EX-ISTO: O OLHAR NO CAMPO EXPANDIDO

Autores

  • Danusa Depes Portas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219431889

Palavras-chave:

Cultura visual, Regime representativo, Dispositivo autor

Resumo

A crescente tendência nos estudos dos meios de comunicação pela dimensão transnacional do tráfico e a produção de imagens acompanham o deslocamento dela ao centro dos debates sobre o papel da representação nas culturas globais contemporâneas. Estas questões consubstanciam-se em problemas-chaves fundamentais: a hibridação dos campos disciplinares da literatura, fotografia, cinema, arte em um contexto internacional; a relação entre a imagem e o arquivo, com respeito à memória, à história, à justiça. No horizonte destes problemas, o trabalho objetiva distinguir o papel constitutivo da imagem do autor na dinâmica da imaginação teórica ocidental e as funções políticas dos agenciamentos memorialísticos de que se revela portador, valendo-se da obra de Cindy Sherman como intercessor.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Portas, D. D. (2018). EX-ISTO: O OLHAR NO CAMPO EXPANDIDO. Fragmentum, (51), 205–228. https://doi.org/10.5902/2179219431889