Atuação profissional dos egressos do Programa de Educação Tutorial de um curso de enfermagem

Auteurs-es

  • Thaynara Ferreira Lopes Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE https://orcid.org/0000-0003-4974-7693
  • Beatriz Viana da Silva Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE
  • Luana Sousa de Carvalho Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE
  • Suellen Silva Vaz Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE
  • Jamile Mineu Pereira Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE
  • Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

DOI :

https://doi.org/10.5902/2447115138868

Mots-clés :

Enfermagem, Capacitação profissional, Desempenho profissional

Résumé

O presente trabalho busca conhecer as contribuições do Programa de Educação Tutorial para a atuação profissional dos egressos do curso graduação em enfermagem de uma Universidade do Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta ocorreu em 2017 por meio de um questionário sobre as habilidades desenvolvidas enquanto bolsistas. Diante disso, 75,5% dos egressos desse programa conseguiram rápida inserção no mercado de trabalho. Portanto, é possível perceber a importância da atuação do programa na formação acadêmica e profissional dos estudantes do curso de enfermagem, a partir do desenvolvimento de habilidades realizadas no grupo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Thaynara Ferreira Lopes, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Enfermeira, Residente de Urgência e Emergência pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE)

Beatriz Viana da Silva, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Luana Sousa de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Residente em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Suellen Silva Vaz, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Especialização em Auditoria em Saúde pela Faculdade Única de Ipatinga (2020).

Jamile Mineu Pereira, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cancerologia pela modalidade Residência Multiprofissional do Instituto do Câncer do Ceará.

Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. Atua como professora dos Programas de Pós Graduação em Cuidados Clínicos e Saúde (PPCCLIS) e do Mestrado Profissional em Criança e Adolescente. Atualmente é tutora do Programa de Educação Tutorial (PET/Enf/ UECE)

Références

BARBOSA, Elane da Silva; CHAVES, Márcia Jaíne Completo; FERNANDES, Suzana Carneiro de Azevedo. Programa de educação tutorial da faculdade de enfermagem da Universidade do Rio Grande do Norte: vivências e significados na formação de uma cultura acadêmica. Rev. Debates em Educação [online], v. 9, n.17, p.154-176, 2017. Disponível em: http://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/2398/2397. Acesso em: 23 jun 2018.

CAMPOS, Claudinel José Gomes. Método de Análise de Conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Rev. Bras. Enferm., v.57, n.5, p.611-614, 2004. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/reben/v57n5/a19v57n5.pdf. Acesso em: o1 jul 2018.

CARVALHO, Cecilia Resende; et al. O programa de educação tutorial: uma abordagem interdisciplinar sobre suas práticas no campus universitário Petrônio Portela. Revista Extensão em Foco, v.1, n.14, p.13-31, 2017. Disponível em:https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/50709/xml. Acesso em: 31 jan 2019.

COSSI, Marcelly Santos; et al. A capacidade para o trabalho da equipe de enfermagem inserida no ambiente hospitalar. Rev. de Atenção à Saúde [online], v.13, n.43, p.68-72, 2015. Disponível em: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_ciencias_saude/article/view/2676. Acesso em: 12 out 2018.

FIGUEIREDO, Wasley Pereira Santos; MOURA, Nathale Prates Ribeiro; TANAJURA, Diego Moura. Ações de pesquisa e extensão e atitudes científicas de estudantes da área da saúde. Arq. Ciênc. Saúde [online], v.23, n.1, p.47-51, 2015. Disponível em:http://www.cienciasdasaude.famerp.br/index.php/racs/article/view/197/161. Acesso em: 31 mai 2018.

MACHADO, Maria Helena; et al. Características gerais da enfermagem: o perfil sociodemográfico. Enfermagem em Foco [online], v.6, n.1/4, p.11-17, 2015. Disponível em:http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/686/296. Acesso em: 31 mai 2018.

Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES N° 3, de 7 de Novembro de 2001 [internet]. Brasília: MEC, 2001. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf. Acesso em: 02 set 2018.

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Programa de Educação Tutorial. Portaria Nº343 [internet]. Brasília: MEC; 2013. Disponível em:http://sigpet.mec.gov.br/docs/Portaria_343_2013.pdf. Acesso em: 02 set 2018.

Ministério da Educação. Secretária de Educação Superior. Programa Especial de Treinamento. Manual de orientações básicas PET [internet]. Brasília: MEC; 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PETmanual.pdf>. Acesso em 28 ago 2018.

Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos [Internet]. Brasília: MS; 2012. Disponível em:< http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html>. Acesso em: 30 ago 2018.

NEVES, Diego Sá. Ensino, pesquisa e extensão: existem dificuldades docentes no ensino superior para esta integração. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica [online], v.2, n.1, p.2-12, 2014. Disponível em:<http://www.ojs.ufpi.br/index.php/parfor/article/view/2814/1615>. Acesso em: 31 mai 2018.

ROSIN, Sheila Maria; GONÇALVES, Antônio Carlos Andrade; HIDALGO, Miriam Marubayashi. Programa de educação tutorial: lutas e conquistas. Revista ComInG [online], v.2, n.1, p.70-79, 2017. Disponível em:<https://periodicos.ufsm.br/coming/article/view/24495/pdf>. Acesso em: 14 jul 2018.

SCHOENINGER, Andressa Kátia; RIVA, Carine. Inserção dos egressos do curso de administração no mercado de trabalho. Unoesc & Ciência – ACSA [online], v.6, n.1, p.107-114, 2015. Disponível em:< https://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/article/viewFile/6921/pdf_47

>. Acesso em: 02 jul 2019.

SOUZA, Maurício; GOMES JUNIOR, Samuel. Programa de Educação Tutorial: Avanços na formação em física no Rio Grande do Norte. Rev. Bras. Ensino Fís. [online], v.37, n.1, p.1501-1505, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbef/v37n1/0102-4744-rbef-37-01-1501.pdf>. Acesso em: 02 jul 2019.

TIEPOLO, Liliani Marilia; et al. Conexão de Saberes: a experiência interdisciplinar do Programa de Educação Tutorial Comunidades do Campo da UFPR. Revista Extensão em foco [online], v.13, n.1, p.1-14, 2017. Disponível em:<http://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/49498/pdf>. Acesso em: 12 jul 2018.

TORINA, Helen Furlan; ALMEIDA, Larissa Oliveira; PAULA, Jayter Silva. História do Programa de Educação Tutoria da FMRP-USP. Medicina (Ribeirão Preto) [online], v.49, n.4, p.374-380, 2016. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/122731/119216>. Acesso em: 12 jul 2018.

Téléchargements

Publié-e

2020-11-06

Comment citer

Lopes, T. F., Silva, B. V. da, Carvalho, L. S. de, Vaz, S. S., Pereira, J. M., & Carvalho, R. E. F. L. de. (2020). Atuação profissional dos egressos do Programa de Educação Tutorial de um curso de enfermagem. Experiência. Revista Científica De Extensão, 5(1), 32–44. https://doi.org/10.5902/2447115138868

Numéro

Rubrique

Artigos