OBJETOS PARADOXAIS NA HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS: UMA PESQUISA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL

Autores

  • Ronaldo Adriano de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219436585

Palavras-chave:

Língua portuguesa, Ensino, Objetos paradoxais, História das ideias linguísticas, Análise do discurso

Resumo

Valendo-se da articulação entre a História das Ideias Linguísticas e a Análise do Discurso, o artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre os processos de significação que sustentam o ensino de Língua Portuguesa, centrada no gesto de se atribuir à Língua e ao Ensino o status de objetos paradoxais (PÊCHEUX, [1982] 2011; ZOPPI-FONTANA, 2005). No recorte apresentado, a noção de objetos paradoxais é desenvolvida a partir do funcionamento discursivo desses termos, explorando a contrariedade constitutiva de Língua, como fluidez e padrão; e de Ensino, como libertação e reprodução.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Freitas, R. A. de. (2018). OBJETOS PARADOXAIS NA HISTÓRIA DAS IDEIAS LINGUÍSTICAS: UMA PESQUISA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL. Fragmentum, (ESPEC), 105–120. https://doi.org/10.5902/2179219436585