...

Autores

  • Tullio De Mauro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219436595

Palavras-chave:

introdução, clg, tradução.

Resumo

O presente texto é uma tradução (francês-português) da “Introdução” do Cours de Linguistique Générale (CLG). Essa introdução foi elaborada por Tullio De Mauro em 1967 para a versão italiana do CLG. Em 1972, a introdução, as notas e os comentários de Tullio De Mauro para a edição italiana passaram a fazer parte da edição francesa. A tradução aqui apresentada tem como base a publicação francesa do CLG de 1974, a qual reproduz em sua totalidade e com a mesma paginação, a edição publicada precedentemente pela editora Payot. Por tratar-se de uma introdução de uma obra, decidimos não dar outro título ao texto aqui traduzido, uma vez que também não caberia, nesse lugar, chamá-lo de “introdução”, ainda que não deixe de ser a “introdução” do CLG.

A presente tradução foi autorizada à Professora Dr. Amanda Eloina Scherer pelo próprio autor, Professor Dr. Tullio De Mauro, durante um jantar informal acontecido em Paris, após sua conferência intitulada «Sisyphe. Interaction, interruption, intégration dans la transmission des savoirs scientifiques sur le langage des langues», realizada em 05 de junho de 2015, na École Normale Supérieure de Paris, organizada pelo Institut de Textes et Manuscrits Modernes (ITEM), sob responsabilidade do Professor Dr. Giuseppe D'Ottavi. A referida conferência pode ser assistida no seguinte endereço:

<http://savoirs.ens.fr/expose.php?id=2171>

A tradução aqui apresentada foi realizada por Maria Iraci Sousa Costa e Amanda Eloina Scherer.

Aproveitamos o espaço, também, para agradecer ao Professor Giuseppe D'Ottavi por sua leitura atenta e cuidadosa da tradução que ora apresentamos ao público brasileiro. Ficamos por demais lisonjeadas em poder contar com o apoio e o incentivo de um discípulo do mestre italiano que, ao lado do mestre genebrino, nos inspiram com suas ideias que ultrapassam fronteiras e oceanos e resistem ao tempo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

De Mauro, T. (2018). . Fragmentum, (ESPEC), 239–257. https://doi.org/10.5902/2179219436595