O ESCRITOR, DENTRO/FORA: NOTAS ACERCA DA AUTORIA NAS NARRATIVAS DE BERNARDO CARVALHO E JULIÁN FUKS.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179219431963Palavras-chave:
Autor, Campo intelectual, Práticas sociaisResumo
Este artigo trata da questão da imagem do autor a partir da análise crítica dos romances Simpatia pelo demônio, de Bernardo Carvalho, e A resistência, de Julián Fuks. Inicialmente, investigaremos o problema do autor em algumas referências teóricas essenciais à discussão da autoria, seja recuperando alguns pressupostos mais clássicos dos Estudos Literários ou atualizando a reflexão em torno do nome e das práticas sócio-discursivas que legitimam os autores. Bernardo Carvalho e Julián Fuks nos provocam a pensar as questões de tempo, espaço e memória a partir daquilo que Josefina Ludmer (2014) chama de crítica polifônica, isto é, o pensamento que introduz na história do discurso crítico uma multiplicidade de operações simultâneas demandadas pelos textos. A questão, como se verá nas obras de Carvalho e Fuks, será discutida por meio dessa polifonia crítica, com ênfase na legitimação e patrimonialização do autor no campo intelectual, temas que não dizem respeito somente ao papel do escritor no sistema literário, mas também a uma intensa problematização ficcional que seus textos operam.
Downloads
Referências
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Trad. Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
AZEVEDO, Luciane A de. Autoria e performance. Revista Brasileira de Literatura Comparada, Associação Brasileira de Literatura Comparada, n. 12, p. 31-49, 2008. Disponível em: http://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/download/179/182. Acesso em: 10 set.2017.
BARTHES, Roland. O efeito de real. In: BARTHES, Roland. Literatura e semiologia: pesquisas semiológicas. Tradução Célia Neves Dourado. Petrópolis, RJ: Vozes, 1972. p. 35-44. (Coleção Novas Perspectivas em Comunicação, 3).
BARTHES, Roland. Le bruisement de la langue: essais critique IV. Paris: Éditions du Seuil, 1984.
BARTHES, Roland. Escritores e escreventes. In: BARTHES, Roland. Crítica e verdade. Tradução Leyla Perrone-Moisés. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999. p. 31-39.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BELLEI, Sérgio Luiz Prado. A morte do autor: um retorno à cena do crime. Criação & Crítica12, São Paulo, Universidade de São Paulo, n. 12, p. 161-171, jun. 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/issue/view/5451/showToc. Acesso em: 20 mar. 2018.
BELLEI, Sérgio Luiz Prado. O instante de minha morte; L’ instant de ma mort. Trad. Fernanda Bernardo. Porto: Campo das Letras, 2003; Paris: BELLEI, Sérgio Luiz Prado. O livro por vir. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BELLEI, Sérgio Luiz Prado. Sade, Fourier, Loyola. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CARVALHO, Bernardo. Nove noites. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
CARVALHO, Bernardo. Uma experiência fabricada. Entrevista. Lugar: Revista da Escola Letra Freudiana, Rio de Janeiro, 7Letras, ano XXX, n. 42, p. 133-160, 2011, v. : il.
CARVALHO, Bernardo. Simpatia pelo demônio. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
CORRÊA, Mariza. Paixão etnológica. Folha de São Paulo, São Paulo, 12 de maio de 2001. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/resenha/rs1205200103.htm. Acesso em: 28 mar. 2017.
DERRIDA, Jacques. This strange institutio ncalled literature. An interview with Jacques Derrida. In: DERRIDA, Jacques. Acts of literature. Edited by Derek Attridge. New York: Routledge, 1992. p. 33-75.
DERRIDA, Jacques. Paixões. Trad. Lóris Z. Machado. Campinas, SP: Papirus, 1995.
DOUBROVSKY, Serge. Fils: roman. Paris: Éditions Galilée, 1977.
ECO, Umberto. Seis passeios pelo bosque da ficção. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In: FOUCAULT, Michel. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Tradução Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. p. 264-298.
FUKS, Julián. A era da pós-ficção: notas sobre a insuficiência da fabulação no romance contemporâneo. In: DUNKER, Christian [et al.]. Ética e pós-verdade. Porto Alegre; São Paulo: Dublinense, 2017. p. 75-93.
FUKS, Julián. A resistência. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
GONÇALVES, Marco Antonio; MARQUES, Roberto; CARDOSO, Vânia Z. (Orgs.). Etnobiografia: subjetivação e etnografia. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.
GONÇALVES, Marco Antonio. Etnobiografia: biografia e Etnobiografia ou como se encontram pessoas e personagens. In: GONÇALVES, Marco Antonio; MARQUES, Roberto; CARDOSO, Vânia Z. (Orgs.). Etnobiografia: subjetivação e etnografia. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012. p. 19-42.
ISER, Wolfgang. Os atos de fingir, ou o que é fictício no texto ficcional. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). Teoria da literatura em suas fontes. v. 2. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983. p. 384-416.
KLINGER, Diana. Escritas de si, escritas do outro: o retorno do autor e a virada etnográfica. 2. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: De Rousseau à Internet. Organização de Jovita Maria G. Noronha. Trad. Jovita Maria G. Noronha; Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
LUDMER, Josefina. O resto do texto. In: LUDMER, Josefina. Intervenções críticas. Trad. Ariadne Costa; Renato Rezende. Rio de Janeiro: Azougue; Circuito, 2014. p. 21-24.
MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da obra literária: enunciação, escritor, socie-dade. Trad. Marina Appenzeller. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
RICOEUR, P. Tempo e narrativa. Tomo I. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ficam concedidos a Fragmentum todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.