A MULTIFUNCIONALIDADE DA AGRICULTURA E A CONTRIBUIÇÃO DO TURISMO RURAL PEDAGÓGICO

Autores

  • Andressa Ramos Teixeira FAPERGS
  • Elvis Albert Robe Wandscheer FAPERGS
  • Marcelino de Souza (DEAER) da UFSM

Resumo

O turismo rural pedagógico fundamenta-se em trabalhos  de campo que utilizam o espaço rural com fins pedagógicos de transmitir e articular conhecimentos referentes a este meio. Desta forma esta atividade turística não surge apenas como uma maneira diferente de explorar tal modalidade de turismo, mas também como uma ferramenta pedagógica capaz de promover a articulação de saberes adquiridos em sala de aula com as realidades ambiental e cultural deste espaço. Neste sentido, o presente artigo visa relatar as práticas utilizadas pelo turismo rural pedagógico para que este se torne um instrumento de transmissão do conhecimento de diversas áreas, e para diferentes níveis de ensino. Tal relato se dá através da descrição das atividades e projetos educacionais desenvolvidos e aplicados na Fazenda Quinta da Estância Grande, a qual trabalha com esta atividade há 14 anos e está situada na região metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

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Biografia do Autor

Andressa Ramos Teixeira, FAPERGS

Acadêmica do Curso de Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrante do Grupo de Pesquisa Turismo e Desenvolvimento e bolsista de iniciação científica pela FAPERGS - E-mail: andressart@pop.com.br

Elvis Albert Robe Wandscheer, FAPERGS


Acadêmico do Curso de Geografia Licenciatura pela UFSMe integrante do Grupo de Pesquisa Turismo e Desenvolvimento e bolsista de iniciação científica pela FAPERGS.

Marcelino de Souza, (DEAER) da UFSM

Professor Adjunto do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural (DEAER) da UFSM, e vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Turismo  e Desenvolvimento. E-mail: marcelino@smail.ufsm.br

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Publicado

2005-08-02

Como Citar

Teixeira, A. R., Wandscheer, E. A. R., & Souza, M. de. (2005). A MULTIFUNCIONALIDADE DA AGRICULTURA E A CONTRIBUIÇÃO DO TURISMO RURAL PEDAGÓGICO. Extensão Rural, (12), 129–140. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5619