanto, realiza-se um duplo movimento: retrospectivo, com o retorno às reflexões benvenistianas sobre a relação da criança com sua língua materna e a escrita dessa língua; prospectivo, com a análise de recortes enunciativos de experiências da criança na linguagem. Em ambos os movimentos, salienta-se a questão do simbolismo da linguagem como fundamento da abstração e princípio da imaginação criadora e, consequentemente, como condição da constituição da criança enquanto falante e escrevente em sua língua materna.

Palavras-chave


abstração, aquisição da linguagem; imaginação criadora; simbolismo

Texto completo:

PDF

Referências


BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral II. Campinas, SP: Pontes Editores, 1989. Original publicado em 1974.

BENVENISTE, Émile. Problemas de Linguística Geral I. Campinas, SP: Pontes Editores, 1995. Original publicado em 1966.

BENVENISTE, Émile. Últimas aulas no Collège de France (1968 e 1969). 1.ed. São Paulo: Editora Unesp, 2014. Organização de Jean-Claude Coquet e Irène Fenoglio. Original publicado em 2012.

DIEDRICH, Marlete Sandra. Aquisição da linguagem: o aspecto vocal da enunciação na experiência da criança na linguagem. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

FENOGLIO, Irène. Les Dernières leçons d’Émile Benveniste au Collège de France. Nouveau regard sur l’écriture. Letras, Santa Maria. v. 23, n. 46, p. 67-81, jan./jun., 2013.

FLORES, Valdir do Nascimento. Introdução à teoria enunciativa de Benveniste. São Paulo: Parábola, 2013.

OLIVEIRA, Giovane Fernandes. A relação teoria-empiria e o problema do dado na pesquisa em aquisição da escrita: um olhar enunciativo. In: OLIVEIRA, Giovane Fernandes; ARESI, Fábio. O universo benvenistiano: enunciação, sociedade, semiologia. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, no prelo.

SILVA, Carmem Luci da Costa. A instauração da criança na linguagem: princípios para uma teoria enunciativa em aquisição da linguagem. Tese (Doutorado Estudos da Linguagem). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre Porto Alegre, 2007.

SILVA, Carmem Luci da Costa. A criança na linguagem: enunciação e aquisição. Campinas: Pontes Editores, 2009.

SOARES, Isadora Laguna. No mundo de sof: um estudo sobre a aquisição da leitura pela criança a partir da teoria da linguagem de Émile Benveniste. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

STUMPF, Elisa Marchioro. Uma proposta enunciativa para o tratamento da metalinguagem na aquisição da linguagem. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.




DOI: https://doi.org/10.5902/2179219447445

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN Versão Impressa: 1519-9894
ISSN Versão Digital: 2179-2194
DOI 10.5902/21792194
Endereço Eletrônico: www.ufsm.br/fragmentum

Fragmentum possui caráter público e gratuito, dessa forma, NÃO são cobrados custos ou taxas para submissão, processamento, publicação e leitura dos artigos.

Todo o conteúdo do periódico Fragmentum está licenciado com uma Licença Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

REDES SOCIAIS
Página da Revista no Facebook