A residência pedagógica de geografia: experiências e cartografia escolar na educação de crianças do 3º ano das séries iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115187248

Palavras-chave:

Residência pedagógica, Educação infantil, Cartografia escolar, Geografia local

Resumo

O presente trabalho propõe relatar as vivências/ experiências desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia - Campus VI, em Caetité. Tem como objeto primordial apresentar o contexto vivenciado pelos residentes no período referente ao primeiro módulo do programa, em que se trabalhou a Cartografia Escolar para crianças. A narrativa é estruturada de forma descritiva e reflexiva sob as perspectivas das atividades desenvolvidas neste espaço de tempo a partir de uma integração de quatro tipos de sujeitos, primeiro o coordenador do programa, segundo o preceptor, terceiro os residentes e, por último, os principais e alvos deste relato, os discentes da Escola Municipal de Aplicação de Caetité.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Lima Guimarães, Universidade Estadual do Sudeste da Bahia

Graduado em Geografia-Licenciatura pela Universidade do Estado da Bahia e mestrando pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Ana Paula Oliveira Silva, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia

Glauber Barros Alves Costa, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, Doutor pela Universidade Federal de São Carlos e Professor na Universidade do Estado da Bahia

Referências

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Cartografia e Infância. VI Colóquio de Cartografia para Crianças e II Fórum Latino-americano de Cartografia para Escolares. 2009.

ALBERNAZ, Jussara Martins. Mapas de um percurso construído por crianças de 8 anos: interações e aprendizagens lógico-espaciais. Educação em Revista | Belo Horizonte | v.25 | n.03 | p.103-122 | dez. 2009.

CABÓ, Leonardo José Freire. SILVA, Daiane Magalhães. As contribuições da Geografia na Educação Infantil: Processo de Ensino e Aprendizagem utilizando o Espaço Geográfico. Universidade Federal do Piauí – UFPI, Editora Realize, 2014.

COSTA, Brenda Martoni Mansur Corrêa da. Desde a geografia da infância a construção de uma cartografia vivencial/ social. Revista Mutirõ (Recife) Vol. 2, No. 1, 2021.

COSTA, Christiane Fernanda da. PEZZATO, João Pedro. Prática de leitura, escrita e cartografia escolar nos anos iniciais do ensino

fundamental. Estudos Geográficos, Rio Claro, 16(1): 126-143, jan./jun. 2018.

COSTA, Glauber Barros Alves. Cartografias do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação da Docência (PIBID) de Geografia no Brasil: O desenho da Política Pública e seus saberes. Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), 2019. (Tese de doutorado).

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. PEREIRA, Marcelo Garrido. DE PAULA, Igor Rafael. O pensamento espacial e raciocínio geográfico: considerações teórico-metodológicas a partir da experiência brasileira. Revista de Geografia Norte Grande, V. 81, p. 429-456, 2022.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas. FLORES, Fábio Fernandes. ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, out./dez. | 2021.

Downloads

Publicado

2024-11-08

Como Citar

Guimarães, G. L., Silva, A. P. O., & Costa, G. B. A. (2024). A residência pedagógica de geografia: experiências e cartografia escolar na educação de crianças do 3º ano das séries iniciais do ensino fundamental. Experiência. Revista Científica De Extensão, 10(1), e87248. https://doi.org/10.5902/2447115187248

Edição

Seção

Relatos de experiência