O PAPEL DA EXTENSÃO RURAL E A ABORDAGEM DO TURISMO JUNTO A PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS

Autores

  • Caroline Ciliane Ceretta Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Nara Rejane Zamberlan dos Santos Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Palavras-chave:

complementaridade, extensão rural, neoruralidades, pequenas propriedades rurais, turismo.

Resumo

Diante das novas atividades produtivas que se aproximam do campo, a extensão rural assume um papel fundamental de intermediar e esclarecer as neoruralidades e seus efeitos nas pequenas propriedades rurais. Neste aspecto, o estudo tem como objetivo geral analisar a atividade de extensão rural na organização do turismo em pequenas propriedades rurais. Especificamente, busca realizar uma abordagem sobre a extensão rural e o contexto local; identificar a relação entre a pequena propriedade rural e o turismo, bem como catalizar algumas alternativas de atividades turísticas. Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como um artigo de revisão bibliográfica, com uma pesquisa de corte qualitativo composta por quatro capítulos e uma discussão reflexiva sobre os temas interdisciplinares. Como resultado, o estudo traz a necessidade de planejamento estratégico das novas atividades junto às propriedades rurais a fim de esclarecer o papel complementar do turismo como garantia da atratividade. Por fim o estudo sinaliza a atividade de turismo cada vez mais presente no meio rural onde os atores locais muitas vezes são incentivados a trocar as atividades tradicionais, sem conhecer os reais efeitos, recaindo na extensão rural o papel de articulador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Ciliane Ceretta, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Bacharel em Turismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2002);Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias do Sul. Experiência na área de Turismo no Espaço rural, gastronomia, política e planejamento do turismo; Organização de eventos.

Downloads

Publicado

2013-10-02

Como Citar

Ceretta, C. C., & Santos, N. R. Z. dos. (2013). O PAPEL DA EXTENSÃO RURAL E A ABORDAGEM DO TURISMO JUNTO A PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS. Extensão Rural, 20(2), 7–29. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/6678