DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGROPOLOS

Autores

  • Thatiana de Andrade Figueira UFMS
  • Ariany Maia dos Santos UFMS
  • Marley Nunes Vituri UFMS

Resumo

Resumo: A agricultura passa por uma crise relacionada a altos custos de insumos derivados do petróleo, aliado a isso percebe-se tendências para uma alimentação mais saudável e também para proteção do meio ambiente. A sustentabilidade, portanto, aparece como um meio de congregar esses dois anseios, pois pretende utilizar métodos mais naturais na agricultura comercial - agronegócio. Este artigo discute o agropolo como uma alternativa para o desenvolvimento rural sustentável em comunidades rurais, utilizando a sustentabilidade como premissa. Para tanto, foram utilizadas as pesquisa bibliográfica e documental em livros, artigos, relatórios e sites na web que tratam sobre o assunto estudado. A pesquisa revela que a sustentabilidade inserida como um modelo nos agropolos é um importante fator para atingir a forma de desenvolvimento, que tem como um dos objetivos manter os recursos naturais para as gerações futuras e agregar economicamente o processo produtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thatiana de Andrade Figueira, UFMS

Professora Universitária e Coordenadora de Projetos do MDA Território do Velho Chico BA. Gestora de Cooperativas (UFV), Mestre em Administração (UFMS).

Ariany Maia dos Santos, UFMS

Administradora (UFMS), Turismóloga (UNIDERP), Mestre em Administração (UFMS).

Marley Nunes Vituri, UFMS

Administradora (UNICASTELO), Mestre em Administração (UFMS).

Downloads

Publicado

2011-03-05

Como Citar

Figueira, T. de A., Santos, A. M. dos, & Vituri, M. N. (2011). DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGROPOLOS. Extensão Rural, (21), 121–150. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5648