Projeto de Aconselhamento entre Pares no Ensino Superior: experiências de cuidado em saúde mental durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115187348Palavras-chave:
Aconselhamento entre pares, COVID-19, Ensino superior, Saúde mentalResumo
Este trabalho consiste no relato de experiência de um projeto de extensão de aconselhamento entre pares no ensino superior, desenvolvido em uma universidade pública federal durante a suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de COVID-19. Foram realizadas 19 rodas de conversa com estudantes universitários no período de outubro de 2020 a maio de 2021, com o objetivo de identificar demandas pré-existentes, promover saúde mental e contribuir para o desenvolvimento de ações institucionais que favorecessem um ambiente saudável de desenvolvimento e aprendizagem. Constatou-se que as rodas de conversa de aconselhamento entre pares constituem uma estratégia de acolhimento viável para ser realizada dentro de uma universidade, podendo ser desenvolvida como uma ferramenta de auxílio aos estudantes no enfrentamento de suas adversidades, proporcionando habilidades para a resolução de problemas e promovendo a saúde mental durante a trajetória acadêmica.
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