A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE ATRAVÉS DA INSCRIÇÃO NA ESCRITA DIGITAL

Autores

  • Angela Maria Plath da Costa
  • Raquel Ribeiro Moreira

DOI:

https://doi.org/10.5902/18057

Palavras-chave:

subjetividade, leitura, escrita.

Resumo

Partimos da observação e da análise de duas práticas de ensino desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa para refletir, sob o enfoque da vertente francesa da Análise do Discurso, sobre a constituição da subjetividade a partir da inscrição do sujeito-aluno na escrita digital. A observação da prática, com base no dispositivo teórico-metodológico que mobiliza a noção de sujeito, sentido, discurso e ideologia, conduz à investigação sobre os modos como as diferentes abordagens da linguagem instauram formas distintas de subjetivação. Nesse sentido, elegemos pensar aqui sobre as instâncias de sujeito emergentes pela relação do sujeito-aluno com a leitura e a escrita.

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Publicado

2015-05-18

Como Citar

Costa, A. M. P. da, & Moreira, R. R. (2015). A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE ATRAVÉS DA INSCRIÇÃO NA ESCRITA DIGITAL. Fragmentum, (44), 67–80. https://doi.org/10.5902/18057