Reaprendizagem de conceitos com o auxílio de recursos didáticos: experiências de formação no programa pró-letramento
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115128487Abstract
Este relato versa sobre a experiência vivenciada durante a formação de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na área de Matemática do Programa Pró-Letramento, realizado no Estado da Bahia. Os formadores articularam os saberes disciplinares e pedagógicos na busca de promover aos professores cursistas um processo de reaprendizagem significativa e o (re)pensar da prática pedagógica respeitando-se as especificidades dos educandos. A interação entre formador, orientador de estudo e professor cursista diferenciou o trabalho realizado e contribuiu na proposição de atividades de ensino que se aproximaram do trabalho em sala de aula, promovendo a (re)significação de tais atividades pelos professores para posterior utilização com os alunos. Será objeto de análise o trabalho realizado com os conteúdos de Números e Operações explorados nos fascículos 1 e 2 do Programa Pró-Letramento. Os recursos didáticos colocaram-se como instrumentos mediadores na reaprendizagem de conceitos pelos professores em formação.