Reaprendizagem de conceitos com o auxílio de recursos didáticos: experiências de formação no programa pró-letramento

Autores

  • Ana Maria Porto do Nascimento Universidade Federal do Oeste da Bahia
  • Américo Junior Nunes da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Marcos Andre Teles Luna Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Barreiras-BA
  • Adelaide Batista Corado Santos Secretaria Municipal de Educação de Barreiras
  • Lidiane Carla Oliveira Franco Silva Secretaria Estadual de Educação da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115128487

Resumo

Este relato versa sobre a experiência vivenciada durante a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na área de Matemática do Programa Pró-Letramento, realizado no Estado da Bahia. Os formadores articularam os saberes disciplinares e pedagógicos na busca de promover aos professores cursistas um processo de reaprendizagem significativa e o (re)pensar da prática pedagógica respeitando-se as especificidades dos educandos. A interação entre formador, orientador de estudo e professor cursista diferenciou o trabalho realizado e contribuiu na proposição de atividades de ensino que se aproximaram do trabalho em sala de aula, promovendo a (re)significação de tais atividades pelos professores para posterior utilização com os alunos. Será objeto de análise o trabalho realizado com os conteúdos de Números e Operações explorados nos fascículos 1 e 2 do Programa Pró-Letramento. Os recursos didáticos colocaram-se como instrumentos mediadores na reaprendizagem de conceitos pelos professores em formação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Porto do Nascimento, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Professora do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). Doutora e mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB); especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e graduada em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Matemática e Ensino de Matemática (Ufob) e do Grupo de Investigação em Educação Matemática (UnB). Atuou no Programa Proletramento como coordenadora pedagógica da área de Matemática na formação de professores do Estado da Bahia.

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB); especialista em Educação Matemática e em Psicopedagogia Institucional e Clínica e licenciado em Matemática. Integra os Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar), Aprendizagem Lúdica: Pesquisas e Intervenções em Educação e Desporto (CNPq/UnB) e Formação de Professor e Currículo (CNPq/Uneb).

Marcos Andre Teles Luna Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Barreiras-BA

Professor da Rede Municipal de Educação de Barreiras e de Riachão das Neves. Foi formador do Programa Pró-Letramento. Licenciado em Matemática (Uneb), Especialista em Educação Matemática (UNYAHNA) e em Normal Superior (Uespi). 

Adelaide Batista Corado Santos, Secretaria Municipal de Educação de Barreiras

Professora tutora do Programa Progestão da Secretaria Municipal de Educação de Barreiras (BA) e gestora do Brasil Alfabetizado da Secretaria Municipal de Educação de Riachão das Neves (BA). Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC, Paraguai); especialista em Educação Matemática pelo Instituto de Educação Superior Unyahna, em Matemática Aplicada pela Faculdade Santo Antônio e em Gestão Educacional pela Faculdade Santo Antônio; licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Piauí, em Sociologia pela Universidade Estadual da Bahia e em Pedagogia pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeia.

Lidiane Carla Oliveira Franco Silva, Secretaria Estadual de Educação da Bahia

Possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2010) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2004). Atualmente é professora de matemática (ens. médio/técnico) - Colégio Estadual Antônio Geraldo.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

Nascimento, A. M. P. do, Silva, A. J. N. da, Oliveira, M. A. T. L., Santos, A. B. C., & Silva, L. C. O. F. (2017). Reaprendizagem de conceitos com o auxílio de recursos didáticos: experiências de formação no programa pró-letramento. Experiência. Revista Científica De Extensão, 3(2). https://doi.org/10.5902/2447115128487

Edição

Seção

Relatos de experiência