Sobre a Revista

A Fragmentum (ISSN 2179-2194) é uma revista publicada pelo Laboratório Corpus e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Sua primeira edição data de 2001, em formato impresso (ISSN 1519-9894). Em 2012, a revista passou a circular em versão digital, foi incorporada à plataforma SEER e iniciou a atribuição de códigos DOI aos artigos, processo que culminou, em 2013, na indexação da versão eletrônica do periódico no Portal de Periódicos da UFSM, com periodicidade trimestral.

Em substituição a essa periodicidade, a partir de 2015 o periódico passou a organizar números semestrais de caráter temático, nas áreas de Linguística ou Literatura, reunindo textos de pesquisadores doutores, redigidos em português, inglês, espanhol ou francês.

A partir de 2026, a Fragmentum adota o sistema de publicação em fluxo contínuo, no qual os artigos aprovados são disponibilizados à medida que finalizam o processo editorial. Excepcionalmente, no primeiro semestre de 2026, será organizado um número de temática livre em publicação contínua. A partir do segundo semestre de 2026, mantêm-se dois números anuais, ainda em fluxo contínuo, organizados da seguinte forma: no primeiro semestre, contribuições da área de Linguística; no segundo semestre, contribuições da área de Literatura.

Foco e Escopo

O periódico divulga textos produzidos por autores cujas pesquisas tenham como escopo e/ou resultado as seguintes problemáticas: a) na Linguística, questões enunciativas e/ou discursivas, centradas no campo do saber sobre a história da produção do conhecimento linguístico, a partir da análise de instrumentos linguísticos, bem como de outras textualidades fundamentadas pela História das Ideias Linguísticas, em sua relação com a Análise do Discurso de linha francesa; e b) na Literatura, estudos comparados que evidenciem a relação do texto literário não apenas com seu contexto de produção, mas também com outras artes, mídias, saberes e formas, em uma aproximação que articula artes e conhecimentos em suas especificidades, demonstrando os processos de leitura, compreensão, interpretação e análise envolvidos no acesso às obras de arte e na recepção por parte de um público especializado.

Aceitam-se textos em português, francês, inglês ou espanhol. Não são aceitos textos de autores que não possuam, no mínimo, o título de doutor. Doutorandos podem submeter trabalhos à avaliação, desde que em coautoria com seu orientador.

Periodicidade

A partir de 2026, a revista passa a adotar a publicação em fluxo contínuo, com dois números anuais, organizados semestralmente por área: Linguística no primeiro semestre e Literatura no segundo semestre.

Cobrança de taxas

A Fragmentum não cobra qualquer tipo de taxa dos autores para submissão, processamento ou publicação dos trabalhos.

Preprints

A revista não aceita a submissão de Fragmentum preprints que já se encontram armazenados em outras plataformas.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos serão avaliados anonimamente, na modalidade às cegas, por pelo menos dois pareceristas membros do Conselho Editorial, os quais serão assessorados, quando necessário, por consultores ad hoc. Em caso de divergência na avaliação, um terceiro parecerista será solicitado. Depois da análise, cópias dos pareceres serão encaminhadas aos autores, juntamente com instruções para modificações, quando for o caso. Só serão encaminhados à publicação os artigos de autores que efetuarem as alterações recomendadas e as modificações sugeridas.

Os trabalhos que não se adequarem às normas do periódico, presentes em Diretrizes aos Autores, não serão aceitos. Dados e conceitos não emitidos nos trabalhos bem como a exatidão das referências bibliográficas são de inteira responsabilidade dos autores.

Os critérios para a avaliação dos artigos são:

  • Adequação à temática do respectivo número;
  • Originalidade;
  • Consistência teórico-metodológica;
  • Interesse científico e relevância para a área;
  • Qualidade de apresentação (estrutura, organização do texto);
  • Qualidade de escrita; e
  • Adequação às normas de formatação do periódico.