A SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA E O PROJETO FORMATIVO NO CURSO DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
Este trabalho tem como objetivo estudar a relação entre a sustentabilidadeda agricultura sob o prisma da formação do Engenheiro Agrônomo praticadano Curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici,Fortaleza, CE, Brasil. O estudo teve como motivação a oportunidade depenetrar em um ambiente profissional pouco explorado, a formaçãoacadêmica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, delineada noestudo de caso, com abordagem descritiva, utilizando o instrumento deentrevista semi-estruturada. Realizou-se entrevistas com professores,estudantes, formandos e egressos. Os dados foram processados noprograma de análise qualitativa informacional NUD*IST. A fundamentaçãoteórica enfoca o desenvolvimento rural sustentável, o compromisso daAgronomia com a sustentabilidade e o perfil do Agrônomo educador navisão freireana. Os dados possibilitaram longa descrição dos resultados ediscussão das categorias analisadas envolvendo os sujeitos pesquisados.Da conclusão, destacam-se a formação influenciada pelo tecnicismo, ossaberes agronômicos pertinentes à agroecologia e à agricultura familiar,como as lacunas e exigências não contempladas no currículo investigado eo projeto formativo não possibilita a profissionalidade necessária paraatender aos desafios e demandas atuais e emergentes do meio rural,segundo 81% dos entrevistados.Downloads
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Publicado
2011-03-04
Como Citar
Silveira Filho, J., Sales, F. J. M. de, & Haguette, A. (2011). A SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA E O PROJETO FORMATIVO NO CURSO DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Extensão Rural, (21), 37–76. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5569
Edição
Seção
Artigos