Ação educativa com experiência sensorial sobre tabagismo para escolares: Um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115187194

Palavras-chave:

Tabagismo, Educação em saúde, Sensação

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo relatar uma ação educativa com experiência sensorial sobre Tabagismo junto a escolares da rede pública de ensino. Trata-se de um relato de experiência abordado de forma descritiva e qualitativa. Foi realizada uma ação educativa com experiência sensorial junto a 110 escolares dos 5° anos do Ensino Fundamental de uma escola pública de Londrina no Paraná. A ação com experiência sensorial ocorreu no mês de novembro do ano de 2023, e foi organizada em forma de circuito para que cada um pudesse registrar através dos sentidos, questões positivas de se ter uma vida saudável e negativas causadas pelo tabaco. Conclui-se que é necessário ampliar a abordagem de questões relacionadas à promoção da saúde em espaços coletivos e escolares iniciais e que intervenções conscientizadoras e dialógicas em ambiente positivo contribuem para a promoção da saúde e, especialmente nas escolhas saudáveis para a vida, como dizer não ao tabagismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Peres Fredrigo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná

Graduada em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Odontopediatria pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto Federal do Paraná, campus Londrina

Fabiana Teixeira Augusto Romano, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná

Graduada em Odontologia pela Universidade Norte do Paraná, especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto Federal do Paraná, campus Londrina

Thais Emílio da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná

Farmacêutica, Especialista em farmácia oncológica. Especialista Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde Pública pelo Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina

Simone Roecker, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, mestre em enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá, doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista. Professora do Departamento de Enfermagem do Instituto Federal do Paraná

Referências

BEZERRA, M. K. A. et al. Estilo de vida de adolescentes de escolas públicas e privadas em Recife: ERICA. Ciênc. Saúde Colet. v. 26, n.1, p.221-32, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/9p4r969whRrhSzvGGBmY3Rc/?lang=pt#. Acesso em: 11 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020261.34622018

BOING, A. C.; BOING, A. F.; SUBRAMANIAN, S.V. Cad. Saúde Pública. v.35, n.12, p. 1-13, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/SVVBctXnZFLC5NYcfHRSf4m/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 11 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00057919

BRASIL. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Proteger e cuidar da saúde dos adolescentes na Atenção Básica. Brasília, 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/proteger_cuidar_adolescentes_atencao_basica.pdf. Acesso em: 04 mar. 2024.

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estud. Pesqui. Psicol. v.19, n.1, p.223-37, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013&lng=pt&tlng=p. Acesso em: 13 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2019.43015

DROPE, J. et al. The Tobacco atlas. 6ªEd. Atlanta: American Cancer Society and Vital Strategies. 2018. Disponível em: https://untobaccocontrol.org/taxation/e-library/wp-content/uploads/2019/07/Tobacco-Atlas-2018.pdf. Acesso em: 11 jan. 2024.

GONÇALVES, A. M. S. et al. Uso de álcool, tabaco e maconha: repercussões na qualidade de vida de estudantes. Esc Anna Nery, v.24, n.2, 2020. Disponível em:https://www.scielo.br/j/ean/a/tCJ5ZpYftXxwVbwLKQGZdJP/?lang=pt#. Acesso em: 05 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0284

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. PeNSE - Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/saude/9134-pesquisa-nacional-de-saude-do-escolar.html?=&t=resultados. Acesso em: 11 jan. 2024.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA). Tabaco e saúde pulmonar: dia mundial sem tabaco: manual 2019. Rio de Janeiro: INCA, 2019. Disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//manual-dia-mundial-sem-tabaco-2019.pdf. Acesso em: 11 jan. 2024.

INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA (INCA). A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo uma doença pediátrica, pois a maioria dos fumantes se torna dependente até os 19 anos. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/tabagismo/criancas-adolescentes-e-jovens. Acesso em: 11 jan. 2024.

LIMA, F.; CASTAÑO, L. M.; AGUIAR, R. Fumar, pra quê? YouTube. 2006. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7xxJVkZe4-k&t=7s. Acesso em: 09 jan. 2024.

NASCIMENTO, I. F. As experiências sensoriais enquanto promotoras do desenvolvimento motor na creche e jardim de infância. Relatório do Projeto de Investigação do Mestrado em Educação Pré-Escolar. IPS- Instituto Politécnico de Setúbal. Disponível em: https://comum.rcaap.pt/handle/10400.26/37524. Acesso em: 01 mar. 2024.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Tabaco. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/tabaco. Acesso em: 11 jan. 2023.

PREFEITURA DE LONDRINA. Secretaria Municipal de Assistência Social. Diagnóstico Socioterritorial – 2020: Reconhecimento dos territórios quanto à demanda e oferta de Proteção Social. 2020. Disponível em: https://repositorio.londrina.pr.gov.br/index.php/menu-assistencia/estrutura-1/dados-socioassistenciais/37978-diagnostico-socioterritorial-2020/file. Acesso em: 10 jan. 2024.

SILVA, A. J. et al. Discutindo o Tabagismo: uma abordagem perceptiva e conscientizacional em adolescentes na sala de aula. In: FARIAS, Maria Betânia Monteiro et al. Interfaces na Educação em Saúde. Arapiraca: Eduneal, 2021.p. 46-58. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Rodrigo-Pinheiro-5/publication/351975033_Educacao_Ambiental_Interdisciplinaridade_no_cotidiano_Escolar_separacao_do_lixo_solido_reciclagem_e_horta_escolar/links/618c430ed7d1af224bd503d5/Educacao-Ambiental-Interdisciplinaridade-no-cotidiano-Escolar-separacao-do-lixo-solido-reciclagem-e-horta-escolar.pdf. Acesso em: 13 jan. 2024.

TEIXEIRA, C. C.; GUIMARÃES, L. S. P.; ECHER, I. C. Fatores associados à iniciação tabágica em adolescentes escolares. Rev. Gaúcha Enferm. v.38, n.1, p. 1-9, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/6sqfJWRQGNZG94L7gRmgjXG/?lang=pt#. Acesso em: 11 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2017.01.69077

Downloads

Publicado

2025-05-20

Como Citar

Fredrigo, C. P., Romano, F. T. A., Silva, T. E. da, & Roecker, S. (2025). Ação educativa com experiência sensorial sobre tabagismo para escolares: Um relato de experiência. Experiência. Revista Científica De Extensão, 11, e87194. https://doi.org/10.5902/2447115187194

Edição

Seção

Relatos de experiência