Atuação profissional dos egressos do Programa de Educação Tutorial de um curso de enfermagem

Autores

  • Thaynara Ferreira Lopes Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE https://orcid.org/0000-0003-4974-7693
  • Beatriz Viana da Silva Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE
  • Luana Sousa de Carvalho Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE
  • Suellen Silva Vaz Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE
  • Jamile Mineu Pereira Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE
  • Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115138868

Palavras-chave:

Enfermagem, Capacitação profissional, Desempenho profissional

Resumo

O presente trabalho busca conhecer as contribuições do Programa de Educação Tutorial para a atuação profissional dos egressos do curso graduação em enfermagem de uma Universidade do Nordeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta ocorreu em 2017 por meio de um questionário sobre as habilidades desenvolvidas enquanto bolsistas. Diante disso, 75,5% dos egressos desse programa conseguiram rápida inserção no mercado de trabalho. Portanto, é possível perceber a importância da atuação do programa na formação acadêmica e profissional dos estudantes do curso de enfermagem, a partir do desenvolvimento de habilidades realizadas no grupo.

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Biografia do Autor

Thaynara Ferreira Lopes, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Enfermeira, Residente de Urgência e Emergência pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE)

Beatriz Viana da Silva, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Luana Sousa de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Residente em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Suellen Silva Vaz, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Especialização em Auditoria em Saúde pela Faculdade Única de Ipatinga (2020).

Jamile Mineu Pereira, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cancerologia pela modalidade Residência Multiprofissional do Instituto do Câncer do Ceará.

Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Professora do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. Atua como professora dos Programas de Pós Graduação em Cuidados Clínicos e Saúde (PPCCLIS) e do Mestrado Profissional em Criança e Adolescente. Atualmente é tutora do Programa de Educação Tutorial (PET/Enf/ UECE)

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Publicado

2020-11-06

Como Citar

Lopes, T. F., Silva, B. V. da, Carvalho, L. S. de, Vaz, S. S., Pereira, J. M., & Carvalho, R. E. F. L. de. (2020). Atuação profissional dos egressos do Programa de Educação Tutorial de um curso de enfermagem. Experiência. Revista Científica De Extensão, 5(1), 32–44. https://doi.org/10.5902/2447115138868

Edição

Seção

Artigos