Interfaces entre alimentação escolar e agricultura familiar: revisão bibliométrica e de conteúdo bibliográfico sobre a experiência brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179663660

Palavras-chave:

alimentação escolar, agricultura familiar, compras públicas, segurança alimentar e nutricional, PNAE.

Resumo

Este estudo aborda a produção científica sobre a relação entre Estado, alimentação escolar e agricultura familiar no Brasil, antes (a partir de 1974) e após a reformulação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em 2009. Para isso, foi realizado um levantamento bibliométrico no intuito de traçar um panorama quantitativo das pesquisas de interesse, apresentadas quanto a seus períodos de publicação, áreas de conhecimento, canais de divulgação, abordagens metodológicas e palavras-chave mais utilizadas. Posteriormente, realizou-se uma categorização temática de todos os trabalhos selecionados, visando identificar os principais assuntos enfatizados, para então destacar as evidências gerais encontradas e sistematizadas a partir de uma revisão qualitativa de seu conteúdo. Assim, obteve-se uma aproximação privilegiada da operacionalização do PNAE, demonstrando aspectos concretos sobre os desafios e os potenciais associados à inserção da agricultura familiar em mercados institucionais, ao mesmo tempo em que enfatizam fatores possíveis para a potencialização desse instrumento no território brasileiro.

Biografia do Autor

Sandro Pereira Silva, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Graduação e Mestrado em Economia (UFV). Doutorado em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (UFRJ). Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). E-mail: sandro.pereira@ipea.gov.br

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Silva, S. P. (2020). Interfaces entre alimentação escolar e agricultura familiar: revisão bibliométrica e de conteúdo bibliográfico sobre a experiência brasileira. Extensão Rural, 27(4), 7–28. https://doi.org/10.5902/2318179663660