O DESENVOLVIMENTO RURAL: CONCEPÇÕES E REFERÊNCIAS PARA A PROPOSIÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO NOS TERRITÓRIOS RURAIS

Autores

  • Marco Antônio Verardi Fialho UFSM
  • Paulo Dabdab Waquil UFRGS

Resumo

O estudo objetivou analisar, de um lado, a proposta do governo federal sobre desenvolvimento territorial, e, de outro lado, as organizações queestão relacionadas direta ou indiretamente com a proposta do governo federal. A pesquisa procurou identificar os distintos entendimentos ouconcepções sobre desenvolvimento rural e como é idealizado o papel dos atores na promoção do desenvolvimento rural. As fontes de pesquisa foramos documentos oficiais relacionados às referências para o desenvolvimento rural sustentável e entrevistas com representantes das organizações queestão localizadas nos municípios de Canguçu, Pelotas e São Lourenço doSul (municípios do Território “Zona Sul do Estado – RS”). A análise está estruturada a partir da seguinte diferenciação: organizações públicasoficiais, representações dos agricultores e representações dos movimentos sociais articulados. Entre os resultados pode-se destacar: a) preocupaçãodo Governo Federal em criar uma cultura participativa; b) valorização de outros aspectos além do econômico com a introdução da noção de território;c) divergências significativas dos representantes das distintas organizações entrevistadas sobre desenvolvimento rural; d) falta de interdependência entre as organizações que programam ações de desenvolvimento rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antônio Verardi Fialho, UFSM

Professor Dr. do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural e doPrograma de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria.

Paulo Dabdab Waquil, UFRGS

Professor Dr. do Departamento de Economia e dos Programas de Pós-Graduaçãoem Desenvolvimento Rural (PGDR) e em Agronegócios da Universidade Federal doRio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2008-04-03

Como Citar

Fialho, M. A. V., & Waquil, P. D. (2008). O DESENVOLVIMENTO RURAL: CONCEPÇÕES E REFERÊNCIAS PARA A PROPOSIÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE DESENVOLVIMENTO NOS TERRITÓRIOS RURAIS. Extensão Rural, (15), 129–165. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5504