ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: EXPERIÊNCIA EM ENGENHARIA DE TRÁFEGO

Autores/as

  • Alex dos Santos Curso de Engenharia de Transportes, UFG
  • Fernanda Santana Carvalho Curso de Engenharia de Transportes, UFG
  • Lara Batista Ferreira Pereira Técnica do Curso de Engenharia de Transportes, UFG
  • Débora Batista Basílio
  • Bruno dos Santos Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115164814

Palabras clave:

Ensino de Engenharia. Aprender fazendo. Extensão.

Resumen

Esse relato de experiência apresenta as atividades realizadas no âmbito do Projeto de Extensão “Aprender fazendo: a abordagem hands-on para futuras estudantes de computação, ciências exatas e engenharias”. O público-alvo foram meninas matriculadas em escolas públicas, duas na cidade de Goiânia e uma na cidade de Aparecida de Goiânia. A metodologia envolveu o ensino básico da prática da ciência por meio do (i) planejamento do experimento, (ii) observação e coleta de dados e materiais, durante os trabalhos de campos e, por fim, (iii) tabulação e análise dos resultados. Os resultados revelaram engajamento não só no momento de realização do experimento, mas também na discussão e observação dos resultados. De forma indireta, a observação do tráfego também produziu nas alunas reflexões acerca da segurança no trânsito, refletindo de forma positiva na conscientização das mesmas.

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Biografía del autor/a

Alex dos Santos, Curso de Engenharia de Transportes, UFG

Professor do Curso de Engenharia de Transportes, UFG

Fernanda Santana Carvalho, Curso de Engenharia de Transportes, UFG

Professora do Curso de Engenharia de Transportes, UFG

Débora Batista Basílio

Estudante do Curso de Engenharia de Transportes, UFG

Bruno dos Santos Pereira

Estudante do Curso de Engenharia de Transportes, UFG

Citas

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Publicado

2021-12-10

Cómo citar

dos Santos, A., Carvalho, F. S., Ferreira Pereira, L. B., Basílio, D. B., & Pereira, B. dos S. (2021). ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: EXPERIÊNCIA EM ENGENHARIA DE TRÁFEGO. Experiência. Revista Científica De Extensão, 7(2), 40–54. https://doi.org/10.5902/2447115164814

Número

Sección

Informes de Experiencia